Plantas em «aquário de água fria»- é possível?


Piscis

Recommended Posts

Olá a todos!

Venho colocar esta questão em nome de um amigo que quer montar um dito aquário de água fria, ou seja, de vulgares goldfishs. Não tendo termoestato nem luz artificial, apenas a normal de uma janela, será possível colocar-se plantas naturais? Se sim, que espécies aconselham então?

Perante esta questão, não lhe soube responder, por isso conto com a vossa ajuda. Já agora também gostaria de ficar a saber mais sobre o assunto.

 

PS. O aquário terá o filtro, o motor de ar e, claro, o areão para a fixação das "hipotéticas" plantas.

 

Muitíssimo obrigada! Saudações aquarófilas!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é possível plantas naturais em água fria!!

Se assim não fosse como haviam plantas nos ribeiros que no Inverno atinge temperaturaas bastante baixas!!

Agora sem luz artificial acho que é mais dificil, pois tens que criar as condições necessárias para elas crescerem e não morrerem passado uns dias!

Ninguém Pára o Benfica!! Campeões Allez!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Tendo em atenção os três factores restritivos mencionados, temperatura ambiente, luz incerta e peixes que comem plantas, creio que a escolha se restringe ao Microsorium pteropus e ao Musgo de java (Vesicularia dubyana).

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se assim não fosse como haviam plantas nos ribeiros que no Inverno atinge temperaturaas bastante baixas!!

 

Pois.. de facto não tinha pensado nisso... óbvio! :x

 

Microsorium pteropus e ao Musgo de java (Vesicularia dubyana)

 

A primeira espécie confesso que não conheço, mas já pesquisei algumas imagens. Quanto ao musgo de Java, já agora partilho a minha experiência.

Sempre tive essa espécie nos meus aquários. Quando fui obrigada a desmontar o ultimo guardei as respectivas rochas vulcânicas e alguns rebentos continuaram lá presos. Ficaram assim esquecidas pelo menos uns 3 anos dentro de um saco. Agora voltei a montar um novo aquário e fervi o material que tinha, inclusive as ditas pedras. Acreditem quer não.. os rebentos presos às rochas sobreviveram :x pois já noto um crescimento acentuado dos fios (inclusive a sua divisão em mais "ramadas") e um ar cada vez mais viçoso nas pontas. Nunca pensei que tal fosse possível! De facto, parece ser uma planta bastante resistente.

 

Mais uma vez, um mto obrigada pelas vossas opiniões!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais