Aquario de ciclideos


Recommended Posts

Adquiri recentemente um aquario de 100x30x40, ou seja, 120 litros. E gostaria de o tornar um aquario para ciclideos... Pensei nos ciclideos do lago malawi... Gostaria que me aconselhassem que especies comprar, visto que quero misturar peixes de especies diferentes. Os ciclideos só se dão bem com ciclideos, ou é possivel introduzir peixes de outros generos mas que possuam caracteristicas de agua semelhantes? Sensivelmente quantos peixes poderei por num aquario destes?

 

Obrigada :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Acho que para Malawi isso é um pouco pequeno, já pensaste em tanganyikas ?.

Normalmente outros peixes que se junta com os cicledeos são uns certos synodontis se o objectivo não for reprodução.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao forum.

 

A resposta à maioria, senão mesmo à totalidade das tuas perguntas podes encontrar usando a função de pesquisa.

Já diversas pessoas anteriormente iniciaram aquários malawi e tiveram as mesmas duvidas.

 

Num aquário do tamanho do teu eu aconselharia um trio de mbunas, no máximo 2.

Os mbunas são peixes que precisam de espaço e um aquário de 120L não é muito grande por isso deverás escolher de entre os mbunas as espécies mais pacificas.

Tens de entre os mais pacificos os labidochromis caeruleus e os iodotropheus.

São duas espécies que se darão bem no teu aquário.

 

Deves verificar desde já se tens parâmetros de água para manter mbunas e se queres mesmo um "jardim de calhaus" pois os mbunas gostam muito das plantas... para comer :(

 

Boas leituras

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive a pesquisar em sites sobre vários biotopos mas queria encontrar um em que os peixes não fossem muito grandes (senão não posso ter muitos peixes), mas que ao mesmo tempo tivessem várias cores ou que pelo menos chamassem a atenção...

Reparei que há ciclideos que precisam de um aquario extremamente plantado e outros extremamente rochoso... Gostava de arranjar um meio termo se possivel... Mas aceito todas as propostas :wink: A água que sai da torneira tem pH por volta dos 7.4, sendo optimo para guppys, que são os peixes que tenho até agora. O que se pode utilizar para aumentar o pH por ex?

Há muitas pessoas que têm discos mas eu não queria entrar por aí, pois isso implicava ter muito poucos peixes devido ao tamanho que atingem...

 

Obrigado pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Adquiri recentemente um aquario de 100x30x40, ou seja, 120 litros. E gostaria de o tornar um aquario para ciclideos... Pensei nos ciclideos do lago malawi

Na minha opinião esse aquário é pequeno para manter ciclideos do lago Malawi... Quanto muito um trio de M´bunas pequenos e menos agressivos

(Iodotropheus Spr. ou Pseudotropheus sp. Acei), mas nunca mais do que 1 espécie. :lol:

Os ciclideos só se dão bem com ciclideos, ou é possivel introduzir peixes de outros generos mas que possuam caracteristicas de agua semelhantes?

Quando falamos em ciclideos convem ter em mente que estamos a falar de uma familia muito grande, endémica de 3 continentes (Africa, América e Ásia), alguns habitam águas muito ácidas (4,5) e quase sem minerais dissolvidos , outros ainda ,águas muito alcalinas(9,6) e muito mineralizadas, em tamanho existem espécies com 4 cm´s e alguns ultrapassam os 50 cm´s :shock: ...

Com ciclideos "anões" sul americanos e alguns ciclideos africanos dos rios é possivel teres outras espécies como por exemplo algumas espécies de Tetras, com Africanos dos lagos e centro americanos penso que só mesmo algumas espécies de peixe gato...

Reparei que há ciclideos que precisam de um aquario extremamente plantado e outros extremamente rochoso...

Pois... como já referi anteriormente isto dos ciclideos é um mundo :wink:

Plantado:

-Sul Americanos

"Semi-Plantado"

- Africanos dos rios, Ciclideos que habitam zonas arenosas ou intermédias

do lago tanganyika ( plantas resistentes ao elevado PH )

- Rochoso ou arenoso:

Lago Malawi, Lago Victória "Rock Dwellers" do Tanganyika e Centro - Americanos.

Se queres optar pela quantidade e variedade de espécies nesse aquário só mesmo optando pelos "Anões" Sul -Americanos...

Este site é optimo para conhecer espécies divididas por Biotopo:

www.cichlid-forum.com/profiles/

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas informacoes :lol: Já li algumas coisas sobre ciclideos, mas como disseste, as especies são muitas e é dificil fazer buscas ou escolher peixes dentro das limitações que tenho. Esse site é muito interessante, só é pena não dar para fazer uma pesquisa por tamanho :shock: Os tropheus são animais lindissimos... Só é pena só poder ter poucos :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tropheus são animais lindissimos... Só é pena só poder ter poucos :(

No teu aquário... poucos = 0!

 

E se os meteres... boa sorte. Podes pesquisar aqui no forum sobre tropheus... muito foi dito sobre eles mas é mais ou menos unanime que aquário com apenas 1m de frente é arriscar a ter tudo morto em pouco tempo.

Num aquário do tamanho do teu, eu nem arriscava tropheus, penso que teriam morte praticamente certa :( .

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Mas então qual é a diferença entre tropheus e pseudotropheus por ex. ou uma outra especie que disseram que tambem tem tropheus no nome?Pensei que fossem todos tropheus...

 

Assim de repente, existem 5 géneros de ciclideos dos grande lagos com a palavra "tropheus" (ou algo semelhante) no nome. São eles:

 

Pseudotropheus - mbuna do lago malawi, vegetariano. Muitas espécies, algumas delas podes manter no teu aquário (máximo 2 trios de espécies calmas, 1 trio de espécies um pouco mais agressivas).

 

Iodotropheus - mbuna do lago malawi, vegetariano. 2 espécies (sprengerae e stuartgranti, embora o 2º seja pouco conhecido) , adequados para o teu aquário. Muito calmos

 

Labeotropheus - mbuna do lago malawi, vegetariano. 2 espécies (trewawasae e fuelleborni). Demasiado grandes para o teu aquário.

 

Tropheops - mbuna do lago malawi, vegetariano. Muitas espécies. Demasiado agressivo para o teu aquário.

 

Tropheus - ciclideo do lago tanganyika, muito diferente dos ciclideos que referi anteriormente embora seja também vegetariano. Muitas espécies (6, penso eu), nenhuma delas podes manter no teu aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Esse site é muito interessante, só é pena não dar para fazer uma pesquisa por tamanho

 

Dá para pesquisar por "Litragem" (http://www.cichlid-forum.com/articles/quic...erence_list.php)

 

Tens nessa pagina exemplos e regras que te podem guiar.

Dentro da página podes clickar na opção "29 gallons (110 L)

"

 

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais