no meu filtro nunca usei nada mais que a esponja!!!


Recommended Posts

malta, desculpem lá, mas oiço falar de cerâmicas, matérias filtrantes, etc etc etc... mas no meu FLUVAL 2 plus não dá para mais nada do que as 2 esponjas que aquilo tem... ou estou errado?

 

afinal é mesmo necessário matérias filtrantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom, a esponja também oferece superficie para as famosas bactérias, por isso, muitos aquários resistem e bem apenas e só com esponjas.

 

As outras matérias servem para tanta coisa. Depende do tipo de aquário que tens, do que queres filtrar, etc. Cada caso é um caso, mas para mim, e respondendo à tua pergunta, qualquer filtro que permita deve levar outras matérias filtrantes.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, para baixar amónia, para "curar" a água de químicos que eventualmente se lá metam... certo? sim as minhas esponjas são suficientes, mas lá está, como dizes se um filtro permitir outras matérias filtrantes, a malta mete certo? mesmo não sendo necessário. mas pelos vistos nunca necessitei de tal coisa :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, para baixar amónia, para "curar" a água de químicos que eventualmente se lá metam... certo? sim as minhas esponjas são suficientes, mas lá está, como dizes se um filtro permitir outras matérias filtrantes, a malta mete certo? mesmo não sendo necessário. mas pelos vistos nunca necessitei de tal coisa  :?

 

Mais ou menos, amónia, nitritos são decompostos (ou lá o que seja) por essas bactérias. Quimicos, não. Para isso é usado por exemplo carvão activado.

 

As cerâmicas que ouves falar têm um papel importante na filtragem fisica ou mecânica. Outras oferecem uma maior superficie para fixação de bactérias, como umas bolas que não me recordo o nome ou (a minha ultima grande descoberta) umas estrelas da Rena. Ainda tens filtragem quimica e aqui a oferta é enorme, depende o que queres eliminar, transformar, etc.

 

A minha experiência (que vale o que vale) é que cada aquariofilista se vai habituando ao seu modo de arrumar as matérias e tem as suas próprias escolhas sobre o que usar. Já vi filtros todos artilhados de umas dezenas de euros de matérias cujos aquários metiam medo e outros aquários sem tratamentos nem TPAs com um filtro de esponja e que faziam inveja a muita gente... como tudo na aquariofilia, depende. :oops:

 

Enfim, é um mundo.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo perfeitamente o que dizes!

 

A resposta à tua pergunta é: sim, mas também depende. Passo a explicar:

 

Sim se tens especies ditas normais de peixes, um areão já estável, umas plantas e tal. tudo ok.

 

O problema são as "expecializações" por exemplo: há plantas que consomem mais electricidade do que um frigorifico :roll: depois vez aquarios pequenos com "50" lampadas cada uma mais energetica q a outra com espectros marados....já viste esse filme aqui no forum :wink: e na parte dos salgados então até assusta!!!

 

O mesmo aconteçe com as materias filtrantes, existem limites de tolerancia a poluentes que variam de especie para especie e quando tens uma especie que no seu habitat natural não tem um determinado composto em excesso porque é eliminado naturalmente, quando chegas ao aquário tens de o eliminar antes que chegue o limite de tolerancia e o bicho fique a nadar de costas.

 

Claro está que existem exageros e grandes, muito grandes (até por aqui) mas quem sou eu para falar €€€ dos outros :?:

 

Por formação estudo engenharia do ambiente, tenho disciplinas de tratamentos de águas para consumo ou para descarga...e vou-te dizer uma coisa. Existem membros aqui deste forum que têm equipamentos em casa, que a nível de estações de tratamento são demasiado caros ou desnecessários até para águas de consumo humano!!! Um exemplo simples são os raios UV.

 

(espero que mais nenhum membro leia este tópico ou poderás assistir a um apedrejamento publico :lol: )

 

Passa tudo pelo rendimento e entendimento de processos, mas principalmente pela hábil tecnica do Markting!!!

 

Saber vender é uma arte!!! Há lojas que abusam bem e muito. E o pior são as marcas das artigos, que patrocinam publicações de livros e revistas, fazem congressos, etc tudo para "endrominar" o dono da carteira €€€.

 

A titulo de curiosidade: vi algures uma discusão (americana)sobre iguanas em que a iguana mais saudável era de um gajo que lhe apagava a luz todos os dias dava-lhe fruta para comer e as vezes deixava-a passear pala casa. Os outros tinham os equipamentos XPTO (humidades, comidas de lata, interruptores automáticos...)e ficavam de boca aberta. Moral da história: os repteis gostam de variedade de ambientes. As vezes é bom passar por um ambiente hóstil para saber o que é um ambiente comfortável para recuperar e ganhar defesas.

 

Conclusão:

Estuda bem o que realmente precisas! Principalmente os rendimentos ( se um processo remove 70% não precisas de 2 processos)

A maioria dos excessos, erros ou defeitos é eliminado com trocas parciais de água

Nunca leves para casa o material todo de uma vez, isso significa que o "gajo" a quem compraste ganha à comissão! E não esquecer que uma bela frase:

 

"Uma mentira repetida 1000 vezes passa a ser uma verdade" Adolf Hitler

 

...e haveria tanto para debater nesta área... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL

Que final peixe_mario. :wink:

Olá a todos.

Por minha experiência ( pouca ) tenho utilizado um filtro só com esponja, apesar de ser possível colocar mais qualquer coisa no mesmo. E tal como foi dito, nada como uma TPA para resolver o assunto.

Tenho também pesquisado por um filtro exterior, massas filtrantes, etc e tenho verificado que existem uma quantidade enorme de produtos que por vezes poderão provocar alguma confusão no pessoal mais inexperiente.

Tenho adiado a compra do mesmo por duas razões: o preço e a necessidade de adquirir o mesmo. Ou seja, apenas com um filtro de esponja tenho conseguido manter o aqua equilibrado. Não quero dizer que amanhã não irei precisar de comprar um. Gostaria mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.