Aquários 50 ou 60?


Recommended Posts

Como principiante, gostaria de saber se existem diferenças significativas entre os aquários de 50 e 60 litros, no que respeita a dimensões (CxLxA).

 

Recomendaram-me o uso de um aquário de 100 litros mas por motivos de espaço (e mesmo por mais que eu quisesse) não o poderei adquirir.

 

Estou a pensar em adquirir um kit de aquário de 50 litros por 64 euros (com resistência, filtro, bomba de ar, termómetro), adquirindo a parte areão e plantas verdadeiras, que acham do preço? Por outro lado, que plantas me aconselham a adquirir?

 

Obrigado

JTCS

 

L-118.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

na minha humilde opinião estás a começar da mesma maneira que eu.

Da pior forma.

 

Passo a explicar. :roll:

 

O grande segredo da aquarofilia é possuires um aqua dimensionado para a espécie que queres.

 

Depois é obter o equilibrio quimico adequado, que em geral é mais fácil manter em aquas de 100L para cima.

 

Mais tarde quererás ter um filtro externo e ficarás encalhado com os 50 ou 60 L do aqua. Todas as opções crediveis no mercado são de 100L para cima.

 

Os kits vem sempre subdimensionados. A luz atrofiada, caso queiras por uma plantas mais exigentes....

 

Enfim, se te falta espaço, sugiro que reposiciones a mobilia em casa e arranja uma espaço para um aqua de 100x30x40. :oops:

 

Ainda hoje ando a redecorar a casa para por um aqua de 340L.

O lado posistivo do aqua de 60L é que vou tranformar num aqua hospital ou maternidade :wink:

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande segredo da aquarofilia é possuires um aqua dimensionado para a espécie que queres.

SNAN

 

Exactamente, primeiro escolhe o que queres ter e depois arranja a casa, há até quem escolha as espécies em função do pH e dureza de agua que tem disponivel na torneira para não se meter em tarefas complicadas, e por vezes , quase impossiveis como alterar determinados parametros da agua.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

Dou-te um conselho se pretendes comprar um aquário de 50l ou 60l por falta de espaço compra 1º só o aquário e depois os restantes componentes esses kits normalmente os dispositos não servem as necessidades que pretendes começando pelo filtro interior que e constituido por uma esponja que faz com que o aqua demore a ciclar.

Acho que deves comprar esses componentes(Filtro(aconselho os externos), Termostato, termometro) a parte pedido conselhos aqui no forum e mesmo na loja onde adquirires o aqua.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

na minha humilde opinião estás a começar da mesma maneira que eu.

Da pior forma.

Mais ou menos... :wink:

Eu comecei da mesma forma... com um pequeno aquário de 60L quase que numa de "ver se gostava".

Escusado será dizer que o "bicho" pegou forte e feio e esse aquário de 60L evolui para um de 200L em pouco tempo.

Do de 200, convenci a minha esposa e evoluimos para 2 de 250L passando o de 200 para sump.

 

Posteriormente numa passagem no carrefour, uma promoção daquelas loucas... um aquário 100*30*40 por 45€ :roll:

Claro está que por artes mágicas foi parar dentro do meu carro e veio até minha casa.

 

Ultimamente a minha esposa deixou de ter tempo para a aquariofilia devido ao nascimento da nossa filhota e entregou-me o aquário dela nas mãos... na duvida sobre o que fazer, decidi colocar tropheus mas como o aquário era pequeno para eles , vendi-o e comprei a um membro aqui do forum um 160*50*60 que está agora em preparação.

 

Moral da história...

1 aquário de 160*50*60

1 aquário de 100*50*50

1 aquário de 100*30*40

1 aquário de 100*45*45 -> sump

 

E o inicial de 60L que tem conchiculas agora mas já foi maternidade e hospital.

 

Por isso... começar num de 60L pode ser apenas o inicio de muitos litros de água em casa :oops:

 

Daí o conselho ao João... 60L não te vão dar para grandes avarias e são terriveis de manter equilibrados, mas se tiveres atenção no que fazes e na forma como o fazes em breve vais ter alegrias com esse aquário e querer aquários cada vez maiores.

Dá uma vista de olhos no forum de oferta... encontram-se bons negócios por lá.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem João, bem vindo ao mundo dos peixinhos,

 

Primeiro: acho que deves pesquisar um pouco, ler uns topicos, ver umas fotos por aí (no forum e na net, se quiseres o pessoal deixa aqui uns links...) e ponderar se queres um aquario plantado com peixes pequenos ou grandes, um aquario mais virado para peixes e menos para plantas, etc e daí tirares uma conclusão em relação ao tamanho também.

 

Segundo: com qualquer dimensão é possível fazer belos aquarios, sejam de 10l ou 800l...enfim mas vai do gosto de cada um. E lá por comprares hoje um aquario de 60l não significa que daqui a uns anos queiras mudar, porque podes achar que essa é a medida que mais te agrada, por isso acho que se pensas que é esse que queres força!!!!! Eu por exemplo comecei com aquarios grandes e actualmente apaixonei-me pelos nanos (tenho um de 30l e outro de 8l).

 

E terceiro: para todos eles hoje em dia é possível ter todo o equipamento necessário, seja filtro interno ou externo, ou mesmo sem filtro, seja substracto ou iluminação.

Quanto às calhas de iluminação aí sim, uma que cumpra requisitos minimos para plantados só mesmo feita à mão, porque não conheço nenhuma que possibilite ter todas as lampadas que sempre necessitamos....mas o pessoal desenrasca-se!

 

Quanto ao preço desse aquario que falas não me parece caro, contudo eu prefiro comprar as peças por partes. Isto porque, e voltando aos pontos anteriores, dependendo do tipo de aquario que queres e à medida que vais sabendo mais sobre o assunto vais querer, lampadas marca X com calha Y, areão cor A com substracto B, filtro da marca Z interno ou externo, etc etc.

 

Abraço vais deixando mais duvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, fica ao critério dos peixes que queres pôr, se quiseres oscares claro que não dá.

Se quiseres um plantado é o ideal, pois se compras um muito grande vais necessitar de mais iluminação = mais despesa.

tens o exemplo do user FazTeAoMar, evoluiu num aquario de 60cm e ainda hoje se mantem

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo ao fórum. :D

Além do que foi aqui dito permite-me a minha singela opinião:

De facto é sempre bom começar por aqua grande. Mas... :P

Eu comecei e continuo com um aqua de 60 litros, por motivos de espaço não posso ainda evoluir como gostaria, mas gosto muito do meu aqua. :D

Comprei igualmente em kit e já mudei o filtro ( para um mais potente ) e aquecedor ( um que me dá mais garantias de funcionamento ). O material que retirei tenho o mesmo montando num aqua mais pequeno que serve de aqua hospital ou de quarentena. Portanto o material nunca estará perdido. :(

Tenho algumas plantas ( anubias ) pois necessitam de pouca iluminação, mas reconheço que para colocar mais iluminação teria de retirar a tampa do aqua, fazer algumas modificações que se calhar só se justificam com um aqua maior. Enfim tudo depende do gosto do pessoal.

O mais difícil num aqua destes e foi uma das grandes dificuldades que tive quando me iniciei, foi manter a qualidade da água, pois devido à litragem do aqua tens de ter muita atenção com, por exemplo, a alimentação, a quantidade de peixes, etc.

Mas aprendi muito graças à exeperiencia ( minha e aqui do pessoal do fórum 8) ) e hoje posso dizer que mantenho um aqua de 60 litros equilibrado sem nenhuma morte á mais de um ano.

Vai lendo e perguntando.

Não te assustes com o hobbie e principalmente: vai com calma para evitares dissabores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos aqueles que responderam a este post, tendo ajudado bastante.

 

Tomei a decisão de aquirir um kit de 60 litros, no qual pretendo, primeiro que tudo, inserir alguma flora. Até quando devo esperar para poder inserir plantas no aquário ou poderei fazê-lo imediantamente a seguir à sua instralação?

 

Estou a pensar em inserir um areão preto e por cima uma areia fina também preta. O que acham? É adequado, uma vez que pretendo inserir algumas plantas por forma a ter um ambiente mais natural?

 

Obrigado :D

JTCS

 

L-118.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia fina e plantas não combina muito bem não sei como é o areão que tens por baixo nem as alturas, já agora o porque de fazeres isso?

 

Plantas podes por logo na montagem, até porque é a forma mais facil de as colocar porque não precisas de ter o aquario todo cheio

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Penso que a areia não será boa ideia.

Experimenta um areão de maior granulagem por cima do substrato e depois um areão com granulagem menor, a areia pode ficar muito bonito, mas não será prático e se calhar não é aconselhável. Como o aqua é dessa litragem, só poderás colocar algumas plantas com uma exigência pequena de luz, por exemplo anubias que para serem plantadas, não necessitam de terem as raízes totalmente enterradas. No futuro ao teres peixes, se forem de fundo, imagina o aqua com a areia toda revoltada. Não me parece boa ideia.

Quanto à ciclagem do aquário aconselho-te a ir devagar, resiste ao impulso de comprar peixes no inicio, coloca o substrato, o areão, as plantas, põe tudo a funcionar, vê como o equipamento funciona, etc depois coloca um peixe resistente, pois as bactérias, ou o ciclo do aquário, só estará concluído quando existirem habitantes ( para sujar e alimentar as bactérias existentes no filtro e no areão ).

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Penso que a areia não será boa ideia.

Experimenta um areão de maior granulagem por cima do substrato e depois um areão com granulagem menor, a areia pode ficar muito bonito, mas não será prático e se calhar não é aconselhável.

Com as aspiradelas ao areão, o areão mais pequeno não se vai enfiando por baixo do outro? :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com as aspiradelas ao areão, o areão mais pequeno não se vai enfiando por baixo do outro?

Exacto... Regra geral as pedras maiores são menos densas, o que faz com que se forem agitadas, a disposição mais comum será que as menos densas ficam por cima. Obviamente que isto só acontece se os peixes ou mesmo nós quando estivermos a remexer o areão, tenhamos força suficiente para as levantar.

Sim... porque consoante os nossos peixinhos, o areão é mais revolteado por eles do que nós. O meu scobinancistrus que o diga. Sempre que fazia uma remodelação no aquário, lá ia ele fazer grande buracões por debaixo de um tronco... :lol:

 

Nota: Isto funciona ainda melhor se o substracto fino for mais pesado que o outro, para iguais volumes. Mas se manteres uma camada grossa por cima, aí de 4-5 cms, não tens de te preocupar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.