Neons e compatibilidades


nq22124a

Recommended Posts

Boas, esta é a minha primeira questão no fórum.

 

Para enquadramento da questão deixo aqui as características do meu aquário :

 

240 Litros, densamente plantado, CO2, solo fino (areia da Praia), algumas rochas e troncos, PH 7.4, temp. 26c. filtros, biológico interno e outro externo.

 

Peixes : 30 Neos, 5 neons rosa, 4 khullies, 3 coridoras, 1 guppy.

 

Neste momento o meu aquário já tem cerca de 3 meses, está estável e sem surpresas.

Não sei se é da má qualidade dos guppys que compro, mas o que é facto é que 2 ou 3 dias depois morrem, já só tenho 1 guppy fêmea e 1 alevim que apanhei no filtro.

Gostaria de implementar mais espécies no aquário, mas salvaguardando escrupulosamente as espécies já existentes.

 

A questão é esta, poderei colocar colisas, plattys, espadas ou zebras no meu aquário mantendo a integridade física dos outros habitantes ?

 

:( Cumprimentos

Luis Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá em primeiro lugar tens de baixar o ph porque por exemplo os neons são de 6.7 e tens 7.4, reduz para 7. Podes colocar todas as especies que disses-te mas aconcelho-te a veres as necessidades e a escolheres as que têm necessidades mais parecidadas com o teu aquario(depois do ph a 7)

 

Tens de dizer o nome cientifico do zebra se não assim é dificil saber de que peixes estás a falar!

 

Aumente esse cardume de glowlight

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o fbipt todas as especies que referiste podes junta-los aos que já tens que não há nenhum problema em relacção aos zebras penso que estas a referir-te aos danios zebra são peixes muito parecidos na maneira de estar aos neons. Em relação ao ph não me parece a causa de morte dos guppys visto este serem peixes muito resistentes mas para os neons ph 7.5 é muito alto, ph 7 e o ideal para a maioria das especies.

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Com um aquario desse tamanho, pessoalmente, só metia peixes amazonicos de modo às necessidades serem identicas e existe muitos peixes dessa zona de pequenas dimensões é possivel fazer alguns cardumes grandes, o que fica muito bonito.

Também comecei por fazer misturas e agora estou aos poucos a retificar tal.

Tens por exemplo as viuvas, os sta filomenas, serpas, neos negros,nariz de bebado e os fantasmas que fazem uns cardumes bem giros. Claro que existem muitos mais.

Depois um casal de discos ou escales ficam super bem. Cuidado neste caso com peixes mais pequenos como os carninais, pois podem ser um bom petisco para eles.

No fundo, nada como diversas coridoras, muitas originarias de lá.

Um abraço,

 

Pedro Gomes

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci de comentar as mortes, segundo umas teorias pessoais os guppys são peixes resistentes mas para aquarios já maturados, que não é o caso, o ciclo pode ainda não ter fechado e podes estar a ter problemas por causa disso!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas, quanto ao PH, consigo baixá-lo para 7.0 mas geralmente dois dias depois volta ao mesmo (7.4) , achei que estar a colocar todos os dias o produto para baixar o ph não era sistema, se não o conseguia fixar em 7.0, julgo que tenho algo no aquario que me faz elevar os valores do PH, tenho 1 tronco médio, 1 pequeno e está plantado, com injecção de CO2 da nutrifim, o produto que utilizo ou neste caso, utilizava, para baixar o ph é o pó da Rena, faço TPAs todas as semanas em 20%, possuo dois filtros, um interno e outro externo, ambos com carvão activado. O Solo é areia da praia e tem cerca de 7 cms de altura, não sofro com desenraizamento das plantas, mantêm-se firmes, e com um desenvolvimento brutal.

Por curiosidade, pensava que o PH ia ser um problema para os neos, mas passados quase 4 meses, não houve qualquer morte, à exepção dos guppys. Até a única fêmea que restava morreu ontem, o alevim está bem de saúde e com desenvolvimento normal. Quanto aos nitratos estão a 0.

 

 

Em relação aos Danio Zebra, coloquei a questão porque como estão sempre em grande correria, não me vão stressar os tetra neons ?

 

:wink: Obrigado pelas respostas

 

Cumprimentos

 

Luis Madeira

Luis Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os cardinais são peixes de águas ligeiramente ácida (ph 6-6,5) e preferem uma temperatura lmais elevada do que tens, na ordem dos 28/29 º C.

Acho que vais ter dificuldades em estabilizar o ph em valores mais aceitáveis devido à opção da areia da praia. Desculpa a sinceridade, mas é uma péssima escolha para o tipo de aquário (plantado) quer pareces estar a tentar montar. Sobrecarrega de minerais uma água que ser quer mole, estica o ph lá para cima e, alénm disso, não é uma boa base para as plantas se desenvolverem. Se fosse eu, começava tudo do princípio, com areão de rio e talvez mesmo a introdução de turfa...

Quanto aos guppies, as doenças mais comuns são causadas por fungos e/ou bactérias. Ao contrário do que foi dito aqui, discordo que todos os peixes referidos sejam compatíveis. Basta saber que os cardinais são sul-americanos e os guppies asiáticos para perceber que as suas necessidades e exigências são bastante diferentes. Infelizmente, as lojas de animais (e alguns livros de aquariofilia de fraca qualidade) insistem em exibir aquários com todo o tipo de peixes tropicais misturados, independentemente da sua proveniência.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Penso que os Danios Zebras não vão causar problemas os neons os danios são peixes muitos mexidos e que dão um grande espectaculo no aqua estão sempre a brincar uns com os outros numa valente correria tenho um cardume deles e não os tocava por nada são peixes muito resistentes e de facil adaptação.

Em relação ao teste não é aos nitratos(NO3) que tens de fazer mas sim aos nitritos (NO2) este sim são fatais para os peixes e os guppys neste aspectos recente muito isso.

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta saber que os cardinais são sul-americanos e os guppies asiáticos para perceber que as suas necessidades e exigências são bastante diferentes.

Queria discordar os Guppies são provenientes tb da américa do sul e não da ásia e possivel mante-los com neons desde que as condiçoes do aqua esteja adequada as duas especies. Aqui ficam alguns sites que comprovam isso mesmo.

http://www.aquallun.com.br/lebiste.htm

http://www.aquariofilia.bio.br/guppy.htm

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: muito obrigado por todas as respostas.

 

De facto a areia, foi uma má escolha no que diz respeito ao que faz à água, quanto ao enraizamento das plantas, não sei se por a areia ser mais grossa do que o habitual, se pelo tipo de plantas, o enraizamento é enorme, cheguei mesmo a mudar uma das plantas de localização devido ao crescimento que teve, e as raizes tinham mais de 25 cm de raio, e nunca se desprendeu qualquer planta, aliás já dei bastantes pés, por terem crescido demasiado em altura e em largura. Quanto à turfa vou experimemtar, (já me tinha esquecido, lol).

 

A questão dos danios zebras stressarem os tetra neons, lí num livro, daí a pergunta.

 

Acho que vou rectificar a areia, estabilizar o PH e enveredar então por danios zebras e outros tetras.

 

 

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas.

 

Cumprimentos

 

Luis Madeira

Luis Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu sei que existem especies de guppies originarias da america do sul mas elers preferem aguas alcalinas, o contrario de todos que descrevi atrás.

E é claro que é possivel ter peixes com caracteristicas e necessidades diferentes sem problemas de maior, eu proprio fiz quando comecei a "brincar" aos aquarios com os meus 14 e não percebia nada disto,agora não quer dizer que seja o melhor e mais indicado para os peixes. Certamente que também nós humanos vivemos tanto do polo norte como no deserto, daí a ser melhor...

Um abraço,

 

Pedro Gomes

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE("TkdragonQueria discordar os Guppies são provenientes também (palavra corrigida) da américa do sul e não da ásia e possivel mante-los com neons desde que as condiçoes do aqua esteja adequada as duas especies. Aqui ficam alguns sites que comprovam isso mesmo.

[url)

 

De facto, perdi uma boa oportunidade de estar calado :P Os guppies são oriundos da América do Sul e Central. O meu erro deveu-se ao facto de ter estado na Tailândia e de saber que lá eles existem na natureza (introduzidos), tal como, de resto, em vários outros países. No entanto, o essencial da minha mensagem não perde o sentido. Se calhar até é reforçado pela tua correcção: mesmo entre peixes tropicais das mesmas regiões, há incompatibilidades notórias. Os guppies, como já aqui foi dito, gostam de águas alcalinas e de temperaturas de 22/23 graus. Os cardinais e neóns preferem águas ácidas, 5 a 6 graus mais quentes. É claro que podes arranjar uma solução mediana para todos, mas como a própria palavra "mediana" indica, essa não será a solução ideal para nenhuma das espécies.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais