Como eliminar fosfatos?


José Cruz Silva

Recommended Posts

viva,

 

No meu aquário, apesar das tpa´s estou sempre com níveis de fosfatos muito altos (julgo) de 5 mg/l, no entanto os nitratos estão nulos ou quase.

 

Para um plantado quais os níveis de fosfatos aceitáveis?

 

Como deverei fazer para os eliminar?

 

Já lí por aqui que existem resinas próprias para o efeito, quais me aconselham?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O necessário para as plantas é:

Nitratos - 5,00mg/l

Fosfatos - 0,5mg/l

Potássio - 15,00mg/

 

Fica Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em princípio eliminam também os Nitratos. Podem é ser mais selectivos em termos de iões. Ou seja, podem gostar mais de um tipo de iões do que o outro. E se não me engano, costumam gostar mais de retirar Nitratos do que Fosfatos :wink:

Mas é questão de leres as indicações da embalagem, quando estiveres a comprar.

 

Mas se tens um plantado, e dizes que o nível de Nitratos é nulo, então de certeza que são os Nitratos que te estão a limitar o consumo dos Fosfatos. Por isso deixa de fertilizar com Fosfatos (se é que o fazes) e fertiliza com Nitratos e também com Potássio (se achares que também está em falta).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Luis, não estou a fazer nenhuma fertilização com macros.

 

Hoje reparei que o difusor de co2 tem um bocado de gordura agarrado à saída, penso que provocada por um excesso de mistura no copo de fermentação.

 

Essa deverá ser a causa dos fosfatos altos?

 

Não deveria também aumentar os outros parametros? amónia, nitritos e nitratos?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luis, não estou a fazer nenhuma fertilização com macros.

Hmm... se calhar é por isso. Como dizes que tens os nitratos a zero, os dejectos dos peixes/whatever têm um teor de Fosfatos maior que o dos Nitratos/Produtos Azotados (em termos de relação NPK). As plantas vão consumindo todos os produtos. Imagina: consomem 1 ppm de P e 5 ppm de N. Mas as caganitas dos peixes, não têm uma composição de 5/1 em termos de N/P. Têm tipo 5/2. O que faz com que metade dos Fosfatos produzidos pelos peixes não seja assimilado pelas plantas.

 

O meu conselho é idêntico ao anterior. Fertiliza com Azoto (N) e com Potássio (K) que também deve andar baixo, digo eu.

 

Hoje reparei que o difusor de co2 tem um bocado de gordura agarrado à saída, penso que provocada por um excesso de mistura no copo de fermentação.

Gordura ou uma nhanha esbranquiçada tipo névoa? Tanto quanto sei, se for essa nhanha, não devem aumentar os Fosfatos. Mas se for um bocado da "sopa" que subiu pelo tubo do CO2, aí já acredito...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Gordura ou uma nhanha esbranquiçada tipo névoa? Tanto quanto sei, se for essa nhanha, não devem aumentar os Fosfatos. Mas se for um bocado da "sopa" que subiu pelo tubo do CO2, aí já acredito...

 

é mesmo essa nhanha, isso não serão residuos da mistura do co2?

 

Julgo que dentro do copo (não é transparente) com a fermentação se deve criar um género de espuma e haverá sempre alguns residuos que são empurrados para o tubo

 

Nas instruções do teste de fosfatos diz que os níveis elevados de fosfatos são provocados por excesso de comida, não fala nada na caca dos peixes.

 

Obriguei os peixes a dieta de alguns dias para ver se baixava. mas contínuam elevados pelo que acho que deverá ser dessa nhanha a provocar os fosfatos.

 

Mais alguem tem este problema?

 

O meu difusor é da Nutrafim e o copo é um pouco pequeno.

 

Imagina: consomem 1 ppm de P e 5 ppm de N. Mas as caganitas dos peixes, não têm uma composição de 5/1 em termos de N/P. Têm tipo 5/2. O que faz com que metade dos Fosfatos produzidos pelos peixes não seja assimilado pelas plantas.

 

Se entendo aumentando o N haverá maior consumo deste e consequentemente maior consumo de P e K estabilizando os valores por "igual" e evitando assim o uso de tais resinas

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Se entendo aumentando o N haverá maior consumo deste e consequentemente maior consumo de P e K estabilizando os valores por "igual" e evitando assim o uso de tais resinas

Nem mais... é isso mesmo.

 

Nas instruções do teste de fosfatos diz que os níveis elevados de fosfatos são provocados por excesso de comida, não fala nada na caca dos peixes.

Ok... bocados de comida não engolidos, são capazes de aumentar os fosfatos de maneira superior, do que a caca dos peixes. Mas os dejectos dos peixes também libertam Fosfatos... pelo menos é a ideia que eu tenho.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Existe uma resina muito boa que não retira os nitratos, somente os fosfatos que se chama phosphat Stop da AquaNature. è vendido no Picanço em Faro e custa €10,15. Comprei e denoto um redução do crescimento das algas.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O meu aqua está a ciclar a uma semana,quase duas e tenho os fosfatos a 5 mg/l e os nitratos tambem a 5.A agua da torneira tens os fosfatos quase nulos,ja fiz tpa's e nada de baixar os fosfatos,nao consigo identificar a causa desse aumento significativo(a semana passada tinha os fosfatos a 0.25 mg/l)

Alguma ajuda?

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho peixes,ainda so tenho 1 semana e meia de ciclo,so tenho substracto da ADA,plantas(elas tao a sofrer como podem ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?t=31031) e troncos(será que são deles?) como é normal não tenho fertelizado

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tens PowerSand da ADA ou só Aquasoil?

O PowerSand é rico em macros e como vem húmido liberta uma grande quantidade nos primeiros dias após a montagem.

 

Quanto às resinas há-las anti-nitratos, anti-fosfatos e anti-nitratos+fosfatos.

 

Cumprimentos,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais