Socorro : Algas!


rcgomes

Recommended Posts

Olá

 

Montei o meu primeiro aqua há cerca de dois meses (60 litros). Tenho várias plantas (echinodorus, cabomba, cryptocorine, Anubias, etc ) e 14 peixes (6 zebras, 6 neons, 1 ancistrus, 1 corydora)

Começaram a aparecer-me algas como as que estão na imagem, bem como uma penugem nos ramos de um tronco.

 

Estou a fazer trocas parciais todas as semanas, mas as algas estão a desenvolver-se cada vez mais

 

Que é q posso fazer para acabar com isto?

 

 

Pic_6199_1.jpg

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes bem tentar começar a fazer tpas com mais frequencia e comprares uns ottos para te ajudar na remoção das algas.

 

Como tens bastantes plantas de crescimento rapido isso deve acabar por passar.

 

Mas so por aquele, com que valores de nitritos é que estás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ottos - Ottocinclus affinis (é o mais comum de encontrar)

 

 

Nitritos - NO2 - Deves comprar o teste de Nitritos qualquer loja de aquariofilia normalmente tem.

 

 

Como es um iniciado aconselho-te a beberes a informação que está neste site

http://faq.thekrib.com/pt/

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nitritos é NO3 e não NO2, esse é o dos nitratos....

Para as algas faz sentido fazer o dos nitritos sim NO3

Enganas-te... nos nomes. NO3 é Nitrato, e NO2 é Nitrito.

 

Uma "mnemónica" simples, é que o estado de oxidação vai aumentando consoante o sufixo dos aniões, da seguinte maneira:

 

-eto; -ito; -ato

 

Exemplos: Cloreto (Cl-); HipoClorito (ClO-); PerClorato (ClO4-)

 

Sulfureto (S(2-)); Sulfito (SO3(2-)); Sulfato (SO4(2-))

 

Etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também já sofri desse mal.

Quando fizeres as tpa, tira a água do fundo, com um aspirador de areão, pois ajuda a limpar os nitritos, os fosfatos, etc.

Manter as plantas bem alimentadas e não dar comida em excesso aos peixes também ajuda.

Vais precisar de uns 2 meses com estes cuidados, para elas desaparecerem.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado a todos pela ajuda

Comprei dois Otos, aspirei o areão (só saiu porcaria, realmente).

 

Como sou maçarico, mais umas perguntitas :

Com que frequência devo fazer as TPAs? até agora tenho feito semanal c/ 25% da água

Por outro lado, a minha água está suja - imensas particulas em suspensão e uma espécie de camada gordurosa na superficie. Que devo fazer?

 

Obrigado mais uma vez

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Penso que as mudas semanais de 25% não são desadequadas. Entre isso e um terço deve ser suficiente.

Quanto a camada gordurosa a superfície, aparece, ocasionalmente, quando a superfície da água tem pouco movimento, impedindo assim as trocas gasosas entre o meio aquático e o ar. Quanto a isso penso que poderias tentar fazer a "bomba" movimentar mais a superfície da água. Ao fim de alguns dias essa camada desaparecerá.

Além disso as algas num aquário não são nenhuma aberreção, não deves afligir-te muito com isso, devem-se evitar, mas não é preciso fazer um extermínio. São naturais, se não tivesses algas ao fim de uns tempos de teres montado o teu novo aquário é que era pior. Pois assim ao menos sabes que parte (e muito importante) do ciclo do azoto se está a realizar.

 

Cumps.

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma dica a alga que tens ai não vai sair só com TPA

 

Carrega o aqua com muito CO2 e uma tampinha de H2O2 ( agua oxigenada )

por dia ao fim de 2 tampas faz a troca de agua e voltas a fazer a mesma coisa se quizeres ser mais directo podes pegar numa seringa e colocar mm junto as folhas infectadas ( não abuses no H2O2, respeita quilo que te disse se não com muita agua oxigenada podes matar as plantas tb

quando notares que a cor das algas estão a mudar é por mataste a alga e como ela não vai sair da planta porque se encontra agarrada, voltaste para o processo de remoção a corte da planta isto quando a planta tiver que ser corta e com o tempo desaparexe no caso que vejo na foto que são glossos só tens que espera até ser tapada por outra glosso :shock:

 

alga mais conhecida por peteca ( palavriado brazileiro ) ou alga vermelha agarra-se bem nas plantas

 

:oops: és massarico nisto de aquariofilia portanto não te atrevas a abuzar nas doses e cuidado com o CO2 em demasia eu disse aumentar mas é aumentar um pouco quase no limite pois se aumentas de mais matas a fauna toda ( melhor colocares CO2 no limite durante o dia assim não vais correr o risco de algo correr mal ) vai vigiando o niveis da agua e fauna para teres tudo controlado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais