Dúvida sobre a possibilidade de ter Melanochromis Auratus


Recommended Posts

Olá.

 

Como já referi noutro tópico gostava de popular o meu aquario (240L) com Melanochromis auratus, Cynotilapia afra (cobue) e Pseudotropheus flavus. Será boa ideia?

 

Quando fiz esta escolha pareceu-me uma boa escolha no que diz respeito á agressividade. Daí para cá tenho vindo a ler sobre os Melanochromis Auratus e fazem deles uns autenticos "monstros". Será que estou a ir pelo mau caminho ao escolher esta espécie?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um par de Auratus misturados com Zebras, alguns bem pequenos. São frescos, os bichos. O M'Buna que dominava o aqua teve de começar a encolher-se um bocado perante o Auratus que agora domina, apesar de este ter só 2/3 do tamanho do Zebra. Mas a vida continua e não tenho tido baixas. Mas que são uns desestabilizadores, isso são. Em relação aos outros Auratus é uma desgraça: nem podem sair do buraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grupo melanochromis é constituído por uma série de peixes "guerreiros". São peixes bastante territoriais e agressivos com os companheiros de aquário e especialmente com os companheiros da mesma espécie.

 

No caso dos auratus, tanto o macho como a fêmea são bem agressivos e o macho não tolera a presença de outros machos auratus no aquário.

Obviamente que num aquário grande e com bastantes esconderijos o problema é minimizado mas não deixa de existir.

É uma questão de escolha... se gostas coloca, mas se te é indiferente procura outro tipo de peixe :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já referi noutro tópico gostava de popular o meu aquario (240L) com Melanochromis auratus, Cynotilapia afra (cobue) e Pseudotropheus flavus. Será boa ideia?

 

Pato,

Colocares os melanochromis auratus tem pelo menos uma vantagem e uma desvantagem:

 

Vantagem - consegues arranjar isso em qualquer lado e baratos, e com sorte até os consegues alguém que os ofereça;

 

Desvantagem - a grande desvantagem é que os outros são caros e de repente podes ficar sem eles bowdown

 

O auratus é o peixe mais agressivo dentro dos mbunas, com uma capacidade de luta invencível que outro qualquer peixe não tem a mínima hipótese perante um ataque dum auratus.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saturnino não estas sozinho! :)

 

eu tambem so tenho um casal e não tenho o minimo de problemas com eles !

 

tenho mais problemas as vezes com a minha femea nyererei e com as brigas entre as minhas femeas demasoni na altura da desova.

 

por isso digo que sim Pato podes ter!

mas aconselho-te a teres bastantes esconderijos pois é assim que mantenho os meus; e se for com poucos esconderijos não sei que resposta dar e se tivesse de dar !!

 

 

ps. o meu macho já quase matou a femea quanto estavam no aqua de 30 litros até eu comprar o maior! só para na dizerem que ele é geneticamente calmo ou algo do genero :lol: LOL

 

 

caso precises tenho alguns deles ainda só com 4 cm e outros mais pequenos (faço um preço jeitoso) !

 

mas tenho de concordar em parte com o pessoal!!!

Há peixes mais bonitos!! apesar de eu já não estar bem a ver o meu aqua sem eles!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso digo que sim Pato podes ter!

 

Desde já obrigado a todos pelas opiniões.

 

Decidi não optar pelo ornatus e consequentemente escolhi outra combinação. Tendo em conta o que li por aí (sites e livros) e tendo em conta as opiniões dadas achei que havia um risco demasiado alto na escolha e achei que não estava disposto a ir por aí. O meu gosto pessoal em termos de aparencia faz-me simpatizar muito com o auratus mas não quis correr o risco de me calhar um "rambo". Enfim, foi a minha opção. Escolhi uma combinação mais "segura": afra cobue, pseud. polit e pseud. saulosi.

 

Hasta

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

vou aproveitar ete tópico e perguntar o que é necessáario para ter este peixe, pois adorei o peixe (vi-o na Naturline), e acheio-os muito activos e bonitos, mas não eram agressivos talvez por serem juvenis!

 

Queria fazer num aqua de 50/60L, é possivel manter e talve até fazer criação deles?

 

Queria "estudar" o "bicho"(como vocês o tratam) antes de o ter! :D

 

fiquem bem!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais