Omnivoros e Herbivoros, como alimentar?


Recommended Posts

Olá, estou a pensar combinar as seguintes espécies no meu aquario:

- Cynotilapia afra cobwe (omnivoro)

- Melanochromis auratus (omnivoro)

- Pseudotropheus flavus (herbivoro)

 

Tendo estas espécies necessidades alimentares diferentes, como deverá ser administrada a sua alimentação?

 

Thxs

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar comida para ciclideos vegetarianos 90% das vezes e comida para ciclideos os restantes 10%.

 

Aqui em casa dou aos meus vipachips da sera uma vez por dia e mais nada... e eles adoram e não lhes faz mal pois têm muitas algas para comerem, andam sempre a depenicar nas pedras.

Os vipachips são pastilhas para peixes de fundo à base de spirulina, algas marinhas e outros vegetais e farinha de peixe e com um nivel de proteína bruta de 37,2%, que é mais baixo ainda que o sera granugreen que é especifico para peixes herbivoros.

 

Obviamente que antes de optar pelo vipachips comparei as constituições de cada comida e parece-me que os meus bichos não ficaram mal servidos, porque parto as pastilhas com os dedos e como elas afundam garantem que todos comem... os maiores vão logo aos pedaços grandes e os mais pequenos sorripiam os pedaços pequenos e todos ficam felizes :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Antunes, o Sera Granugreen que falas é aquela embalagem amarela com a tampa verde que tem dois tropheus no rotulo?

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Antunes, o Sera Granugreen que falas é aquela embalagem amarela com a tampa verde que tem dois tropheus no rotulo?

 

Hasta

 

Sera granugreen não aconselho, é perigoso para os peixes. Eu ja tive várias baixas devido a esse granulado e já li vários testemunhos em outros foruns do mesmo problema. Este granulado é muito denso e em forma de comprimidos pequeninos que em contacto com a água ou dentro da boca do peixe ficam quase o dobro do tamanho enquanto secos e que por vezes, principalmente em peixes mais jovens, os peixes fiacam engasgados com eles e sofocam.

Existem outras comidas e muito boas no mercado para vegetarianos. Eu prefiro usar flocos enquanto os peixes são jovens.

A comida base dos meus mbunas é a comida caseira "papa" e dou esporadicamente granulado ou flocos, que neste caso não precisam se der próprios para hervivoros, desde que não sejam muito ricos em proteínas animais.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

O Sera granugreen é sim a embalagem amarela com tampa verde.

 

Em relação ao que o João disse, felizmente nunca tal me aconteceu, mas abandonei um pouco o granugreen porque se torna dificil de alimentar todos os peixes devidamente.

É que são de facto comprimidos pequeninos, mas os peixitos mais pequenos não os conseguem comer e como tal passam fome... e os grandes como são muito rápidos comem tudo.

Quanto a incharem... isso resolve-se bem, basta molhar a porção que se vai dar 5 minutos antes e pronto :lol:

 

Para alimentar os gajos prefiro mesmo o vipachips...primeiro porque dá para contar o numero de pastilhas que dou, permitindo assim um controlo de quantidade, depois porque ao esmigalhar as pastilhas entre os dedos conseguem-se bocados grandes que saciam os peixes maiores e bocados mais pequenos para os peixes mais pequenitos ou com boca pequena.

No meu caso aqui em casa até os alevins que andam à solta no aquário principal conseguem comer sem terem que se expor demasiado pois as particulas pequenas da pastilha são leves e a corrente interna no aquário acaba por levar essas particulas quase à boca dos alevins :lol:

 

E como em termos de componentes a proteína animal é minima, junta-se o util ao agradável.

É bom lembrar que os meus peixes comem uma vez ao dia apenas... no resto do tempo têm pedras com algas que eles gostam de petiscar e têm valisnérias à disposição :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te leva a dizer que os Auratus e os Afra são omnivoros?  

 

Parece-me que os afra em geral são carnivoros ou omnivoros, sendo que os referidos "cynotilapia afra coboe" e "melanochromis auratus" são omnivoros. O que me leva a dizer isto foram umas pesquisas que fiz na net que passo a referenciar:

 

cynotilapia afra cobue:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1371

 

melanochromis auratus:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...cies.php?id=750

 

Não obstante, tenho também a ideia que a maior parte dos Mbunas são herbivoros, mas posso estar enganado...

 

Fica bem

 

PS: De qualquer das formas desisti dos auratos e consequentemente da referida combinação. A escolha final recaíu sobre as espécies: "afra cobue", "pseud. saulosi" e a "pseud. polit".

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson,

Não existe nenhum mbuna exclusivamente hervívoro. Isto não implica que a sua alimentação base não sejam vegetais.

 

C. afra : alimenta-se de planton e por vezes de algas existentes nas rochas, principalmente os machos.

 

Os mbunas na sua maioria (como peixes das rochas que são) alimentam-se das algas presas às rochas e dos microorganismos que nelas se escondem. Existem no entanto algumas espécies que suportam melhor as proteinas animais que outros, mas como sabemos não convem abusar nas comidas fortes e dificil digestão porque o aparelho digestivo deles não lhes permite a digestão desses mesmos alimentos.

 

Uma coisa é certa, se os alimentar-mos à base de comidas vegetais estamos a prevenir doenças intestinais. Muita alfacinha que é muito boa e barata.

:cry:

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: De qualquer das formas desisti dos auratos e consequentemente da referida combinação. A escolha final recaíu sobre as espécies: "afra cobue", "pseud. saulosi" e a "pseud. polit".

 

Não podias ter decidido melhor :cry:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson,

 

Não estavas na palestra do Konings?? Ele explicou bem como cada grupo se alimenta e o porquê da sua dentição :cry:

 

 

Pato, (Podias mudar de nick....para não ter de te insultar quando me quero dirigir a ti :D )

 

Excelente escolha ;)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Os peixes que comprei são todos jovens, ainda não tem o tamanho nem as cores de adulto.

 

Eu prefiro usar flocos enquanto os peixes são jovens.

 

Vou comprar as referidas vipachips mas queria também alterar com flocos. Além da percentagem de vegetais na composição dos flocos há algo mais que deva ter em conta?

 

Thxs

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os peixes que comprei são todos jovens, ainda não tem o tamanho nem as cores de adulto.  

 

Eu prefiro usar flocos enquanto os peixes são jovens.

 

Vou comprar as referidas vipachips mas queria também alterar com flocos. Além da percentagem de vegetais na composição dos flocos há algo mais que deva ter em conta?

 

Thxs

Os flocos e comidas em geral não te dão informação sobre a quantidade de verdes :(

O que te dizem é a percentagem de proteína, cinza e gordura.

Para peixes herbivoros não queres muita gordura e pelo que li em sites estrangeiros deves evitar percentagens de cinza superiores a 10% que indicam ter sido usada farinha animal na comida.

 

Para herbivoros e também da sera tens a sera flora.

De outras marcas não sei o que há, também ando à procura a ver o que encontro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno. Esqueci de colocar á pouco outra questão.

 

Estou a alimenta-los de manha e ao jantar. Infelizmente não tenho possibilidade de o fazer mais frequentemente.

 

No que diz respeito á quantidade, eu conheço aquela teoria de que se deve dar quantidade que eles consigam despachar em +/- 2 minutos.

 

Devo fazer isso?

 

Talvez esteja um bocado paranoico com a quantidade - sei que alimentar em excesso é péssimo e se o fizer mais cedo ou mais tarde eles ficam com problemas... mas por outro lado, sendo eles jovens tenho medo que não lhes esteja a dar o suficiente. É um caso tipico de inexperiencia, fiquei uns 5 ou 6 anos sem ter aquario e ás vezes estas questões de pormenor falham-me.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu alimento os meus peixes apenas 1 vez por dia.

 

Faço isso porque eles têm algas com fartura nas pedras (e andam sempre na "comilança") e têm as valisnérias para comerem por isso não há problemas.

Em termos de quantidade dou poucas pastilhas... aí uma para cada peixe.

 

Mais vale alimentar de menos que em demasia... na natureza eles também não comem a horas certas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito á quantidade, eu conheço aquela teoria de que se deve dar quantidade que eles consigam despachar em +/- 2 minutos.  

 

Devo fazer isso?  

 

Pato, a melhor teoria é: se eles estiverem muito gordos reduzes na quantidade, se vires que estão a ficar magros aumentas a quantidade. Esta é a melhor teoria :(

Eu só alimento os meus uma vez por dia, deixando-os por vezes de dieta um dia ou dois para descansarem as maxilas :):)

 

A melhor comida, e não me farto de o dizer, é a alface e a papa caseira. Neste momento também complemento com uma comida que apareceu no mercado - Tropical Spirulina flakes e Tropical Sirulina granulat. Também dou de vez enquando a Dr. Bassleer's M Tropic, mas esta mais para os putos, é um granulado muito fino e que apesar de não ser para hervívoros parece-me que não lhes faz mal porque já a uso há mais de um ano.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais