Pontos Brancos em Discus


Recommended Posts

Tenho um discu, com cerca de 8 cms, que foi introduzido há cerca de uma semana no aqua, que é comunitario (essencialmente tetras). O animal, pese embora seja o maior dos discus, ainda não começou a comer de modo satisfatóio e anda sempre pelos cantos. Quando dou comida não a come, depois lá vai bicando os restos, mas nada de geito.

Nos ultimos 2 dias começou, gradualmente, a ficar com o tom mais escuro e apareceram uns pontinhos brancos disseminados pelo corpos/barbatanas.

 

O que devo fazer? Tratamento com Flagyl? Outro tipo de tratamento? Qual? Aumentar a temperatura ajuda? (Actualmente tá com 27,5 ºC, á noite, com a iluminação hqi, sobe um pouco, mas quase nada - menos de meio grau - , pois o aqua é de 460 lts).

 

Agradeco as vossas respostas, vamos lá ver se conseguimos recuperar o bicho, pois é o mais bonito da colecção....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Primeiro que tudo separa-lo dos restantes, depois coloca-lo num aquario hospital com a temperatura a 30 Graus.

 

Eu não avançava para já com tratamentos com medicamentos, mas se verificares que as fezes estão esbranquiçadas flagyl para cima.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado cesar.

 

Ictio? Fonix, hà já um par de anos que não tinha nada disso,e ainda estamos no Verão!!! Ele ainda não tem muitos pontos, é causa para deixar de comer e ficar mais escuro=stressado? Quanto às fezes, simplesmente não as consigo ver, nem sei se já fez....

 

Já agora, aqua-hospital: vidro+agua a 30ºC, e mais nada, não é? Nunca fiz um hospital para discus, por isso não sei qual o melhor ambiente. Ainda mais uma info, o discu é caseiro, esteve sempre num aqua isolado só com um mano, e nunca lhe foi ministrado qualquer tratamento, estando ele com 8/9 cms, aproximadamente.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado cesar.

 

Ictio?

Talvez

é causa para deixar de comer e ficar mais escuro=stressado? ?
É

 

aqua-hospital: vidro+agua a 30ºC,

De pelo menos 50/60 Litros

Convem ter um filtro qualquer nem que seja um de esponja.

 

Agua 100% do aqua principal.

 

No aquario hospital tenta perceber as fezes dele.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40/50 lts?. Ups, na tenho... vai ter de se contentar com um de 40, +-.

Quanto a filtro, claro tenho uns interiores pequeninos, dá perfeitamente.

Uma questão... TPA'S, sim, não, como?

 

+ um abraço.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muda-o para esse de 40, não tem problema.

 

Filtros interiores serve, ser for daqueles que dá para por cenas lá dentro, saca algumas ceramicas do filtro do maior e coloca lá.

 

Tpa's de dois em dois dias 10%.

 

Quando o mudares tenta ver se o gajo come e depois, ai mais ou menos 5 minutos tenta ver as fezes.

 

Se o gajo não comer experimenta a dar-lhe larva de mosquito, normalmente não resistem.

 

Se as fezes forem esbranquiçadas flagyl.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem haja, Cesar.

depois dou feedback. Ou chateio-te mais um pouco, esperemos que não.

 

A proposito, lembras-te dos teus 3 kribs?

 

Um arranjou namorada, tá todo feliz da vida num aquario de ciclideos, outro continua solteirão empedernido no aqua comunitario e o terceiro sub-ofereci-o a um meu cunhado. Todos pimpões os gajos.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Convém fazer sempre uma quarentena aos discus recém adquiridos.

Podes usar esse mesmo aquário para esse efeito.

 

Muita vezes colocam-se peixes no aquário sem passar pela quarentena e depois temos dissabores... :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

nunomiguel disse:

Convém fazer sempre uma quarentena aos discus recém adquiridos.

Podes usar esse mesmo aquário para esse efeito.

 

Muita vezes colocam-se peixes no aquário sem passar pela quarentena e depois temos dissabores...

 

Concordo contigo.A minha unica desculpa é que, de oito juvenis e sub-adultos que introduzi, este e um mano eram os unicos em que eu tinha mais confiança, por conhecer quem os criou, e as condições onde estavam. Sei que foram tratados com todo os cuidados por alguem que percebe do assunto, contudo todos os outros estão de plena forma, mais do que eu esperava, enquanto este, que até era o maior sub-adulto, não se aguentou...

 

Bem, ponto da situação:

 

Ao cabo de dia e meio, no hospital, com agua a 31,5ºC, e a fazer o tratamento com flagyl na agua, pois ele não come, com duas tpa's de 40% ao dia, antes da administração do medicamento, constato que:

 

- O peixe está mais vivo, mais curioso, nadando em toda a area do aqua, inspecionando tudo;

 

- Os pontos brancos, abrandaram, e creio até que diminuiram...não consigo ver muito bem, pois o peixe está num local escuro, e não quero dar-lhe muita luz....

 

- Já não está tão escuro, estando quase, quase na sua cor original.

 

---Isto é o que acho que são melhorias, por outro lado:

 

-Não o vejo a comer;

 

-Não vi quaisquer fezes.

 

Que me dizem, do ponto da situação? Está no bom caminho? Podia estar melhor, pior? Que mais posso, devo fazer?

 

PS: rasec, passei para o flagyl, pois tentei dar-lhe de tudo, só faltou mesmo foi o caviar, e o sacana não se chegou á frente. Neste preciso momento, estou a escrever e a olhar para ele, parece uma andorinha, pelo aqua a fora....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o tratamento do flagyl e vai tentando que o gajo coma.

 

Se calhar devias tentar com comida viva, pode ser que o gajo se faça a umas dafnias ou a umas larvas de mosquito vivas.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ponto da situação. ao final do 4º dias de tratamento, já com a temperatura nos 33 ºC, com duas mudas diárias de 40-50% da agua, seguidas da administração de 3/4 de comprimido de flagyl na agua, constato que:

 

os pontos mantêem-se

 

o bixo pouco come

 

a cor está boa

 

continua vivaço, a percorrer o aqua todo

 

as (poucas) fezes são de um branco leitoso;

 

já o apanhei uma ou duas vezes a nadar ligeiramente tombado, foi só um instante, podia estar a nadar contra a corrente do filtro e estar um pouco inclinado.

 

Se alguem tiver alguma sugestão, pois é bem aceite...amanhã será o ultimo dia que faço o tratamento de flagyl.... e depois?

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

E depois paciencia, muita paciencia...

Depois vais fazendo TPAS. Atenção a alterações subitas de Ph.

O ictio, caso o diagnostico seja correcto não aguenta estas temperaturas. Se tapares a luz (na totalidade com por expl. jornais) ajuda a interromper o ciclo reprodutivo do ictio que sendo um protozoario necessita de luz para a reprodução.

Esquece a comida, para já (caso o peixe não esteja muito magro), os intestinos estão danificados pelos parasitas e pelo Flagyl.

Deve demorar, apos interrupção do tratamento, 4 a 10 dias a voltar a comer.

Daqui pro 1 semana tenta-o com artemia, se conseguires viva melhor.

Não dês comida congelada proveniente de agua doce (tubifex, daphnias,larvas mosquito, etc.) nada melhor que isto para lhes transmitir parasitas.

O Flagyl na minha opinião deve ser reposto na agua a cada 12 H portanto, por expl., 1 tratamento de manha e ao fim da tarde TPA e repetição da dose.

3/4 dias total 6/8 tratamentos.

Boa sorte.

Joao Paulo MAchado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais