Recommended Posts

Olá a todos,

Eu adquiri um conjunto CO2 todo completo ( com garrafa, com válvulas….) enfim com tudo, mas a garrafa que vem no Kit é manifestamente pequena para o meu aquário, eu tenho uma garrafa (dada por uma amigo meu que tinha um café) que é bem maior,

acontece que a garrafa de CO2 tem “a boca” bem maior que a que vem no kit

Será que me podem dizer como é que fazem para ter essas garrafas a injectar CO2 para o aquário?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum.

 

Salvo erro, a melhor solução é comprares um adaptador. Tipo para passares de um diâmetro para outro.

Ou seja, tipo um tubo de metal, em que uma das roscas tem x mm de diâmetro, e a outra tem y mm de diâmetro.

 

Mas no entanto espera por mais opiniões.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será necessario um adaptador e provavelmente um outro redutor, pois não se sabe se o redutor actual suporta a maior pressão da garrafa maior.

 

Mas o estranho é isto:

mas a garrafa que vem no Kit é manifestamente pequena para o meu aquário

Uma garrafa de CO2 pressurizado não é suficiente para um aquario domestico?

 

Convém ter em conta que o CO2 não deve ser libertado sob a forma de uma "corrente" de bolhinhas a partir de uma difusora em direcção á superficie, como é frequente ver-se (mas com ar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severino

Eu mandei fazer um redutor para adaptação aos manómetros o que achei um pouco caro (25,00€) mas como não arranjava alternativa, lá teve que ser.

 

Quanto aos manómetros não te preocupas que aguentam a pressão pois eu levei os meus para o homem ver e ele disse-me que era mais que suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer garrafa de CO2 pressurizado trablha a igual pressão...a pressão da passagem do CO2 liquido para CO2 gasoso.

 

as garrafas que veem nos kits mais normalmente são apenas de 500grama...

 

fazes a conta ao peso do CO2 molar, sabendo qual o volume de uma mole de gás em PTN...

 

ficas com 12+16*2= 44g/mol o que dá (para 500 grama) por volta das 11 e pouco moles. como cada mol a PTN sao +- 22.4 litros dá 240 e tal litros de CO2

 

gasta-se facilmente esta quantidade de CO2 a injectar,especialmente se o aquario for grande.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer garrafa de CO2 pressurizado trablha a igual pressão...a pressão da passagem do CO2 liquido para CO2 gasoso.

Pois, mas essa é justamente a função do redutor, certo?

 

Isto porque a pressão no interior da garrafa (no estado líquido, portanto) não é a mesma para todos os tamanhos, digo eu.

 

 

Digo isto quase sem conhecimento, apenas por dedução com base em outros gases que armazenados em tamanhos diferentes estão a pressões diferentes.

Ao colocarmos um redutor não adequado, o que acontece é este não permitir a passagem (se for para uma pressão superior) ou colocar uma pressão á saída superior ao esperado até se danificar (quando a pressão a montante é superior aquela para a qual está dimensionado).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não...gases em equilibrio gas/liquido teem sempre a mesma pressão independentemente do tamanho do deposito ou de se existe muito liquido ou pouco (desde que exista). A pressão apenas depende da temperatura.

 

 

o redutor tem o trabalho de passar essa pressão para uma pressão mais baixa do outro lado. E o redutor idealemnte apenas apanha gás que ja tenha passado do liquido.

 

A questão é que os liquidos são "incompressiveis" enquanto que os gases estão longe disso.

 

Claro que o redutor deve estar adequado....ao gás... porque para um certo gás a pressão será sempre igual...de gás/mistura de gases para gás/mistura de gases é que varia e bastante.

 

E claro que tens de ter redutores especiais porque alguns gases por exemplo são capazes de difundir atraves de paredes de certos metais, etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois, mas essa é justamente a função do redutor, certo?

O redutor, serve para diminuir essa tal pressão do CO2 dentro da garrafa, que é, imaginemos: 30 atm; para uma pressão mais baixa, digamos, 3-4 atm.

 

Isto porque a pressão no interior da garrafa (no estado líquido, portanto) não é a mesma para todos os tamanhos, digo eu.

É!! Ao teres um recipiente fechado, em que no seu interior coexistam as formas gasosa e liquída de um dado gás (se tiveres misturas tens umas fórmulas manhosas para calcular isso), a pressão a que se encontra o gás, a uma dada temperatura, é sempre a mesma.

Ou seja, se tivermos uma botija de 5 litros e outra de 10, e em ambas existirem os dois estados físicos do gás, a pressão do gás, é exactamente igual (desde que as temperaturas de ambas as garrafas sejam idênticas). A esta pressão, chama-se pressão de vapor (obviamente depende da temperatura).

 

Digo isto quase sem conhecimento, apenas por dedução com base em outros gases que armazenados em tamanhos diferentes estão a pressões diferentes.

Pois..., mas agora resta saber algumas coisas:

Nessas botijas/recipientes, existem as duas formas, gasosa e líquida do gás? É que tal como o Just_me já disse, a pressão dentro do recipiente, só baixa quando já não existir líquido nenhum e só houver gás.

É sempre o mesmo gás que está nas botijas?

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS (Edit): Nem era preciso estar a escrever isto, enquanto estava a escrever, já o Just_me tinha colocado a sua resposta :twisted:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.