tanganiycas, aulonocara e eletric blue: será que dá certo?


Recommended Posts

fala galera...

Sou novo neste forum e tenho uma dúvida em relação a população.

Tenho um aquário (100, 50, 60. 300 litors brutos) só com tanganiycas(1 calvus black, 1 brichard, 1 julidocrhomis marlieri e 2 leleupis).

estou querendo colocar 1 aulonocara e 1 eletric blue ahli. eu sei que são de lagos diferentes, mas como eles têm habitos alimentares iquais e vivem em regiões diferentes do aquário achei que seria possível.

O que vcs acham? por favor opinem...

obrigado desde jà!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece uma boa ideia.

Podem até ter regimes alimentares identicos mas os parâmetros de água e os comportamentos dos aulonocara e do electric blue são completamente distintos.

Alem disso se o electric blue é o que penso, ele é um peixivoro.

 

Agora acho que deves acertar algumas coisas no teu aquário... porque motivo tens apenas um exemplar de cada espécie? Achas que na natureza eles vivem sozinhos?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, pelo que percebi o teu aquário é de "exposição" e não com o intuito de abservares o comportamento dos peixes e muito menos pensares em reprodução, se calhar até tens so machos, não?

Perante isto, não vejo mal nenhum em colocares as espécies que referes, já que a agressividade dos africanos quase sempre é fruto dos comportamentos de acasalamento e competição pelos parceiros sexuais. A não ser como diz o Nuno, se houver algum peixe que caiba na boca de outro.

No entanto devo dizer que fazes mal em ter um aquário povoado como esse está, nunca irás saber , nem terás oportunidade de observar o comportamento desses peixes como realmente eles são. Os ciclídeos africanos são belos pelas suas cores mas são muito mais belos pelos seus comportamentos :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gente obrigado pelas dicas!!!

Realmente pensei melhor e não vou colocar os peixes ditos no aquário pelos motivos que vcs citaram.

Na verdade eu só não coloquei companheiros para eles porque alguns ficam muitos violentos em grupo, caso do brichard. tive que retirar os outros 3 que tinha pois estavam batendo muito no calvus e no caso deste não posso colocar mais 1 pois não tenho espaço no aquário, talvez eu coloque mais 1 juli marlieri.( todos os peixes são pequenos ainda de 3 a 5 cm).

Meu intuito desde o começo era colocar uns 3 paraciprichromis e 1 ou 2 caudopunctatos. vcs podem me dar algumas dicas sobre estes peixes ?

Será que o aquário ficará muito cheio?

abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, se queres povoar o aquário a sério e se gostas dessas duas espécies, faz o seguinte:

- um cardume de 6 paraciprichromis;

- 5 ou 6 Neolamprologus caudopunctatus;

eu so colocava essas duas espécies, no entanto podes sempre tentar colocar umas julias, mas penso que vão ser extremamente agressivas para estes últimos.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando,

 

Alguns especialistas não aconselham a misturar peixes de lagos diferentes. Dizem eles que assim os peixes não reconhecem os respectivos comportamentos originando lutas e mortes.

 

Eu tenho duvidas sobre isso. Se colocares dois ou três tropheus eles andam sempre à pancada entre si, em especial se forem machos mas ignoram por completo os malawi (e vice-versa).

 

Desde que coexistam bem, não me parece errado misturar peixes dos dois lagos, no fundo os biotipos dos lagos africanos, embora geograficamente separados, apresentam muitas similaridades.

 

Se mantiveres peixes de lagos diferentes convém que a água tenha valores intermédios, digamos um pH de 8.4 e dureza a rondar os 14 gDh.

 

Penso que em geral aquariofilistas apostam num determinado tipo de lago, como Tanganiyka ou Malawi mas não deixam de manter depois uma ou outra especie "outsider" e de que gostam particularmente.

 

Por exemplo, os victorianos são "outsiders" frequentes em aquários do Malawi e mesmo do Tanganiyka.

 

Eu, no meu aquário do Malawi, mantenho Juliochromis e Hemichromis.

 

Os primeiros porque são habitantes das rochas muito tipicos e interessantes, os segundos para assistir ao espectaculo das ninhadas e pela sua tonalidade vermelha.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais