Tabela de CO2 + filtragem turfa


artman

Recommended Posts

Olá a todos

 

No outro dia li num site qualquer que quando se adiciona turfa no filtro para águas negras e moles, não se poderia usar a normal tabela de CO2 existente em varios sites, como por exemplo no da tropica, visto esta adição provocar por si só uma alteração no pH.

Alguém me sabe dizer algo sobre isto e se existe outro método para calcular ou medir o nivel de CO2 num aquario.

 

Cumprimentos a todos

 

Luis Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel existir uma tabela porque a acidez que a turfa ou outros meios adicionam á agua é possivel de contabilizar... nunca encontrei nenhuma no entanto....

 

podes é utilizar a seguinte formula e depois se quiseres construir uma tabela ;)

 

CO2 (em PPM) = 3 * KH * 10( 7-pH ) onde KH é a dureza em graus

 

agora o que tens de fazer é calcular o nivel de CO2 "imaginario" ou seja, aquele que a turfa te causa (sem injecção) e depois calculares novamente o valor de CO2 depois de teres iniciado a injecção...a diferença , (em principio) dá-te mais ou menos o valor de CO2 no aquario.

 

Outra alternativa é pegar na formula e onde está 7 colocar o valor de ph depois da filtragem com turfa...

 

Penso que estes valores poderão ser mais ou menos exactos... e se andares dentro dos niveis normais nao terás grandes problemas...

 

O erro na medida, penso eu, será introduzido pelo facto de que á medida que a agua fica mais acida...a turfa passa a acidificar menos a mesma.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just, desde já obrigado pelo esclarecimento.

 

 

o nivel de CO2 "imaginario" ou seja, aquele que a turfa te causa

 

Ao referires isto fizeste-me pensar... o facto de a turfa fazer descer o pH, isso quer dizer que o nivel de CO2 na água também alterou mesmo sem injecção de CO2?!?

 

Se assim for necessito de uma menor ou nenhuma quantidade de CO2 injectado já que o meu pH sem injecção e com turfa é de 6.8 e o kH de 3, o que dá um valor aceitavel?!?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a turfa nao altera minimamente o valor de CO2... por isso é que o referi como imaginario. precisas de mais do que o que vem nas tabelas para valores normais para teres o valor tabelado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento

 

Neste momento é o que me está a acontecer. Tenho valores considerados acima dos aceitaveis.

 

Investi recentemente num sistema de botija, por isso o que vou fazer é retirar a turfa do filtro, calcular o CO2 necessário, começar a injectar e depois se necessário inserir novamente a turfa.

 

Esta ultima não deverá ser necessario porque arranjei forma de ter água para as trocas mais mole. Dá trabalho ir buscá-la aos garrafoes mas é uma solução... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais