acho q o meu discu vai morrer, ajudem-me

Recommended Posts

Publicado

ola pessoal, so hoje qd tava a dar umas leituras aqui no forum é q me apercebi q o meu discu ta doente.

tenho 4 mas ele é o unico q ta com estes sintomas: esconde-se nos cantos do aqua, nao mostra as verdadeiras cores dele ta muito escuro,tava com fezes brancas ainda agarradas a ele , ta magro tao magro q acho q ta a perder as forças pq qd ta parado num sitio fica aos pulinhos "tipo como se tivesse a ir ao fundo e nao quisesse" .........

tenho outro q anda tambem escuro ,ele é azul e agora anda cinzento mas esse come e passeia pelo aqua todo.........

ja li aqui no forum q posso utilizar o medicamento flagil mas é q o meu aqua tem 600 lit , q quantidade e q eu tenho d utilizar ?

ele anda assim escondido ja a uma semana sera q ainda vou a tempo?

e esse medicamento funciona sempre?

É o meu discu mais bonito nao queria q ele morre-se :x

os meus agradecimentos

Publicado:

Olá Marco

Tens de agir depressa. Vai já a uma farmácia comprar flagyl.

É apenas um discu que não come? Se tiveres um aqua disponivel separa-o, sobe a temperatura para os 32º, e põe 1 comprimido para 40 litros de água. Adiciona oxigénio (usa uma pedra difusora e não filtro). Vai fazendo mudas diárias de 30% de água adicionando a mesma proporção de flagyl. Faz isto durante 3 dias e ao 4º dia muda 50% e filtra com carvão. Repete o tratamento passado uns dias. Vê se volta a comer.

Quanto aos outros que estão a comer mistura o flagyl na comida e dá-lhe só desta comida durante 3 dias.

Boa Sorte

Brotas

Publicado:

Olá Marco!!

Infelizmente vou ter de ser mais drastico do que o Brotas!!!!

Poe os peixes todos (se kiseres poe só o das fezes brancas mas eu ponha todos) num aquario mais pekeno (hospital). Só a temperatura para 33 ou 34 graus (o medicamento é feitos para humanos =>+/-36ºC) e adiciona um comprimido por casa 40Litros de água. Muita oxigenação.

Como o composto activo do flagyl (Metronidazol) só esta activo +/- 8 horas (numa revista de medicina veterinaria li que era apenas 3 a 4 horas) faz mudanças da maior quantidade de água possivel (recumendo vivamente 100%) e adicionas a quantidade respectiva de Flagyl.

Se o teu peixe esta como descreves prevejo que 3 dias de tratamento serão insuficientes pois isso mandei o tratemento até o peixe começar a comer.

Aconselho-te agir depressa pois mesmo que consigas matar os parasitas o peixes pode já estar fraco demais.

Vai dando noticias.

Abraço!

Nuno Carvalho

Publicado:

obrigadao pela ajuda...... passei hoje na farmacia e comprei o flagyl comecei logo o tratamento,mas tou a fazer o tratamento no aqua onde eles se situam pq nao quero stressa-los mais e pq de momento tenho os aquas todos ocupados o unico problema é q é um aqua de 600l e tive q colocar logo 15 comprimidos ,ja tao a imaginar.......vou subir a tempratura para os 33 graus como voces disseram ,foi a unica coisa q eu ainda nao fiz..

para q q temos d subir a temperatura isso nao vai matar os outros peixes? nao vao cozer? :?:

Publicado:

Olá Marco

O ideal era ter-se a temperatura a 36º pois o medicamento é para humanos e é a essa temperatura que ele deve actuar. Por isso recomenda-se a temperatura mais alta que os peixes possam suportar. Os discus suportam até 34º. Se tens outros peixes com eles não sei.

Saúde aí para os bixinhos.

Brotas

Publicado:

Olá Marco!

Aqui esta a explicação para a necessidade de subir a temperatura.

Poe os peixes todos (se kiseres poe só o das fezes brancas mas eu ponha todos) num aquario mais pekeno (hospital). Só a temperatura para 33 ou 34 graus (o medicamento é feitos para humanos =>+/-36ºC) e adiciona um comprimido por casa 40Litros de água. Muita oxigenação.

Se estas a fazer no aquario de 600L de certeza que não vais comprir isto, pois n???

Como o composto activo do flagyl (Metronidazol) só esta activo +/- 8 horas (numa revista de medicina veterinaria li que era apenas 3 a 4 horas) faz mudanças da maior quantidade de água possivel (recumendo vivamente 100%) e adicionas a quantidade respectiva de Flagyl.

Se não mudares fizeres uma nova adição de Flagyl de 12 em 12 horas vai ser dificil.

Abraço!

Nuno Carvalho

Publicado:

se preocupem q eu tou a seguir tudo a regra a excepçao da muda de agua q farei amanha pela manha

obrigado

Publicado:

Marco,

o unico problema é q é um aqua de 600l e tive q colocar logo 15 comprimidos ,ja tao a imaginar

É muita água... são precisos muitos comprimidos... não fica nada barato. O peixe pode nem comer ao fim de 4 dias! Neste caso tens de continuar com o tratamento... :D

O aqua pequeno é muito melhor. Poupas em água, medicamento e consegues isolar o peixe permitindo assim o aumento da temperatura.

Podes aumentar para os 34º sem problema. Os discus aguentam essa temperatura. Coloca uma pedra difusora para aumentares a oxigenação da água.

Outra coisa, o tratamento até pode correr bem e o peixe começar a comer. Mas, se o mesmo estiver muito magro pode ficar assim para sempre.

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

uma perguntinha so!!!!!!!

o flagil nao e para tratar a agua tambem ou so serve para tratar os peixes ?

e o medicamento nao e assim tao caro 2 caixas sao 5 euros e pouco

muito agradecido marco nelson...............

Publicado:

Nelson

O flagyl vai actuar nos peixes através da água mas não é nenhum tratamento para a água, pelo contrário até pode ser prejudicial à estabilidade do aquário.

Dá notícia dos peixes.

Brotas

Publicado:

O medicamento serve para matar o parasitas internos que vivem no sistema digestivo do peixe e lhe retiram os nutrientes fazendo com que fique magro e acabe por perder o apetite.

Esses parasitas internos são principalmente protozoarios podendo tb ser algumas bacterias.

Se o Flagyl mata os parasitas internos que são causadores da doença do peixes a meu ver o Flagyl trata o peixe e não a água.

É por isso que a quem defenda que o tratamento é melhor atraves da comida.

Sim, uma caixa de Flagyl custa (ou custava) 2.94€

Nuno Carvalho

Publicado:

boas!

corrijam-me se estiver enganado, mas se existirem esses protozoários na água eles vão morrer também, evitando assim a contaminação de outros peixes, por isso acho que podemos considerar que trata a água e o peixe.

abraços!

Categoria: Humano.