Testes para Discus


marcioinacio

Recommended Posts

Pretendo fazer um aquário exclusivamente para Discus em que as unicas coisas que vão ter lá dentro é um cone para criação, um filtro 2213 e um termometro, e água claro. O aquário é de 100 litros, e a minha duvida é quais os testes que tenho de comprar, e os seus niveis ideais, e tb os quimicos que devo utilizar para as desparatizações e de quanto em quanto tempo o tenho de fazer. Já agora se convem meter ou não uma plantita no meio do cone, é q eu tenho visto umas nos aquários q estou a falar. Eu perçebo disto mas queira uma opinião de pessoas mais experientes.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem para um aqua de discus precisas dos mesmos tetes que para um aqua "normar", ou seja amonia, nitritos,nitratos, fosfatos, que sao os mais importantes e depois os testes da duresa da agua o GH e KH e o tao famoso teste do pH.

 

ja disse varias vezes e volto a dizer que os discus n sao animais diferentes dos outros peixes. todos os animais requerem cuidados expeciais e os discus n sao excepçao.

 

e a primeira vez que vais ter discus??bom se esse e o caso e se queres um conselho, n te mandes ja para um aquario de criaçao se nunca tiveste discus.

 

acho que devemos primeiro manter a especie sem esse fim para ver mos as nessecidades dela etc. e depois entao avançar para um aqua de criaçao.

 

bom mas se estas mesmo mandado para criar discus, n te basta um aqua de 100L mas vais ter que ter pelo menos dois ou tres desses para depois poderes retirar os "bebes" do aqua dos pais, caso contrario vais ter um aqua sobrelotado em que vais ter de fazer mudas de agua diarias para poderes assegurar um bom crescimento dos pequenotes e uma boa qualidade de agua. e isso n e bom nem para ti nem para os peixes(causa stress a ambos hehe :D ) .

 

um aqua sem plantas vai ter constantemente os nives de nitratos muito altos pelo que vais ter dificulpades em controlar, a menos que mudes muita agua semanalmente e aspires o fundo diariamente.

 

ou seja; resuminto criar discus ou qualquer outro peixe e uma grande carga de trabalho e despesa.

 

as condiçoes do seu habittat sao aguas muito moles e muito acidas. duresa dos 2º e o ph nos 6.0/6.5.

 

em relaçao as desparasitaçoes fica aki um bom topico:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=29172. mas se usares a funçao pesquisar vais emcontrar muitos mais

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo: PH, nitritos, nitratos, KH, GH. E fosfato? Achas realmente importante comprar o teste de fosfatos uma vez que vou controlar os outros todos? Quais serão as consequências de uns niveis incorrectos de fosfato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas realmente importante comprar o teste de fosfatos uma vez que vou controlar os outros todos?

Para cada coisa específica tens de ter um teste. Podes ter os outros valores correctos mas o valor dos fosfatos pode não interessar...

 

Quais serão as consequências de uns niveis incorrectos de fosfato?

Aparecimento de algas, por exemplo. Mas existem vários. Acho que para este caso não vais precisar de teste de fosfatos.

Se fosse eu também dispensava os testes de KH e GH.... :D

 

Sabes qual é o valor de pH da tua água?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a 6.5, penso que seja o ideal para o efeito. Em principio vou comprar umas tiras de testes da AMTRA que mede o PH, nitritos, nitratos, KH e GH, mas não mede a amónia, e esse talvez fosse realmente importante o q achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres testes de fitas. Os valores nunca são muito correctos.

O melhor são testes separados.

 

O valor de pH é quando a água sai da torneira?

Podias fazer uma experiência: enche um balde com água, coloca uma pedra difusora e deixa ficar a trabalhar uns dias.

Mede o pH no início e no fim para ver se tens variações. Se não houver variações de certeza que vais dispensar o teste de kH. O de GH a meu ver não é importante.

 

Arranja um bom teste de amônia, nitritos, nitratos e pH. Não vejo necessidade de estares a comprar mais testes... :(

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que (palavra corrigida) cada teste desses em separados são 20 euros, Se arranja-se bem mais barato era bem mais fácil.

 

Tens uma solução: arrancas sem testes (ou com esse que falas)... e cruzas os dedos para tudo correr bem.

Montas o aquário, deixas ciclar durante umas 3 semanas e depois metes os peixes. Mas os testes podem vir a ser precisos para um futuro próximo. :(

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem ha kits de testes que sao bem baratos e ja tem varios testes nomeadamente um kit da da nutrafin que tem amonia nitritos nitratos e ph.

 

bom eu n sou da opiniao de deixar o aqua a ciclar 3 semanas, pois independentemente de ele estar a ciclar 3 semanas o ciclo do azoto so vai começar quando introduzirmos materia organica no aquario (isto tb serve para qualquer micro ou macro ecosistema). o ciclo so começa quando houver materia organica para "ciclar".

 

por isso assim que a agua estiver cristalina e livre de cloro podes colocar alguns peixinhos para o aquario ciclar no verdadeiro sentido da palavra.

 

alguns neons ou algo do genero seria excelente e so depois do ciclo estar completo e o aqua estavel e que deveras colocar os discus.

 

bem esta e a minha opiniao, opiniao essa que formei com os conhecimentos de biologia que estudei e com a pratica que tenho (apesar de ser relativamente pouca).

 

e claro que deixar o aqua a ciclar 3 semana n faz mal nenhum eu apenas acho que e uma perda de tempo.

 

miguel n leves a mal a minha discordancia, espero que n!! :roll:

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais