Plantas no meu aqua


Visitante

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário com 50 litros que tem 3 plantas (infelizmente não sei os nomes) e um tufo de musgo de Java.São todas de médias dimensões.O que eu gostava de saber é se tenho plantas a mais/menos no aquário e se a quatidade pode afectar as propriedades quimicas da água (a água que introduzi era naturalmente alcalina, equilibrei o PH para neutro, uma semana a seguir já era alcalino outra vez).Podem-me ajudar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Há certas plantas que na falta de CO2 dissolvido na agua, vão buscar o carbono que necessitam ao Kh (carbonatos e bicarbonatos), chama-se a isto Descalcificação Biogenica. Isto vai fazer com que o Ph suba.

Para saberes a quantidade de CO2 dissolvido na agua mede o Ph e o Kh e utiliza esta tabela http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html para saberes o nivel de CO2. Nem todas as especies têm este comportamento.

Quanto à quantidade de plantas na minha opinião quantas mais melhor :shock: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me sabe dizer qual é o nome da planta que já vi, em várias fotos de aquários, que cobre o fundo do aquário com um tapete verde simplesmente espectacular.Se conhecerem sabem onde a posso comprar??Existem algumas condiçoes especiais para manter esta planta??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem várias plantas que formam o tal tapete.

 

Em principio deves estar a falar da Riccia Fluitans, mas a Glossostigma Elationoides entre outras também forma um belo tapete.

 

No entanto é necessário, paciência e muita luz

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais um maravilhado com o efeito de tapete verde. Não te quero desentusiasmar, mas a maioria é muito difícil, então em aqua pequenos como o teu com pouca luz... Começa por meteres uma amazónia, umas anubias, cabombas, feto de java e musgo de java.

São as plantas mais comuns e baratas, são tão boas como as outras, depois, se a coisa correr bem atiras-te a outros voos. É bom ganhar um pouco de confiânça primeiro.

 

Ó João_m_gil, eu estou cheio de sono e tudo, mas redução no KH não tende a subir o pH, tende a baixá-lo... o KH é como um buffer alcalino.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ó João_m_gil, eu estou cheio de sono e tudo, mas redução no KH não tende a subir o pH, tende a baixá-lo... o KH é como um buffer alcalino.
Lê isto: http://www.thekrib.com/Plants/CO2/decalcification.html

 

Plants like Elodea, Najas, Eigeria, Ceratophyllum, and Vallisneria are able

to utilize the bicarbonate ion, HCO3-,   They remove CO2, leaving behind

OH-.  The high pH created causes precipitation of calcium carbonate on the

leaf.  The increased OH- drives the equation, HCO3- -------> H+ + CO3--  to

the right.  The H+ combines with the OH- to form H2O, and the CO3--

combines with Ca++ to precipitate out as CaCO3.

In short, plants force the pH up when they take CO2 or bicarbonate out of the water.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, não fica tão bonito mas tb consegues fazer o efeito de tapete com musgo de java, sinseramente glosso não aconselho para começar, podes tb esperimentar a riccia que é muito menos exigente, mas que tem alguma técnica no que repeita em mante-la no fundo. Algumas cryptocorines tb dão um efeito bonito para o primeiro plano.

 

As plantas podem ir buscar, bicarbonatos, a composição da água, descalsificação endógena, e isto faz subir o ph, mas não me parece que tenhas planta a mais que provoquem tal efeito, de qualquer forma ajudava se testasses a água que introduzes no aqua.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais