Visitante Publicado Dezembro 21, 2003 Publicado Dezembro 21, 2003 Olá a todos. Acabei de instalar o meu aquário de principiante. Decidi comprar um daqueles kits que vendem nas grandes superfícies. O aquário por enquanto ainda não tem peixes (apenas plantas) e encontra-se naquela fase de incubação que, segundo fui investigando por aqui é fundamental... a minha questão é a seguinte: o meu aquário tem de medidas 60/30/30 comportando portanto 54 litros de capacidade. Queria que me dissessem se o filtro que tenho é o mais adequado para o meu aquário (apesar de eu achar que ele se está a portar bastante, bem por enquanto com as plantas)... o filtro é um TETRA TEC IN600 (para aquarios entre 50 e 100 litros) tendo colocado por isso no minimo o nivel de fluxo dentro do aquario visto estar no limite... Alguém me esclarece? Citar
joao paiva Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 axo k devias por o fluxo do filtro no maximo visto que as recomendacoes que os fabricantes fazem sao,na maior parte das xs, erradas. digam-me se estiver errado. cumps. Citar
Visitante Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 A minha duvida é exactamente essa... como tenho um aquario de apenas 54 litros e um filtro próprio para aquarios entre 50 e 100 litros (o tal da Tetra TEC 600) o fluxo de ar dentro de água não deverá estar no minimo? Citar
joao paiva Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 na minha opiniao acho que devias por o filtro a funcionar no maximo pq a unica coisa k ele vai fazer e filtrar mais vezes a agua no msm intervalo de tempo e isso nao e inconviniente nenhum, penso eu cumps. Citar
Visitante Publicado: Dezembro 21, 2003 Publicado: Dezembro 21, 2003 E o fluxo de agua/ar que sai do filtro? tenho no minimo e mesmo assim sai com alguma força mas que não me parece ser demasiada (fala a inexperiencia)... Ainda não tenho peixes e não sei como eles reagirão a esta "turbolência"... as plantas parecem estar bem e a crescer bem mas os peixes será uma incognita (só penso nos neons...) Obrigado mais uma vez Citar
Visitante Publicado: Dezembro 22, 2003 Publicado: Dezembro 22, 2003 Viva, Não convem estar no maximo por causa dos peixes. Deve ser cansativo para eles estar constantemente a lutar contra a corrente . O filtro deve estar regulado para filtrar 3 a 4 vezes o volume do aquario por hora, ou seja: 54L x 3 = 162 L/h. Citar
Visitante Publicado: Dezembro 22, 2003 Publicado: Dezembro 22, 2003 Boas... Pois é, lendo as instruções que estavam dentro do meu filtro acabei de comprar um filtro que (apesar de estar minimamente adequado para o meu aqua visto ser para aquas entre 50 a 100 litros) filtra 300 a 600 litros hora... está muito além dos tais 162 litros! Que faço? Compro o do nivel abaixo? Citar
JP Publicado: Dezembro 22, 2003 Publicado: Dezembro 22, 2003 O importante é veres no filtro ou na embalagem, e descobrires qual é o caudal que o filtro tem (litros/hora ou L/h). Depois tentas regula-lo para qualquer coisa entre 2x a 5x o volume do aquarios, fazendo como o joão gil aconselhou, qq coisa como 162 L/h. Citar
paulo duarte Publicado: Dezembro 26, 2003 Publicado: Dezembro 26, 2003 Nem só o nº de litros por hora é importante. Tb há que ter em atenção o volume do próprio filtro e as matérias filtrantes que são colocadas lá dentro. Se pensas ter plantas naturais, lembra-te que o carvão activado (mesmo em forma de esponja) é-lhes prejudicial pois retira os nutrientes da água, para além das substâncias nocivas. Quanto ao fluxo de água debitado pelo filtro, é preciso saber que a corrente em excesso prejudica o bom desenvolvimento das plantas, fazendo tb com que o CO2 (que é muito importante para o crescimento destas) se evapore mais facilmente. Há tb alguns peixes, como os escalares, que não gostam de muita turbulência na água. Acho que o teu filtro é + do que suficiente e não creio que seja necessário criar uma grande corrente de água, apenas o suficiente para lhe introduzir algum oxigénio, além do que já é fornecido pelas plantas. Espero ter ajudado Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts