Como alimentar caridinas recem nascidos? [fotos]


Rickardo

Recommended Posts

Consegui fazer eclodir ovos de caridina japonica, agora não sei como alimentar as centenas de camarões bébe que eclodiram, separei os ovos para um recipiente com agua com sal (o mesmo que se usa para fazer eclodir artemia e resultou, agora não sei como alimentar

 

Agradeço qualquer ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto são as fotos possiveis tiradas com o telemovel

 

Pic_3653_8.jpg

 

mais zoom

 

 

Pic_3653_9.jpg

 

as fotos eram de um grupo que estavam ainda a siar dos ovos depois eles dispersam e são minusculos para fotografar, mas da para ver uma serie de olhos (os pontinhos pretos) ja a aparecer fora dos ovos

 

agora toda a ajuda é preciosa para os manter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizardo, agora tas ai com um embroglio em mãos :)

penso que agora teras que lhes dar fitoplancton, agua verde....

Ha uns frasquinhos a venda com isso com o nome de alimento para artemia...

Espero que corra tudo bem

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se um gajo tirar um bocado de agua do aquario e a deixar num garrafao, ao fim de 2 ou 3 dias esta verde (eu sei proque caem casa usa-se a agua dos aquarios para regar as plantas).

 

Essa agua serve?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Antes de mais, parabéns pela iniciativa de tentares manter os naúplios de camarão. :)

 

O alimento ideal para eles deverá ser, nesta fase larvar, muito semelhante a alimento para corais. Há á venda alimento próprio para corais, de diversas marcas, constituido por fito e zooplancton de pequenissimas dimensões.

A Sera tem um produto (Sera Coraliquid - 8euros +/-) que é o mais barato do mercado e igualmente eficaz. Se preferires, tens o Liquizell (Hobby) para alimentar artémias...embora este seja principalmente fitoplancton. Existem produtos da JBL, RedSea, Kent, Coralife...etc, mas cujo preço é muito elevado.

 

De resto, procura na net por mais informações pois existem diversos sites que falam da criação deste tipo de camarões.

 

http://users.skynet.be/caridina-japonica/b...ing_reports.htm

 

Também podes entrar em contacto com o Ricardo Calado ou o Sérgio Leal, que têem vindo a criar algumas espécies de camarões e cuja experiência é fundamental para te ajudar.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto, procura na net por mais informações pois existem diversos sites que falam da criação deste tipo de camarões.

 

http://users.skynet.be/caridina-japonica/b...ing_reports.htm  

 

também tenho uma caridina com ovos e gostaria de tentar também a sua criação. Este site possui bastante informação... :D

Uma dúvida que tenho é se depois de ter as larvas num aquário com 17g/L de sal tenho que ter algum tipo de filtragem ou oxigenação no aquário ou apenas ter que fazer TPAs?

 

Obrigado

 

:lol:

------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá. Quando cheguei hoje a casa deparei-me com uma femea de caridina japonica carregada de ovos... e agora o que posso fazer? Quanto tempo ela demora a largar os ovos e estes a eclodir?

Não consegui abrir este site, só encontrei outras informações, tipo:

 

The female carries the eggs for about 5 weeks before they hatch. The color of the eggs can be used as a rough guide to when they're going to hatch, but a better estimate can be obtained by looking closely at the eggs (e.g. with a hand lens, or, as I do, via a macro photo): if you can see the eyes of the developing embryos through the eggshell, then the eggs will hatch within a few days.

 

Noutro site li que eclodem em uma semana... em que ficamos?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

Agora é que fiquei todo baralhado... Então a caridina japonica não é de agua doce??? Quando eclodem devem ser colocadas num recipiente com sal? (Desculpem a pergunta mas realmente deixa-me baralhado!)

Um abraço.

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Oque se passa é o seguinte:as Caridinas Japonica são camarões de água doce sim senhor, mas estas ao libertarem os ovos estes são levados pela corrente dos rios até ao mar, de onde começam a subir até alcançarem água doce (durante este caminho vão evoluindo passando por diversos estados larvares). Daí que seja necessário colocar as crias em água salgada.

Espero ter ajudado e também espero não me ter enganado :shock::lol:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Acerca de 1 ano que tenho vindo a tentar reproduzir c. japónica. No inicio tentei alimentar com aqua medic plancto e liquizell com muito pouco sucesso. Apenas cerca de 40 (de +- 2000-2500) larvas chegaram ao estado adulto.

Mais recentemente, passei a alimentar com protozoários (ciliados, flagelados,etc) e rotiferos. Convém ter um microscópio para ver quando é que a cultura entra em declínio para começar uma nova. Alimento também com cyclop-eeze em pó misturado com Kent Phyto Plex e parece resultar.

Actualmente tenho cerca de 12 larvas quase a completar a fase larval e cerca de 80 com mais de metade da fase larvar completa. Nesta fase de desenvolvimento a taxa de mortalidade já é bastante reduzida.

 

A fêmea transporta os ovos durante 3-5 semanas (depende da temperatura), não os deposita - liberta as larvas. No meu caso, as larvas levam cerca de 4-5 semanas a completar a fase larval sempre na água salgada. Só quando se completa a fase larval é que faço a transição para a água doce (da mesma forma que aqui: http://caridina.japonica.online.fr/English/Elevage.htm).

 

Quem quiser reproduzir c. japónica deve preparam um recipiente com água salgada com alguma antecedência (2-3 meses no mínimo). Caso contrário está condenado ao insucesso.

Se ainda não o tiverem feito, recomendo a leitura dos seguintes sites:

 

http://mikes-machine.mine.nu/breeding_yamato.htm

http://caridina.japonica.online.fr/English/index.html

 

Os parâmetros que tenho são 22º-24º, luz 24h/24h e 32-34ppm de salinidade.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Filipe, foste muito esclarecedor :D

Achas que haverá hipótese de sobrevivência se se recorrer a água do mar "natural"? Isto é, fazer uma recolha na praia e ir acrescentando dia a dia até ficar apenas água do mar...? Foi uma ideia que me ocorreu... além da salinidade, esta água deve até ter algum alimento natural, não?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que haverá hipótese de sobrevivência se se recorrer a água do mar "natural"? Isto é, fazer uma recolha na praia e ir acrescentando dia a dia até ficar apenas água do mar...?

Essa era um hipótese que gostaria de ter tido…

Não há necessidade de ambientar as larvas à água salgada. Normalmente espero +- 48 horas (não sei qual a utilidade de esperar 48h, mas á assim que faço) depois de nascerem simplesmente apanho-as com uma pipeta e “atiro-as” para a água salgada. Agora, quando passam novamente para água doce, costumo fazer ambientação.

Se recolheres água no mar, tentar também recolher alguns detritos (nas algas ou nas pedras), pois assim terás alguma comida.

Se não tiveres sucesso à primeira (o que é o + provável) , não desistas. Tenta identificar o que correu mal e corrige os erros na próxima tentativa.

 

amanozoe.jpg

As larvas andam sempre a procura de comida no meio dos detritos, e pelo tamanho delas acho que têm sido bem sucedidas. As maiores devem estar a rebentar...

 

Observando melhor as fotos do Rickardo, existe algo que está erro. As larvas quando nascem não costumam estar assim juntas no fundo. Se isso era realmente larvas de c. Japónica, parece que já estavam encostadas à “box”. Agora se elas depois dispersaram então já não sei... Quando uma larva está muito tempo parada no fundo significa que para ela é o fim da aventura. Às vezes aguentam dias assim até finalmente morrerem. Já observei varios nascimentos e assim que a larva se liberta da mãe, nada para a superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais