Teste às rochas


Thor99

Recommended Posts

Boas.

 

Deitas vinagre ou qualquer outra solução ácida (pode ser Sera pHDown ou outro qualquer produto para baixar o pH da água) se efervescer (fizer bolhinhas) então a rocha é calcária.

 

Se estiver errado corrijam-me.

 

Cumpts,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A forma mais simples é deixando pingar vinagre ou outro ácido qualquer em cima delas. Se borbulhar...então são calcárias.

 

Também podes deixar "de molho" em água destilada e, passados alguns dias, medir a dureza da água. Se a água estiver mais dura, então há fortes possibilidades da rocha ser calcárea.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o devido respeito, o vinagre é bom é para saladas, faz assim:

 

vai ao Leroy Merlin ou outra loja para bricolage e compra uma garrafa de ácido para limpar tijoleiras, eles vendem HCL, ácido cloridrico, normalmente usado para queimar entes queridos em ataques de ciumes, com uma concentração jeitosa, tens de ter muito cuidado ao manusear o liquido pelo que te aconcelho também a comprares umas luvas de borracha bem grossa (são caras mas queimar uma mão tb é). Depois testas as pedras com o ácido, se alguma for calcária vai fazer enfevercencia... muita enfevercencia.

 

O que se passa é que o vinagre pode ser fraco demais para reagir com alguns tipos de calcário, tb tive esse problema e foi o que descobri.

 

Podes sempre testar as pedras num balde com água, mas certifica-te que o PH da água é estável, i e, não tem CO2 dissolvido.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o acido muriatico das casas de banho tb é uma solucao de acido cloridrico... pode-se usar...

 

procura uma zona plana da pedra, deitas umas gotas de vinagre, se passado umas horas passares por ague e a pedra tiver igual, é porque não é calcarea...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais