Novo aquário de ciclídeos africanos- ajuda...


Visitante

Recommended Posts

Boas!!!

Gostaria aqui de expressar o meu agrado pelo fórum, foi uma ideia genial!!!

Ando a pensar montar um aquário de ciclídeos africanos visto o ph da agua da minha zona ser elevado com grande efeito tampão!!

Tenho um aquario de 60 lts com o material todo pois ja tive um comunitário de pH neutro... mas decidi mudar! :lol:

Assim, o aquário deve ter que cuidados especiais, em relação a um comunitário?

Só devemos colocar pedras como decoração? ( sempre assim em fotos! )

Os ciclideos africanos são peixes fáceis de tratar ou necessitam de alguma atenção especial?

Outras sugestões?

 

Um bem haja a todos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

Primeiro que tudo deves tentar escolher as espécies que vais colocar no aquário. Com 60 litros não podem (devem) ser muitas.

 

Eu costumo ter os ciclídeos do Malawi a PH 8-8,5 e os Tanganica a PH 8,5-9. Se forem outros africanos, vai depender da espécie mas geralmente é um PH mais baixo.

 

As decorações geralmente são compostas por rochas porque eles, uns são vegetarianos e outros desenterram as plantas constantemente o que não é muito decorativo.

 

Num aquário com ciclídeos do Tanganica que montei há uns meses e que a dona do aquário insistia em ter umas plantinhas artificiais, até essas (era de seda) foram todas desfeitas!!! :lol::lol:

 

Podes tentar colocar fetos de Java, musgo de Java ou Valisnérias... depois tudo depende dos habitantes.

 

As rochas devem ser calcarias para manterem o PH alto e tornar a água mais dura. O aquário deve estar bem iluminado. No fundo podes colocar areão fino para ciclídeos ou areia. Eu costumo usar uma mistura dos dois.

 

Depois quando tiveres os peixes, se tiveres algumas dúvidas, pergunta, ok?

:lol:

 

Boa sorte!

 

www.zooexotico.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo Dias..

 

Queria deixar aqui só uma nota.. os aquarios, quanto mais pequenos são, mais dificeis são de manter. É necessário fazer mais mudas de agua, limpar o filtro mais frequentemente, etc.. uma trabalheira dos diabos, que muitas das vezes as pessoas esquecem. Seja como for.. 60 Lts já é razoável... não consigo perceber aquelas pessoas que têm peixes em aquarios de globo.. muitas das vezes nem 2 litros aquilo leva. Enfim..

 

Quanto ao biotipo a usar.. se estás obstinado a fazer um aquario africano, a decoração a é essencialmente composta por rochas.. o que acho deveras "deslambido" hehehe.. tenho no meu comunitário 2 kribensis e nunca os vi a desenterrarem as plantas, por isso acho que uns fetos de java nao ficavam mal no teu aquario. São plantas resistentes e faceis de manter.. embora deixasse de ser um biotipo africano (mas isso tb ninguem ia reparar! lol!! Quanto aos ciclideos africanos a usar.. depende do teu gosto pessoal e da qualidade da água (ph, por exemplo) .. se tiveres um ph de 7.5 (por volta disso) aconselhava-te os Kribensis.. são faceis de manter, muito resistentes e comem muito pouco.. por isso até poupas na comida! :lol: São peixes muito bonitos e de comportamento peculiar.

 

Boa Sorte.

:lol:

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

Hugo, também eu mudei para os Ciclideos Africanos essencialmente devido às caracteristicas da água da minha região.

 

As exigências que este tipo de peixes são as exigências que devemos ter em qualquer aqua mas com algumas vantagens, senão vejamos:

- o tipo de iluminação é secundário;

- são peixes mais resistentes e menos propicios a doenças;

- são os peixes de água doce com o tom de cor mais parecido aos peixes de água salgada;

- são peixes extraordináriamente "espertos" - normalmente são peixes que conhecem o seu dono... isto é verdade.... se estiver sentado ao lado do aqua os meus peixes tendem a se concentrar junto ao local onde estou.

 

É claro que temos de lhes proporcionar uma água alcalina e dura. As rochas principalmente as calcárias são por isso muito utilizadas, porque não só ajudam a endureçer a água como são essencias na criação de esconderijos e espaços pelos quais os habitantes depois vão "disputar". É certo que são algo territorialistas mas existem centenas de diferentes especies de Ciclideos Africanos... há que saber escolher as especies certas para o aqua que temos.... é claro que não vais comprar um ciclideo que atinge 30cm para um aqua de 60cm boa!... é claro que não vais comprar apenas machos de um determinada especie mais territorialista certo!

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg a todos os que me responderam... é, depois de tanta conversa fiquei é com vontade de comprar um aquário maior, de 120/150 Lts!!! :) Alguém me poderá dar uma ideia de em quanto ficará este investimento?? ( em principio tenho de comprar o material todo de novo para este não é assim? )

é um bom investimento, visto que aí já dá para encaixar quase todo o tipo de aquários tipo, e peixes não é?!! e assim o de 60 Lts ficaria para apoio ou de sump no caso de o grande ser marinho no futuro...

Não querem por aqui no tópico algumas fotos de aquários vossos com cíclideos africanos, e o setup sff... :arrow:

 

Grd abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querem por aqui no tópico algumas fotos de aquários vossos com cíclideos africanos, e o setup sff...  :)  

 

Grd abraço a todos

Aqui no tópico não... no fórum de fotos e vídeos, ok? Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a ideia do novo investimento foi a melhor! :lol:

Mas já q vais comprar td novo...estica um bocado a corda e compra o maior q conseguires! Não te vais arrepender! Qt maior,mais peixes, melhor é a interação, defesa de territoris, etc(o q é mto interessante de observar! :lol: )!

 

Faz uma pesquisa na secçao das fotos e videos sobre africanos ou algo do genero! Aparece logo qq coisa! Pessoalmente, e do q me lembro de ter visto, o do rui estrelinha ta mto bom! :wink:

 

Para 60cm aconselho-te um casalinho de hemichromis thomasi! São bte bonitos e para o tamanho do aqua eu diria q é o ideal! Actualmente mantenho um casal num aqua de 60cm... :P

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo, antes do mais , obg por teres respondido...

Quanto ao maior aquario, tenho um spot no meu quarto onde fica um ideal de 100+40+50, entao talvez "estique para aí"!!! :wink: Mas preocupam-me as trocas de água... são muitos litros a trocar!! Depois ajudas-me a arranjar uma solução para isso... lolol

Abração e obg[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazeres trocas em aquas de 150 ou de 200L...é quase o mm! Eu tenho dois aquas no meu quarto e troco cerca de 40/50L de agua de 15 em 15 dias! è uma rotina... é bem compensado pelo prazer de ve-los a nadar, a dividir territorios, na disputa do lider do grupo! Vais ver! Não te vais arrepender! :lol:

 

Acho q há um aqua c essas medidas à venda aqui no forum... :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pela ajuda, tou muito mais esclarecido... A iluminação é mesmo a básica... até a que vem nos kits de aquário serve não é?? Sim, e quem troca a 150 troca a 200.... alguém conhece mais algum site interessantre para ler mais coisas de ciclídeos??

 

Bom Natal a todos!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!!!

Retomo este tópico sabendo que já tenho disponivel um aqua de 240 Lts... :oops: O Pai Natal é grande!!

Só me falta arranjar o material mas pus isso noutro tópico, que , podem ir espreitar na mesma... ehehe

Agora, para o fundo, o ezystile pôs um tópico porreiro, gosto da opção de areia da praia. Posso arranjar um "tapete" para o fundo e cobrir o resto com mistura de areia/pedras e juntar umas rochas cálcáreas na decoração?? O "tapete" tem por finalidade evitar o contacto directo com o vidro por parte do peixe e/ou rochas, etc... Que posso utilizar para tal tapete?

A minha água tem pH 7.6, KH 260mg/L e DH 140mg/L... é mais aconselhado ir para o Lago Malawi?! assim nem preciso de mexer nos parâmetros e as rochas irão aumentar o seu valor ligeiramente que até é bom...

Boas Festas a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Q grande pai natal q apareceu por ai! :oops:

Fizeste uma excelente opção! Quais são as medidas do aqua? 120*40*50?

Vais optar por malawi por causa da agua ou é mm por gostares mais desse peixes e lago em relação a tanganyika?

 

Acho q para o dito tapepe por baixo da areia podes utilizar esferovite. Mas não tou certo disso... :oops: acho q no topico do ezystile falava sobre isso!

 

 

abraço e boas festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois...!!

O pai natal foi generoso mm :) são 120*40*50!!

Onde é que posso encontrar placas de Isopor para recobrir o fundo do aqua e as paredes traseiras/laterais sujeitas ao "encosto" das rochas??

Ezystile, no teu site, no montando um aqua, que contêm os sacos de areão??

Quanto a tua pergunta paulo, não sei que tipo de peixes vou por ainda... fiz o teste da Jager a minha agua e deu PH de 7.4... como vou por mais umas rochas e tal, via onde iria parar o PH e depois decidia..., mas hoje, ao comprar o aqua vi que os ciclídeos de Tanganika crescem geralmente menos e isso agrada-me (muito) mais pois assim o aqua "parece-lhes maior", mais espaço para nadar e também não gosto muito de ver peixes grandes...

Que tipo de plantas são de biótipo destes lagos?? (ouvi falar em anúbias...). Tava a pensar fazer uma escarpa de rochas no aqua de um lado e colocar no resto do aqua um fundo de rochas baixas recobertas por areia em algumas zonas... e gostaria de por umas poucas plantas nessa escarpa, daria um efeito excelente!!

Quanto a iluminação, as T5 são sem dúvidas excelentes mas mt caras... acham que uma calha do AKI faria o mesmo efeito após por uma luz daylight atrás e outra azul a frente.. que tal vos parece??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo!

naqueles sacos tem um substrato chamado aragonita sugar size e uma areia muito alcalina e fina, nos usamos esse substratos para manter o pH do aquario sempre alto, voce encontra em lojas que tenham aquarios marinhos, no seu caso se preferes peixes do Tanganika e o substrato ideal. quanto a plantas dos biotopos, as Anubias não se enquadram pois são originarias da Africa oriental, as plantas encontradas nos lagos são

Vallisneria spiralis variedade denseserrulata, Ceratophyllum demersum , Myriophyllum spicatum, Potamogeton pectionatus e Potamogeton schweinfurthii.

se precisar subir o pH pode faze-lo com bicarbonato de sodio, uma colher de sopa diluida em agua, mas deve-se fazer isso lentamente ate alcançar o pH desejado, isso deve ter um intervalo de 24 horas a cada novo ajuste.

espero ter ajudado

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Onde é que posso encontrar placas de Isopor para recobrir o fundo do aqua e as paredes traseiras/laterais sujeitas ao "encosto" das rochas??
Se é o q eu tou a pensar tb está à venda na loja q te indiquei para as T5! É questão d fazeres um telefonema!

 

 

 

Que tipo de plantas são de biótipo destes lagos?? (ouvi falar em anúbias...).  

 

Acho q as valisnérias são das poucas plantas q encontras nestes lagos(falo de tanganyika com mais certeza...conheço mto pouco de malawi)! No entanto acho q umas anubias não se dariam mal! Até ficam mto bem no meio das rochas! Tens q ter atenção ao ph!!! Poucas plantas suportam ph acima de 8! :P

Em mtos "biotopos" dos gdes lagos africanos utiliza-se musgo de java! Embora não se encontre por lá tb dá um bom efeito e é sp uma boa fonte de alimentação para os peixes herbiveros!

 

 

 

mas hoje, ao comprar o aqua vi que os ciclídeos de Tanganika crescem geralmente menos e isso agrada-me (muito) mais pois assim o aqua "parece-lhes maior", mais espaço para nadar e também não gosto muito de ver peixes grandes...  
Sinceramente gosto mais de tanganiyka! Tem peixes mto interessantes e distintos! Tens os conchicolas (bons para o fundo; fazem o ninho dentro de cascas de caracois - mto bonito!): brevis, ocealatus, etc. Para mim dos peixes mais interessantes de se manter! Dp tb tens os tropheus, altolamprologus (adoro estes peixes!), neolamprologus,julidochromis, os cyprichromis leptosoma (normalmente vivem em cardume!), etc! Tds peixes mto lindos! O problema (pelo menos para mim) é escolhe-los! :P

No entanto malawi tb tem peixes pequenos e com boas cores(melhores q tanganyika! Por exemplo os melanochromis(gosto particularmente do auratus e chipokae, chegam ambos a 13cm)e tb os pseudotropheus (variam, mas há de 13 e até 10 cm!).

Agora é uma questão de gosto!

 

 

 

Quanto a iluminação, as T5 são sem dúvidas excelentes mas mt caras... acham que uma calha do AKI faria o mesmo efeito após por uma luz daylight atrás e outra azul a frente.. que tal vos parece??

 

Funciona! :shock: Mas as T5 são excelentes! Um amigo meu comprou umas pa um aqua igualzinho ao teu e tá mto satisfeito! Não quer mais nada!!! Dão uma iluminação mto boa! Não aquecem (no verão isto da imenso jeito! principalmente pa quem tem o aqua no quarto... :P )! E não piscam a acender ou enquanto tao acesas (pelo q ouvi dizer as florescentes normais piscam constantemente...será uma fonte de stress pa os peixes? :)

 

 

 

Acho q já fui mto extenso... :)

Desculpa... :P

abraço :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a cada colher de Ca(CO3)2 dissolvida, quando tiver o tal valor de pH ( acho que Tanganika é bom o 8.4/8.6...?!) , este valor vai-se manter?? é que a minha água tem KH de 260mg/L!! Conheces alguma loja que venda essa variedade de plantas, em Lisboa, arredores??

Ezstile, esferovite é uma solução viável para o fundo do aqua??

 

I will return...!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em mtos "biotopos" dos gdes lagos africanos utiliza-se musgo de java!

Oi Paulo se utiliza musgo de java não e biotopo, um biotopo indica que todos os animais e plantas são da mesma região geografica.

 

Oi Hugo, CaCo3 e carbonato de calcio que e praticamente insoluvel , o bicabornato e NaHCo3, para manter o pH e so adicionar o bicarbonato na agua das trocas parciais.

desculpe minha ignorancia o que e esferovite?

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

paulo_lourenço escreveu:  

Em mtos "biotopos" dos gdes lagos africanos utiliza-se musgo de java!  

 

Oi Paulo se utiliza musgo de java não e biotopo, um biotopo indica que todos os animais e plantas são da mesma região geografica.

 

Eu sei ezstyle! Foi por isso q coloquei entre aspas! :)

Tem os peixes o tipo de rocha e td o resto tem é lá o musgo pa alimentar os herbiveros e pa dar esconderijo a possiveis alivins...

 

abração!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Não vi que eras do Brazil!!! :) pois, então vou usar a tal esferovite, compro um frigorífico e o assunto fica resolvido... lol

Ah, e troquei o carbonato de calcio pelo NaHCo3, desculpa...!

Quanto ao biótipo, eu gostava de fazer um biótopo do tanganika, que tipo de rochas há no lago? Se calhar vou pecar aí... não sei onde vou encontrar as rochas todas necessárias! Só se for "pedir emprestado" ao Pavilhão de Mineralogia do Ist( instituto superior técnico) , não é paulo?! :wink:

Uma coisa que me faz ainda confusão é distingui-los pelo nome, só se usam termos ciêntificos para os africanos... tava habituado ao guppy, platy, escalar, néon, agora só vejo , cratas, chromis, logos... lolol

Vai lá com o tempo não é?!! Qual o preço a que compram vossos "africanos"? Na loja a que fui o preço médio era os 10 euros...

Abraço a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas é mais com o domingos... :lol:

 

As rochas utilizadas são na sua maioria calcarias! Em minerologia falamos disso! Mas da uma vista de olhos ao topico q está nesta secção (ciclideos) q fala dos biotopos! Foi o ezstyle q o escreveu. Tá mto bom! :wink:

 

Apareceu no mercado há lgum tempo umas "rochas" artificiais pa este tipo de biotopo! Ao q parece conservam mto bem o ph e são bte bonitas! Não sei é o preço...

Ezstyle, qual é a tua opinião sobre estas rochas?

 

O preço dos peixes varia bte...varia mto de especie para especie! Há peixes a 10euros mas tb ha a 25 ou 50euros!Depende mto...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

essas rochas de que falam são vendidas na red fish (telheiras) a 6 euros o kilo, e são muito boas para manter o ph, se quiseres rochas naturais, sempre podes aproveitar uma bela tarde de fim de semana para as procurar nos arredores de lisboa (Serra dáire, de Montejunto ou Arrabida),

...estas rochas, tanto artificiais ou naturais, so têm um senão: a sua cor branca nao tem muito a ver com a cor das rochas encontradas, no l.tanganika/l.Malawi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais