cor de rocha


Recommended Posts

boas pessoal

 

espero que me possam ajudar

 

ai a 3semanas comprei cerca de 25 kg de rv que tinha sido maturada as escuras! logo nao tinha alga coralina! era quase branca exepto alguns ponts que aind possuia uma corzita cor-de-rosa mt claro suponho alga coralina!

 

agora apos estas semanas em meu aquario tenho vindo a notar algumas modifiçoes! o cor-de-rosa claro tem vindo a escurecer para um violeta escuro!e em algumas zonas torna-se quase vermelho mas nada filamentoso! iston é algas marron?? é que em nada sao parecidas com aquelas algas castanhas que possuia no inicio do aquario! tambem na rv tem, surgido alguns focos de algas verdes mas nada demais! tb vem aparecer cada vez mais focos de cor-de-rosa que suponho ser alga coralina!!!!

 

o mais corioso é que o aquario encontra-se em iluminaçao! so mesmo a luz do sol! e ja tem 3 anos de existencia! como é isto possivel?? é normal isto acontecer???

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

mesmo a HQI mais perfeita do planeta, não chega aos calcanhares do sol.

 

Tive um plantado que funcionava deficientemente apesar da envolvente tecnológica relativamente complexa.

 

Às tantas passei-me com tanta alga, mudei a luz para metade, parei fertilização e CO2 e principalmente abri a janela de modo a que o aquário levasse com luz de chapa umas boas horas por dia.

 

Aconteceu o contrário do que dizem os livros :twisted: Adeus algas!

 

A ideia de usar iluminação natural em reef ganha cada vez mais terreno a ponto de haver pessoal que instala os aquários debaixo de claraboias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo contigo apisto

 

nunca pensei ver alga coralina a crescer neste tenque qeu vai contra todas as teorias aqui defendidas!

nunca teve escumador a excessao desde que tem rv!

como filtro biologico tinha uma placa de fundo

circulaçao é so 12x o volume

nao tem iluminaçao de nenhum tipo

nunca foram efectuadas taps, so mesmo reposicoes com agua doce que nem de osmose é! mas no entanto pedi emprestado os testes e um colega meu! que por acaso foram os 1ºs testes que fiz de amonia e nitratos etc no aquario e os niveis estao tods dentro dos conformes! ate os nitratos! nao estao a 0 mas estao muito perto disso! devo ter é fosfato na agua pois tenho alguma incidencia de algas verdes mas nada que nao esteja controlado!

nao existe qualquer tipo de equipa de limpeza! ~

e a populaçao resume-se a um hepatus e a 1 donzela!

no entanto nao ouve baixas neste aquario que ja se encontra em funcionamento a 3 anos! a nao ser a d um palhacito que morreu depois de um ataque brutal por parte da donzela!

 

come sera isto possivel???????

 

em relaçao a luz se soubese disso a mais tempo nao tinha comprado iluminçao tinha feito um sistema com claraboias sai muita mais barato! e sem sbreaquecimento! heheheh

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Aconteceu o contrário do que dizem os livros  :oops: Adeus algas!

 

A ideia de usar iluminação natural em reef ganha cada vez mais terreno a ponto de haver pessoal que instala os aquários debaixo de claraboias.

 

A minha melhor opção no local de um futuro reef é mesmo em frente a janela. Ira apanhar com toda a luz solar da tarde. Tou um pouco recioso.. será que n irei ter assim tantos problemas?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como ja foi ditonema melhor HQI chega aos calcanhares da luz do sol. A luz nunca é em excesso e se soubermos como lidar com as algas num sistema ja estavel penso que a troca de qualquer sistema de iluminação pela luz solar seja prefeitamente aceitavel.

mas...

 

HQI's não se comparam a luz natural assim como o mais perfeito aquario não se compara com um sistema natural! (e mesmo nestes as algas existem)

 

Fica a questão se será ou não possivel.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha melhor opção no local de um futuro reef é mesmo em frente a janela. Ira apanhar com toda a luz solar da tarde. Tou um pouco recioso.. será que n irei ter assim tantos problemas?

 

Estou contigo!

 

Mas eu provavelmente usava um método de aproximação sucessiva.

 

Primeiro deixava o aqua 15 a 21 dias só com actínica para estimular a coralina. Depois começava a meter HQI e luz solar no fotoperíodo mas MUITO gradualmente.

 

Algas vai haver sempre mas no meu caso cada "explosão" delas era rapidamente substituida por uma nova de outra espécie. Com luz solar à mistura as coisas podem ficar menos controláveis por isso muita calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais