Ajudem-me a renovar isto


Recommended Posts

Oi pessoal,

 

no ultimo mes e meio desleixei-me um pouco com o aqua, e agora é que são elas. Algas é o que não falta. E nunca consegui que as algas desaparecessem do meu aqua definitivamente, já que estão por todo o lado no areão e numas pedras que por lá tenho. esta é portanto uma questão que vos quero colocar:

 

como resolver o problema das algas?

 

agora em relação à dita renovação, a única coisa que tenho como substracto é areão grosso e areão fino, sem qualquer tipo de fertilizante. não sei se influencia mas mesmo com introdução de CO2 caseiro as plantas não duram muito tempo até terem algumas algas (nada de especial), mas existem outras plantas que se aguentam bem (sassifloras que agora devem estar todas mortas...)

 

o que fariam voces?

retiravam o areao todo e repunham outro? como fazer isto já que existem peixes no aqua, e além disso estamos a MATAR a colónia de bactérias do areão existente?

 

e caso quisessem mudar um aqua deste tamanho, pensavam em que tipo de soluções? marinho? biótopo doce? comunitário cheio de imaginação? eheh

 

vamos então ao setup do aqua:

60x40x35 (dá 75 litros reais)

1 power glo 15w

1 aqua glo 15w

(luzes ligadas 7h)

filtro interno fluval 2 plus

termostato 100w

CO2 caseiro (neste momento está "gasto")

 

já se encontra montado já à quase 2 anos

 

flora:

Limnophila sessiliflora (devem ter morrido...)

valisnérias

elódeas (estas estao definitivamente mortas)

Ludwigia Repens (será??)

Hydrocotyle leucocephala

 

fauna:

1 synodontis "invertido"

1 escalar

2 dânios

1 bótia "yoyo"

1 bótia "zebra"

1 que me deram inda ñ consegui identificar a espécie...

 

agora umas fotos (têm cerca de 2 meses...)

 

quando as plantas estavam no auge:

1.jpg

 

o tal não identificado

2.jpg

 

co2

3.jpg

 

botia, no tronco

4.jpg

 

com as plantas referidas em cima, excepto as sessifloras

5.jpg

 

o bótia em cima das pedras cheias de algas, e o synodontis lá atrás

6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu no teu aquário fazia o seguinte....

 

> Mudava o "areão". É muito "grande" facilmente nos apercebemos que se trata de aquário "pequeno". Falta-lhe noção de espaço..

> Tirava o tronco. Seguindo a lógica do espaço...

 

Depois claro se quisesses investir.. punha plantas para dar um jeinho a isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e como mudar o areão?

não vai dar cabo das bactérias no aqua? posso manter os peixes lá, desde que com o devido cuidado? remexer totalmente no areão não vai fazer uma explosão de detritos??

 

brigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Mas eu parti do presuposto que irias mesmo "mudar" o aquário e não fazer algumas alterações... e isto para manteres os estilo "plantado".

 

Com esse tamanha tambem acho que não tens muitas opções :roll: Estas como eu, enquanto não mudo para um Aqua de 3 digitos de litragem...

 

Podes sempre mudar para o lado do Tanganyika (Conchiculas), que será o meu proximo "projecto".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

como resolver o problema das algas?

 

As algas desaparecem se o problema fôr resolvido na origem. Tens de verificar se tens nitratos ou fosfatos a mais no aquário, e qual a sua origem.

 

Mesmo sem fazer os testes, a melhor solução passa sempre por fazer mudanças mais regulares de água. Vai mudando a água em pequenas quantidades e em intervalos pequenos.

 

Pelo que percebi, não tens nenhum comedor de algas...talvez fosse bom arranjares um (SAE por exemplo).

 

 

retiravam o areao todo e repunham outro? como fazer isto já que existem peixes no aqua, e além disso estamos a MATAR a colónia de bactérias do areão existente?

 

Que mal te fez o areão?

Deixa estar o areão quieto, não lhe mexas. Se quiseres aspira-o ligeiramente...e pronto.

 

e caso quisessem mudar um aqua deste tamanho, pensavam em que tipo de soluções? marinho? biótopo doce? comunitário cheio de imaginação? eheh

 

Deixa estar o aquário quieto...

Se queres melhorar, trata de mudar um pouco a fauna:

- Retira o escalar, vai ficar muito grande e o aquário é pequeno.

- Adquire mais dânios (faz um cardume de 6 exemplares, por exemplo)

- Retira uma das espécies de botia, e acrescenta mais exemplares da outra (se quiseres, claro)

- Adquire um comedor de algas que não cresça muito (SAE ou otocinclus são o ideal, embora um peixe-gato pequeno também seja opção -> ancistrus, por exemplo).

 

De resto, é uma questão de deixar o aquário andar...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já agora (não tinha reparado...):

mesmo com introdução de CO2 caseiro as plantas não duram muito tempo até terem algumas algas (nada de especial), mas existem outras plantas que se aguentam bem (sassifloras que agora devem estar todas mortas...)
1 power glo 15w

1 aqua glo 15w

(luzes ligadas 7h)

 

Para as plantas crescerem:

- Aumenta o período de iluminação para 10-12 horas.

- Verifica o estado das lâmpadas (menos de 1 ano?)

- Seria bom aumentares a tua iluminação para valores perto dos 45W (estás com 30W), embora não essencial.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que mal te fez o areão?

Deixa estar o areão quieto, não lhe mexas. Se quiseres aspira-o ligeiramente...e pronto.  

 

Eu é que sugeri mudar o areão.. :roll: Se o areão fosse um pouco mais fino ajudaria a dar-lhe "tamanho".

 

O "tipo" de aquário que referi a pouco...

 

http://cichlid-forum.com/tanks/displaytank...yle=1&tank=6224

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

respondendo às vossas questões:

 

os nitratos estão a 5/ 10mgL, mas neste momento ñ sei bem (há +- 2 meses que não mexo no aqua :? )

 

os fosfatos ñ sei... não tenho esse teste.

 

o escalar já está grandito, o aqua tem uma altura consideravel (40cm) por isso dá a sensação nas fotos que é pequeno, mas já está grande, não me parece que cresca mais (já lá vai +- 1 ano que aqui anda)

 

os dânios já só são 2, mas foram os meus primeiros peixes (quase 2 anos - tinha 6, de facto, mas neste momento não me parece que os volte a colocar)

 

já tive coridoras, 2 comedores de algas chineses logo no início, mas nunca tive otocinclus nem SAE, quanto aos ancistrus ñ conheço ou ñ tou a ver quais são mas vou averiguar

 

a questão do areão foi essencialmente por uma questão estética e por ser difícil prender algumas plantas neste tipo de areão sem que o enorme synodontis me dê cabo de tudo :lol:

 

as luzes foram trocadas em janeiro, portanto estão boas, troquei a sunglo por uma powerglo (não gostava do tom amarelo da sunglo), e troquei a aquaglo por 1 nova

 

o período de iluminação para 10 12 horas? não sei, voces percebem muito mais disto do que eu, mas acho demais, se já tenho tantas algas...

 

não consigo alterar a iluminação para 45w porque a calha só leva 2 lâmpadas, é uma calha "light-glo" da hagen (o aqua é hagen). já pensei em abrir o aquário e meter outro sistema de iluminação, mas às vezes oiço um peixe qq a fazer PLOFFF na água, tenho medo que eles saltem fora :roll::lol: e além disso ia-me manter no inverno a água muito mais fria e iria evaporar-se muito mais rápido (axo eu :D ), o que sugerem para alterar a luz disto?[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

os nitratos estão a 5/ 10mgL, mas neste momento ñ sei bem (há +- 2 meses que não mexo no aqua

 

Mudanças de água para acabar com os nitratos são essenciais, visto não teres crescimento de plantas.

 

os fosfatos ñ sei... não tenho esse teste.

 

Nem precisas...se tens crescimento de algas é porque há algum problema de fosfatos/nitratos. A única solução é recorrer a mudanças frequentes de água (desde que esta não tenha fosfatos/nitratos).

Caso queiras gastar algum dinheiro, compra os testes de fosfatos...e uma resina/esponja para os eliminar de forma permanente e prolongada.

 

o escalar já está grandito, o aqua tem uma altura consideravel (40cm) por isso dá a sensação nas fotos que é pequeno, mas já está grande, não me parece que cresca mais (já lá vai +- 1 ano que aqui anda)

os dânios já só são 2, mas foram os meus primeiros peixes (quase 2 anos - tinha 6, de facto, mas neste momento não me parece que os volte a colocar)

já tive coridoras, 2 comedores de algas chineses logo no início, mas nunca tive otocinclus nem SAE, quanto aos ancistrus ñ conheço ou ñ tou a ver quais são mas vou averiguar

 

- Se achas que o escalar está bem e não tem problemas de crescimento, então deixa-o ficar.

- Os dânios são peixes de cardume, ficam melhor em cardume (pode ser até que se reproduzam)

- Para manter as algas controladas, para além de utilizares uma boa água no aquário (livre de fosfatos e nitratos), a ajuda de um comedor de algas é sempre bem vinda.

 

a questão do areão foi essencialmente por uma questão estética e por ser difícil prender algumas plantas neste tipo de areão sem que o enorme synodontis me dê cabo de tudo

 

Com areão mais fino, o problema do synodontis arrancar as plantas mantém-se. Não é um peixe para plantados...

Se queres mesmo colocar um areão novo (por uma questão estética) e deitar fora esse, retira uma parte do que estás a usar (50%) e coloca do novo (50% do total) num dos cantos do aquário. Ao fim de umas semanas, retira os restantes 50% do antigo...e enche com o novo.

Assim evitas retirar todo o areão de uma vez, não provocando um pico muito grande de compostos azotados (amónia e nitritos).

 

o período de iluminação para 10 12 horas? não sei, voces percebem muito mais disto do que eu, mas acho demais, se já tenho tantas algas...

 

Põe 10-12 horas e não te preocupes com as algas. Quando resolveres o problema dos nitratos/fosfatos e colocares um comedor de algas...elas desaparecem.

 

além disso ia-me manter no inverno a água muito mais fria e iria evaporar-se muito mais rápido (acho (palavra corrigida) eu

 

Mas não usas aquecedor no aquário? :)

A temperatura do aquário é controlada pelo aquecedori...não pela tampa do aquário. :?

Sim, vai evaporar-se mais depressa se o aquário estiver destapado, mas...

 

o que sugerem para alterar a luz disto?

 

...podes retirar essa tampa, e colocar uma tampa de vidro. Odeio aquário com tampa integrada! :D

Depois de colocares a tampa de vidro, podes melhorar á vontade a iluminação.

Pessoalmente prefiro aquários sem tampa, pois nestes as trocas gasosas são melhores e há um melhor aproveitamento da luz.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

bem diesel_car isso é que é dar dicas :wink: 5 estrelas!

 

quanto ao aquecedor de aquario, CLARO que uso :lol: ! uso um termostato de 100watt

 

quanto ao areão, só não sei mesmo é como o retirar... é que se fôr lá e pegar com a mão o areão, e o for retirando, tenho a certeza que a água vai ficar muito suja, tenho receio pelos peixes... já alguém fez isto na presença dos respectivos habitantes do aquário? correu tudo bem?

 

quanto à tampa, não sei, dá me a sensação que a qualquer altura um maluco dos meus peixes dá-lhe uma coisinha má e salta dali para fora se não tiver a tampa :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao areão, só não sei mesmo é como o retirar... é que se fôr lá e pegar com a mão o areão, e o for retirando, tenho a certeza que a água vai ficar muito suja, tenho receio pelos peixes... já alguém fez isto na presença dos respectivos habitantes do aquário? correu tudo bem?

 

Eu quando quero alterar o layout do meu plantado e inclusivamente o areao faço o seguinte:

 

Tiro os peixes e 70/80% de água para bidões e baldes.

Retiro o areão do aqua já quase sem água.

Coloco o novo areão.

Coloco a água dos bidões

Volto a colocar os peixes.

 

Tirando a horinha que estão no balde....os peixes quase não dão por nada!

 

Uma operação dessas com 75L é fácil. Se me falasses de 500L é que achava mais díficil. Mete mãos à obra! :?:

 

Abraço

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou então procurar uns contentores de água para não encher o quarto de baldes! ehhehe

 

desta forma, que tipo de areão aconselham? o que devo meter para além do areão? (é que já ouvi falar de fertilizantes mas não conheço nem sei bem o que é nem como se aplica) acham que areia + fertilizante é uma boa combinação? as plantas gostarão? e os peixes? synodontis e peixes do género não farão muitos estragos com areia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tiro os peixes e 70/80% de água para bidões e baldes.

Retiro o areão do aqua já quase sem água.

Coloco o novo areão.

Coloco a água dos bidões

Volto a colocar os peixes.

 

Mais uma vez...aconselho-te a não retirar o areão sem tomar algumas medidas. Ao retirares o areão todo, vais tirar a maior parte das bactérias que se encontram no aquário (ainda por cima tens filtro interno :wink: ).

 

Se retirares os peixes...depois o areão...colocar novo areão....colocar os peixes, vais ter um grande pico de amónia devido á quase inexistência de bactérias no aquário. Então esperaste tantas semanas para o aquário ciclar, e agora vais retirar as bactérias todas do aquário? :?:

 

Faz o que te disse, retira apenas uma parte do areão (durante esta fase, coloca os peixes num balde pois o aquário ficará enublado). De seguida coloca uma parte do areão novo no aquário (separado do outro com pedras ou plásticos). Quando o aquário estiver pouco enublado, coloca os peixes. Espera algumas semanas até colocar o restante areão...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok percebido diesel car, não vou fazer disparates então... só um aparte ele não está a ciclar, já está montado à quase 2 anos :wink:

 

bom então mas explica-me uma coisa, estou inclinado para a areia branca como areão, devo colocar mais alguma coisa por baixo da areia ou só exclusivamente areia? (não esquecendo que estamos a falar de 50% do fundo diesel car :lol: ) 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

só um aparte ele não está a ciclar, já está montado à quase 2 anos

 

Eu sei que o aquário não está a ciclar...o que queria dizer era que, quando o montaste, tiveste de esperar algumas semanas antes de introduzir os peixes para que houvesse a criação de bactérias suficientes para que, quando colocasses os peixes, estas nitrificassem os compostos orgânicos...e os peixes não morrerem.

Ao fim de 2 anos, já tens muitas bactérias no aquário (filtro, areão..), portanto se retirares o areão, irás ficar apenas com algumas bactérias que estão presentes no filtro...e terás de esperar que estas colonizem de novo o areão e estejam presentes em quantidade suficiente para não sofreres um pico de amónia.

 

estou inclinado para a areia branca como areão, devo colocar mais alguma coisa por baixo da areia ou só exclusivamente areia?

 

Não tenho grande experiência em aquários plantados, mas não creio que as plantas apreciem fundos totalmente de areia fina. Coloca antes um areão fino (não é areia...), de modo a poderes plantar como queiras.

Outra opção é preencheres a zona que queres plantar com areão (traseira do aquário, por exemplo) e de seguida colocares areia na zona "á mostra" (frente do aquário).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh pá isso deu-me uma ideia bestial... porque não colocar a areia branca POR CIMA do areão?? se calhar dava uma combinação porreira, mesmo não tendo fertilizante, o areão ajudava a prender/ enraizar as plantas, e a areia dava-me o toque que pretendo, o que acham?

 

e desta forma já não retirava as bactérias do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.