Luz sobre o assunto...alguem acende ?


Recommended Posts

O que são lampadas tipo T8 e HQI ?

 

Tenho um aqua de 57L com plantas com necessidades de luz média.

A luz de origem é uma T8 de 1x15W. O que significa ? É suficiente?

 

Gostava de saber a vossa opinião ?

 

Saudações

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

snan, se pesquisares verás que há aqui uns quantos artigos que te respondem a isso...pelo menos haviam...

pois bem, pelo principio:

O que são lampadas tipo T8 e HQI ?  

 

as t8, são lampadas fluorecentes, em que o 8, a seguir ao t, é indicativo da expessura...as t8 são as normais lampadas que encontramos nas cozinhas, por exemplo.... e, regra geral, a cada tamanho de lampada corresponde uma determina potencia....nas fluorescentes, alem das t8, tambem vais por aqui encontrar muitas vezes a designação de t5, que são mais finas, e mais potentes...conseguindo-se assim mais potencia, em tamanhos mais pequenos.

muito comuns são tambem as fluorescentes compactas, ou pc's, que seguem a filisofia daquelas lampadas economizadores que vamos tendo pela casa, embora tenham suportes e casquilhos proprios, de encaixe.

 

as HQI, ou de iodetos de metal, são lampadas de alto rendimento, com um formato do tipo das de Halógeneo, que requerem suportes, balastros, caixilhos proprios, e que, por enquanto, ainda estão a preços quase proibitivos....

 

bem, isto é uma explicação muito geral mesmo sobre o as lampadas, certamente se pesquisares vais encontrar o muito que já se tem falado sobre o assunto...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Cá vou eu outra vez, vamos ver se desta não te baralho muito... :lol:

 

O que são lampadas tipo T8 e HQI ?

 

Acho que não vale a pena explicar-te "electricisticamente" o que são estas lâmpadas, portanto...cá vai a explicação "aquariófila".

 

T8 - são lâmpadas fluorescentes tubulares (descarga de baixa pressão), com um diâmetro considerado médio. São utilizadas na maioria dos aquários, pela facilidade com que são encontradas e adaptadas a diferentes reflectores. São as normais lâmpadas fluorescentes....

 

HQI - são lâmpadas de iodetos metálicos, muito parecidas com as lâmpadas de halogéneo...mas muito mais eficientes em termos da relação calor/luz. São ligadas a projectores semelhantes aos de halogéneo e emitem uma luz muitíssimo forte. Utilizam-se, geralmente, apenas nos aquários de recife com corais...e em aquários muito plantados devido á forte potência luminosa.

 

ILA-Z-Lamp-HQI-DE-70W.jpg

 

Existem ainda 2 tipos de lâmpadas muito utilizadas em aquário:

 

T5 - mais finas e eficientes que as T8, embora mais dificeis de encontrar e mais caras.

 

Comparação T5 com T8

T5_2.jpg

 

PC (ou power-compact) - parecidas com as fluorescentes normais, mas mais compactas. Tal como as T5, necessitam de balastros especiais.

 

SYLVAN%7E1.JPG

 

Tenho um aqua de 57L com plantas com necessidades de luz média.

A luz de origem é uma T8 de 1x15W. O que significa ? É suficiente?

 

Significa que tens uma lâmpada fluorescente, com a potência de 15watts.

Para um aquário desse tamanho, e para manter plantas, deverá ser suficiente um acréscimo de uma lâmpada, de modo a ficares com 2x15W (30W total). 15W é pouco para a maioria das plantas, embora 30W também o seja para algumas. Tens de verificar que plantas tens, e saber quais as suas necessidades em termos de luminosidade.

Faltou-te referir qual o tipo de lâmpada que usas (está escrito na lateral desta) ou os kelvin (temperatura de cor) associados a esta. Convém combinares as lâmpadas que comprares, no que diz respeito a kelvins, de modo a obteres um espectro adequado ao que queres manter ("kelvins" altos para corais -> azul - e "kelvins" baixos para plantas -> vermelho).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já um grande obrigado a todos.

 

Chamo a isto eficiência :lol:

Palavras para quê...era impossivel melhor explicação.

 

Assim sendo e pelo o que comprrendi tenho pouca escolha.

 

O aqua é um Eihem em Kit que trás de origem uma T8 de 15W.

A calha só contem uma lampada.

 

Tenho reparado neste ultimos dias um amarelecimento das plantas.

Pelo que pesquisei, a luz é fraca.

 

Queria aumentar a potência, respeitantando a calha original.

Pela extensa leitura que fiz...poderei dirigir-me ao Aki e procurar uma Osram T8 de 30W. Certo ?

 

Depois não fica muito calor no aqua?

 

Saudações amigas.

 

PS: Nuno tenho aprendido bastante e explicas muito bem :lol: . Eu é que por vezes sou um pouco "desajeitado" e não consigo expor bem as minhas ideias...estou mais habituado a falar do que escrever. :lol:

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pela extensa leitura que fiz...poderei dirigir-me ao Aki e procurar uma Osram T8 de 30W. Certo ?

Errado... pois a potência das lâmpadas T8, é quase sempre, dependente do seu comprimento. Ou seja, para esse tamanho de lâmpada (40 e tal centímetros, salvo erro) a potência da lâmpada, anda sempre na ordem dos 15 Watts.

 

e, regra geral, a cada tamanho de lampada corresponde uma determina potencia....

Basicamente, o que fiz foi plagiar o F.Vicente :lol:

 

No entanto, espera por respostas de pessoal mais entendido do que eu na matéria.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Osram LUMILUX T8

 

Thanks to their good colour rendering and outstanding luminous flux maintenance, OSRAM LUMILUX fluorescent lamps with their three-band phosphor are the best possible solution for economical lighting. For the quality of their light and their economy they are the number one choice and are setting new standards.

 

Product characteristics:

Colour rendering index Ra 80-89

Average life of 20,000 hours (with preheat ECG)

High luminous efficacy of up to 100 lm/W (with preheat ECG)

Wide variety of light colours from 2700 K to 8000 K

Benefits:

Outstanding luminous flux maintenance and long life lead to long maintenance cycles

Good colour rendering for natural colours

The lighting requirements specified in European standard Norm EN 12464-1 can be met with LUMILUX lamps

Wide range of light colours encourages individual lighting design

 

 

É boa opção ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Queria aumentar a potência, respeitantando a calha original.

Pela extensa leitura que fiz...poderei dirigir-me ao Aki e procurar uma Osram T8 de 30W. Certo ?

 

Errado.

Penso que uma lâmpada T8 de 30W terá, mais ou menos, 90cm (15W -> 40cm ; 18W -> 60cm ; 30W -> 90cm ; 36W -> 120cm ; 52W -> 150cm....deve ser algo parecido, não me lembro :lol: ). Isto é...não te cabe no aquário e não tens balastro/arrancador para 30W.

 

Se te referes ao reflector (ou projector, ou candeeiro, ou calha...blah blah)....certo.

Procura por um reflector duplo, de 40cm (+/-), com 2 lâmpadas de 15W cada. Ficarás com luz para dar e vender -> 3x15W!! :lol:

Se preferires, ou não couber...o que é provável...compra só de uma lâmpada (40cm...1 lampada de 15W).

Se a calha que tens é de "encastrar" e não deixa espaço para mais nenhum lâmpada...então vai ser complicado melhorar a tua iluminação. :lol:

 

Depois não fica muito calor no aqua?

Não.

Se notares aquecimento em demasia, abre a tampa do aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- obrigado pelo elogio. :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos.

 

Á medida que me vou inteirando sobre os diferentes assuntos na aquarofilia, vou cada vez mais ficando frustrado com alguns vendedores que por ai há na nossa praça.

 

Comprei este aqua e deram-me informação que era bom.

Nem questionei.

Da Eihem não era de esperar menos. Se é uma aquario....em principio leva peixes e plantas.... :lol: não é?

 

Afinal, tenho um bom aquário para peixes de plástico :lol:

Só pode ser.

 

Perco a paciência e ainda tranformo o aqua num solário de catos :lol:

 

Não consiguirei aumenatr a potência da luz neste aquário :cry:

 

NB: Claro está que os dourados irão ter que migrar para um aqua maior (200L) ... mais nada, mas desta vez sou eu que decido :lol: .

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

snan, uma dica..eu, pessoalmente, não conheço esse aqua, nem a configuração do interior da tampa...

tiras umas fotos do aqua, mas mais importante, do interior da tampa, e postas aqui...pode ser que alguem tenha uma ideia que te ajude....

pôe algum elemento referenciador em termos de tamanho, no interior da tampa, e tira logo as medidas, que tambem deves postar...

pode ser que alguem tenha ma ideia, nunca se sabe....

já agora tira tambem da calha que já tens...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio moral ...

 

Hoje contactei a Philips - Dep.Iluminação, e foram as seguintes propostas:

 

1ªSolução:

 

- Comprar uma Lampada Fluorescente Aquarelle de T8 de 15W (10.000Kelvin). Disseram-me que iria melhorar o espectro cromático da luz. Visto que a que tenho só tem 3000Kv.

 

2ª Solução

 

- Comprar duas lamapadas fluorescentes tipo Económico (alto rendimento), Ref: Philips SL E PRO 23W/865 E27. 6500 Kelvin.

 

Melhor luminosidade ( 46W ??? ) disseram eles.

 

PS: Deve ser cá um clarão ????? :lol:

 

O que é que acham ? São válidas as soluções?

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá snan...

respondendo...

 

1ª hipotese= um ganda não.... 10.000k em nada te benefiacia as plantas, pois a temperatura de cor que elas precisam vai dos 3.500k aos 5.600...isto valores aproximados, claro..., doutra forma, as plantas precisam do 'vermelho', que se situa abaixo da cor do sol, os 10.000k que te sugeriram é uma cor azul, que serve mais para realçar as cores dos peixes.... é muito usada em aquas marinho (salgados), sendo que nos tropicais, normalmente se usam duas, uma de vermelho, para plantas, e outra com um espectro mais alto, para realçaro os peixitos....quem tem só plantado, regra geral usa só a vermelha....

 

2ª hipotese= pode até ser a solução, mas foi por isso que te sugeri que colocasses fotos do estaminé que aí tens, pois os srs lá dessa marca, ou de outra, percebem muito de alampadazinhas e de vender, mas por aqui andam verdadeiros mágicos nas artes de electricidade e do DiY em aquariofilia..., que é como quem diz, desenrasque-se voce mesmo...e com as fotos certamente alguem de dá uma opinão mais concreta, mas que esse aqua tem de sair, tem... :lol:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vicente.

 

Hoje vou confrontar o vendedor do aqua...ele que resolva o problema.

Nem que retome de volta o aqua e me venda outro com 2 a 3 lampadas etc...etc... :idea:

 

Ist é como um casamento, temos que acreditar no nosso aqua...e eu deixei de acreditar nyah

 

Depois de ver como corre as negociações....vou dar notícias ... :lol:

 

Aguardem novos desenvolvimentos.

 

Um grande abraço,

 

Be Cool

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando disse te de sair, não era sair de casa, mas sim ficar em condições :lol:

 

contudo não deixas de ter razão, se sentes que pediste uma coisa e e venderam outra, há que reclamar....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Muitos parabéns aos Srs. que responderam a este tópico!!

A sério!! É que eu andei quase duas semanas a pesquisar 482401548 tópicos diferentes só para chegar a essas conclusões todas resumidas.

 

Ainda me assustei quando o F. Vicente começou a falar em pesquisa (o que até se percebe devido à grande variedade de tópicos acerca deste assunto) mas depois fiquei completamente maravilhado com as respostas, resumidas, explicitas, directas, e até COM DESENHOS!! Muito bom!!

 

Obrigado.

 

Já agora, deixo aqui uma questãozita, que espero não venha a complicar nesta história dos espectros da cor: as lampadas actinicas para aquarios de agua doce, são desaconcelhadas?? A nível prático, não traz benefícios reais para os peixes ou para as plantas?

 

Mais uma vez, muito obrigado.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as actinias são lampadas que emitem SOMENTE no espectro azul, com as consequencias que acima já postei...são muito usadas em salgados, sendo que nos tropicais alguns amantes do azul as usam, mormente em aquas que retratem biotopos com poucas ou nenhumas plantas, como é o caso do TANGANIKA. Outros ainda as usam combinadas com outra lampada com cor para plantas...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A história de uma lampada:

 

Dirigi-me á loja e pus a questão a um dos funcionários do porquê das plantas estarem amarelas ...

 

Resposta rápida sem avaliar qualquer outro parametro:

Excesso de exposição luminosa , o senhor tem a luz ligada 12 horas deverá passar a 8 horas..... :lol:

 

Disse eu:

Por associação de ideias com as dos vasos que tenho em casa, elas tb. ficam amarelas qd. não tem exposição solar suficiente... :o

 

Resposta:

Isso tem a ver com a qualidade cromática do sol, que neste caso a resposta adequada para si é uma Lampada T8 Aquaflor com a mesma potência que tem , mas adequada a plantio intensivo...tb.não se esqueça que é necessário CO2....... :lol:

 

Isto é que eu chamo vendas "neurótico-compulsivas"....ainda não respondeu a uma questão e já está noutra solução.... Se vendesse carros tb. vinha atrás a bomba de gasolina.... :D

 

Mas diga-me uma coisa...eu gostaria dispor de mais luz, tipo 30W...qual é a solução '

 

Sabe estes fabricantes sabem o que fazem ... sabe a verdade é que muitos clientes que não se preocupam com as plantas e vem cá comprar mais ....

 

Pensei eu....assim não dá :x:x:x

 

Final da história: assim se fomenta Mortofilia ao contrário de Aquarofilia. :cry:

 

Desculpem-me o desabafo...

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ai rapaz... :D não admira... o que estás a tentar colocar como imagem era o link da página onde se pode ver a galeria das tuas fotos.

 

Aconselho-te que leias este tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23730

 

Já agora... a foto que querias colocar era esta, certo?

 

Pic_5593_4.jpg

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas snan...

vou-te dar a minha opinião....a ver vamos se não me perco...

ora bem, assim de repente, para mim tens 2 grandes opções...

 

:D comprar, numa loja de aquariofilia, um daqueles kits estanques, que vêm com balastro e apoios estanques....mais uma lampadazita de 6 a 7.000k e um reflector para essa lampada, que normalmente trazem uns suportes para as lampadas...arranjavas maneira de fixar o reflector logo a seguir do lugar onde está o outro, sendo que terias de abdicar das tampitas que ai tens, para dar de comer aos bixos...abdicar do uso delas, claro está, as tampas ficam lá muito bem, passavas a levantar tudo, cada vez que quisesses aceder ao interior..o balastro/arrancador fica cá fora do aqua, portanto não tens problema de espaço quanto a eles... desta forma irias ficar com 2x15W, o que já é o suficicente para um aqua não muito exigente.

 

:lol: esta é mais engenhocas...fazes uma cesariana ao equipamento electrico que tens na tampa....tudo fora daí...só fica o reflector.... depois, numa loja ou armazem electrico pedes o seguinte material: uma lampada Pc, de 36W, o tipo de encaixe, salvo erro, é o 2G11....pedes tambem um casquilho/encaixe estanque, para essa lampada e um balastro adequado, que é igual ou pouco superior a 36w...com estas tres coisitas, é só dedicares-te á coisa, pôr o balastro no lugar do outro, arranjares maneira de fixares o casquilho para a pc, de modo a que a lampada fique no reflector e já está..se a caixa onde está o balastro está selada com silicone, podes voltar a selá-la, e ficas com 36w, o que já é bom para os 57 lts (brutos ) que tens.

estas lampadas não levam arrancador(alíás, têem-no incorporado), o tamanho dá, pois a pc de 36w tem exactamente 41,1 cms (mais o casquilho) e a t8 que aí tens tem exactamente 43,7 cms (mais os dois casquilhos), portanto, cabe.

 

Nesta segunda opção tens a vantagem de poderes continuar a usar as tampas de acesso, e ficas com mais luzita. A desvantagem é que este material é mais dificil de encontrar, não existe nos aki's e companhia, nem nas lojas de electricidade de esquina, mas num bom armazem, ou grossista de material electrico arranja-se na boa...

 

snan, ganda testamento pá, espero que consigas perceber alguma coisa daqui...

qualquer duvida apita... :lol: e venham lá mais ideias da malta :o

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É já a seguir... :lol:

 

Gostei muito das duas ideias e a 2ª ideia é a que vou por em prática.

 

Acho que darei conta do recado :D e estou a pensar ir à Av.E.U.America à Casa das Lampadas.

 

Muito Obrigado. Depois coloco fotos.

 

Bem haja a todos.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novamente à carga. :twisted:

 

Olá Vicente

 

Já consegui arranjar a lampada, suporte, alabastro no entanto não consigo arranjar encaixe ou casquilho estanque.

 

Os fornecedores não conhecem nenhum fabricante.

 

Tens alguma referência ?

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dados adicionais:

 

A lampada que comprei é a:

 

- Osram Dulux L36W/840 CoolWithe , 2900 Lumens, 4000 Kelvin

- Alabastro

 

Não consigo encontrar base 2G11 estanque. :twisted:

 

Cumprimentos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá snan

houve uma coisa que não percebi... arranjaste o caixilho(suporte), mas este não é estanque, é isso?, ou não arranjaste qualquer caixilho e o suporte que falas é só para agarrar a lampada?

é que se o estanque é dificil de arranjar, eu sei, já o normal deveria estar disponivel em qualquer bom armazem.... :twisted:

se arranjaste o normal, pode-se fazer com esse, e depois torná-lo estanque com, por exemplo, um pouco de manga de borracha propria, que com calor encolhe e fica á medida do material que queremos tornar estanque....para isso podes ir a qualquer daquelas oficinas que arranjam tv's, videos e afins, que eles fazem-te isso na boa....ou podes ter outra ideia qualquer para o efeito...

 

editei só para dizer que essa lampada é porreira...manda-me por mp os preços desse material, sff, para eu comparar, se não te importas, é claro...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem queira explorar o assunto:

 

http://www.personal.psu.edu/faculty/s/b/sb...DIYPCLights.htm

 

Be cool :twisted:

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.