Aula de Quimica precisa-se...


Recommended Posts

Olá pessoal...

 

pelo que ja reparei temos alguns tecnicos de quimica neste forum, e por isso solicito a vossa ajuda para o seguinte.

 

tenho em minha posse 2 pedras "Cianita Azul", com uma forma extraordinária, e são lindas, e não fosse o desejo de as ver no meu aqua de discus não vos perguntava o seguinte.

 

fiz algumas pesquisas pelo que pude vereficar que a sua composição é essencialmente de "Oxido de Aluminio" e eis a pergunta muito simples?

Nota: também esta pedra é de origem brasileira.

 

Será esta pedra toxica aos peixes?

Posso coloca-la no aquario?

será que ela liberta particulas?

 

colegas aquariofilistas, alguem que me possa esclarecer, eu fico muito grato.

 

 

um abraço a todos

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou químico, sou estudante de Geologia. O que posso dizer é que a cianite (ou distena) é um silicato. A composição química "comum" contém Alumínio, Silício e Oxigénio, mas ATENÇÃO!! Pode conter outros elementos , ainda que em pequenas quantidades, como por exemplo Ferro, Crómio, Titânio (este em quantidades mesmo pequenas). É que no seio do cristal de cianite, podem existir inclusões "mais pequenas" de outros minerais.

 

Cumprimentos.[/code]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nelson,

 

antes demais devo te agradecer por esta 1ª parte da aula, e penso que com os teus dados fica mais facil outros entendidos de aquariofilia se manisfestarem.

 

obriga mais uma vez

um abraço

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sou químico, sou estudante de Geologia.

Agora é a vez dos papeis se inverterem :lol:

Não sou Geólogo, sou estudante de Química :D

 

O que posso dizer é que a cianite (ou distena) é um silicato. A composição química "comum" contém Alumínio, Silício e Oxigénio, mas ATENÇÃO!! Pode conter outros elementos , ainda que em pequenas quantidades, como por exemplo Ferro, Crómio, Titânio (este em quantidades mesmo pequenas). É que no seio do cristal de cianite, podem existir inclusões "mais pequenas" de outros minerais.

Pela análise que eu faço aos elementos constituintes dessa rocha, creio que não deve haver problema ao coloca-la dentro de água.

O Alumínio, desde que mantenhas o pH entre 4 e 9 (salvo erro), está preferencialmente sobre a forma de Al(OH)3, por isso não está biodisponível para os seres vivos. E manter o pH de uma água de aquário entre estes valores não é muito difícil :lol:

Quanto ao Silício, os geólogos até devem saber isso melhor que os químicos; num ambiente oxidante forma silicatos muito facilmente (ligação Si-O é extremamente forte, por isso o Silício tem uma química não muito desenvolvida). E os silicatos, geralmente, são extremamente insolúveis (areia da praia, por exemplo).

Quanto aos outros minerais :lol: Não te posso garantir nada, mas o melhor que tens a fazer, se puderes, é colocares as pedras dentro de um balde com água, deixares alguns dias (se puseres uma cabeça motora, ainda melhor). No final, medes pH, GH e KH. Se vires que os valores estão bons, creio que não precisas de te preocupar muito.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

também a ti o meu agradecimento.

 

Grato aos dois pelas dicas e ajuda.

 

è que eu fiquei apaixonado pela forma das pedras, é que a minha mulher é importadora de Minerais e pedras semi-preciosas do Brasil, e quando elas chegaram à loja dela fiquei apaixonado por elas.

 

Vou fazer como o Luis disse, testar a PH, KH e GH da agua após alguns dias de Mergulho.

 

Cumprimentos

paulo anastacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cable-man

 

 

entao e colocar uma foto ai dos calhaus?

 

Se isso é assim tao bonito... fiquei curioso...

 

entao aqui vao as fotos dos ditos calhaus

 

dsc00418.jpg

dsc00417.jpg

 

espero que gostem...

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Debaixo de água e iluminado deve ficar extraordinário, mas isso não são arestas a mais pra meter dentro de um aquario povoado?

 

não te tiro a razão, e obrigado pela observação, no entanto estou tentado em arriscar, pois o aquario é de 240 litros e são poucos os peixes, e têm-se mostrado muito calmos, pelo que acho que vou arriscar, mas ainda vou ponderar.

 

a tua observação esta-me a fazer refletir.

 

se os colocar no aquario, colocarei fotos aqui para verem.

 

um abraço

paulo anastacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que posso perceber na primeira fotografia, há uma paragénese de cianite com estaurolite, ou seja, há cristais de estaurolite no seio da cianite. Parece-me estaurolite.. Pela forma e pela cor... Mas só atráves desta fotografia... Posso estar errado.

A estaurolite também é um silicato, mas tem uma composição química mais variável que a cianite. Pode ter (para além do oxigénio e silício, sempre presentes nos silicatos) Ferro, Magnésio, Zinco, Titânio, Cobalto, Crómio, Lítio, Hidrogénio.

 

Cumprimentos.

 

E são, sem dúvida, belos "calhaus"! :D São brasileiros e isso diz quase tudo. Um dos locais a nível mundial onde se encontram os melhores cristais de cianite é em Minas Gerais, Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.