Amónia no envelhecimento da água.


Recommended Posts

Boas, tenho um balde de 100L com um saco de turfa e uma bomba de ar para envelhecer a água para discus em que o pH desce de 7.8 para 6.2 e a EC desce de 160µS para 60µS. Até aqui tudo funciona lindamente, o problema é o teste de amónia que me acusa entre 1mg/l e 2mg/l.

Como faço trocas de água de 3 em 3 dias (30% + ou -) para os discos crescerem ao seu “melhor nível”, não sei se o problema está no pouco tempo de envelhecimento da água, ou se se passa algo que eu não estou a fazer correctamente.

O efeito prático das trocas de água com amónia, é que um dos discus fica meio escuro (o outro não mostra nada), precisamente durante umas 2h + ou –, até a amónia deixar de existir (por efeito da filtragem, suponho eu).

 

Atenção que como diluo a agua envelhecida com amónia na agua boa do aquário, os valores ficam em 0.5mg/l, precisamente durante o tempo em que o discu se recente, depois desse tempo tudo volta ao normal tudo a zeros 00000.

 

Acham isto normal??? Ou existe algo que eu ainda não atingi???

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Primeiro preciso de saber 2 coisas:

- A agua é da rede?

 

Para que queres a agua com uma condutividade tão baixa?

 

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como faço trocas de água de 3 em 3 dias (30% + ou -) para os discos crescerem ao seu “melhor nível”, não sei se o problema está no pouco tempo de envelhecimento da água, ou se se passa algo que eu não estou a fazer correctamente.

Os discus desenvolvem melhor em água mais duras e menos ácidas do que em água com pH e dureza mais baixa.

 

Não é boa ideia colocar água com amônia no aquário... :shock:

Podes sempre montar um filtro com cerâmica nesse recipiente de 100lt para ver se consegues controlar a amônia aí...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ora bem, a agua é da rede sem qualquer tipo de filtragem, e sai com os parametros descritos acima.

 

Eu penso que para os discos nem necessitava de uma condutividade tão baixa, mas é assim que fica :shock: , é assim que eu uso. Haverá problemas em relação a isto???

 

Nuno, se dizes que para o crescimento dos discos estes parametros (ph e dureza baixa) não são os ideais, que parametros me aconselhas???

 

Acho que vou mesmo colocar um filtro no balde. Aconselhas só ceramica???

 

Obrigado pela ajuda.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera que o uso de carvao ativado nao resolveria o problema de forma mais simples?

 

Uma boa filtragem devera solucionar o problema da amonia!

 

No meu entender discus sao peixes que vivem em ambientes de agua acida e mole, quanto a amonia em ambientes abertos, nao causa danos a nao ser que haja um desequilibrio (deposito de materia organica, tipo substratos pra plantas ornamentais).

 

um bom filtro dry-wet dever ser suficiente pros discos. O que acham?

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que para os discos nem necessitava de uma condutividade tão baixa, mas é assim que fica :roll: , é assim que eu uso. Haverá problemas em relação a isto???

 

Nuno, se dizes que para o crescimento dos discos estes parametros (ph e dureza baixa) não são os ideais, que parametros me aconselhas???

Eu mantenho os meus em pH 7.0

Já criei também com esse pH....

 

Na América e Alemanha as águas usadas para "fazer crescer" os discus são alcalinas. :wink:

 

7.8 pode ser muito alcalino para manter.

Se tens obtido bons resultados com a água a 6.2 mantêm...

 

O importante é não colocar água com amônia ou nitritos no aquário.

Um filtro só de cerâmica deve ser suficiente. Não queres fazer filtragem mecânica nessa água, só biológica. Sendo assim a cerâmica vai proporcionar uma aréa para a fixação dessas bactérias.

 

Sera que o uso de carvao ativado não (palavra corrigida) resolveria o problema de forma mais simples?

O da amônia não iria resolver...

Nem vai fazer subir ou descer a condutividade da água (que eu saiba... :roll: ).

 

Um filtro a trabalhar dentro do recipiente deve bastar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deu pra entender mas no caso do carvao pensei tambem numa ligeira reducao do ph, nao sabia que se criava discos em ph alcalino, vivendo e aprendendo!!

 

Eu sempre mantive os meus com outros peixes mais vorazes tipo Pacus (Mylossoma), pois na hora da alimentacao estes reduziam qq alimento a particulas pequenas que os discos adoravam comer!

Mas nunca tive intensao de reproduzi-los, me parecia por demais complicado!!

 

Parabens aqueles que tiveram sucesso!

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sera que o uso de carvao ativado não (palavra corrigida) resolveria o problema de forma mais simples?

Como o nunomiguel já disse, o carvão activado não vai fazer nada à amónia. A amónia é um ião inorgânico relativamente pequeno, e o CA só consegue adsorver moléculas orgânicas, que sejam relativamente grandes e complexas. Por isso, em termos de amónia, nitratos, nitritos, fosfatos, cloretos, you name it, teres carvão ou não teres é exactamente a mesma coisa.

 

Nem vai fazer subir ou descer a condutividade da água (que eu saiba...  ).

Que eu saiba, também não aumenta nem diminui a Conductividade. Teoricamente, a conductividade diminui um pouco, porque as moléculas orgânicas também contribuiem para a conductividade. Mas esse abaixamento é insignificante, pois a contribuição das moléculas orgânicas é pouquíssima face aos iões inorgânicos que conduzem muito melhor a electricidade...

 

De resto concordo com tudo o que o nunomiguel disse. O importante é não colocares amónia e/ou nitritos dentro de água. Para isso, usas um filtro biológico (com cerâmicas) para transformar toda a amónia/nitritos a nitratos. Eu até aconselhava a fazeres isso com umas plantas de crescimento rápido que sejam muito pouco exigentes, assim até conseguias baixar os nitratos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já meti o filtro (já colonizado) com ceramica a funcionar e o que é certo é que a amonia já desceu um pouco :lol: .

 

Gostava de dizer que tenho discos há um mês, portanto não sei nada, por isso penso estar a fazer confusão nos parametros da agua. Sei que existem parametros para criação, crescimento e matnutenção, quais são eles??? Quais os parametros que usas nuno???

 

Obrigado.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma pergunta que vai receber muitas respostas.

A minha opinião:

- Manutenção:

Ph 6 a 7,2

Temp. 26 a 28

Cond. 250 a 600 Ms

Crescimento:

Ph 7 a 7,5

Temp 30 a 32

Cond 450 a 800 Ms

Criação:

Ph 5 a 7

Temp 28 a 29

Cond 50 a 200 Ms

Abraços.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que existem parametros para criação, crescimento e matnutenção, quais são eles??? Quais os parametros que usas nuno???

pH 7.0; KG e GH já não meço à bastante tempo (antes tinha GH 7 e KH 4).

 

Já usei turfa para baixar o pH. Depois de algum tempo (e de ler bastante, procurar conselhos de amigos...) removi a turfa.

Se o peixe se dá bem com pH 7 (que é o da torneira) melhor. Não gasto dinheiro em turfa, os valores são sempre certos, etc, etc....

 

No teu caso esses 7.8 são um pouco alcalinos demais...

Acho que a estratégia que adoptaste (baixar o pH à parte e isso) é o melhor. Além disso repondo a água dessa maneira consegues eliminar o cloro da mesma (porque ficou em repouso).

 

Para criação os parâmetros também variam... Eu criei com pH 7 mas alguns utilizadores do fórum também já criaram com pH's mais ácidos... :shock:

É relativo....

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, estou a ver que depende muito do proprio discu. Se calhar, se formos a perguntar os parametros que cada um usa, vai haver respostas totalmente diferentes.

 

Digam-me se estou certo, pelo que entendi a unica altura em que se usa ph e cond. tão baixos é na criação??? Porque se assim não for, os ovos não eclodem certo???

 

Vou experimentar envelhecer a agua sem turfa e só com o filtro biologico, a ver como fica, se ela ficar com um ph acima de 7.2 junto-lhe só um bocadinho de turfa :)

 

Só mais uma duvida. Pelo que sei os criadores tem baterias de aquarios interligados, onde tem aquas para criação e crescimento, e pelo que me parece a agua para uma e outra coisa é toda a mesma certo??? Pelo que vi vai tudo dar á mesma sump :shock: ???

 

Desculpem tanta duvida...

 

Obrigado pela preciosa ajuda que me tem dado. Bem hajam.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta pergunta... :lol: .

Agua de criação diferente de agua de crescimento :idea:

Quanto aos aquarios, ligados ou não a explicação é complexa.

Se podes, queres e tens tempo os aquas só devem ter vidro, aquecimento e ar. (SIM Não têm filtro a agua é mudada 3Xdia).

Caso contrario -> compra uns livros e estuda pois há muitas teorias diferentes.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achava que so salmao precisava de aguas diferentes pra criacao e crescimento hehehe

Evidente que pra que trabalha com baterias de aquarios interligados a agua e a mesma.

 

Para peixes especiais desenvolvem-se milhoes de teorias, e de acordo com os resultados, todas estao corretas.

 

Nao acho que os alevinos de discos precisem de agua diferente dos adultos. quando e que vamos passar o peixinhos pra agua de adultos?

quais sao os parametros?

 

Pra quem quer abaixar o ph da agua levemente aconselho o uso do carvao ativado, e o que eu uso e a agua daqui tb foi feita so pra ciclideos africanos. Pode por uns troncos tb que ajudam!

 

Phs extremos ajudam so mesmo a fungos e bacterias atacarem os ovos.

 

fui

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ripusheet.

 

não (palavra corrigida) acho que os alevinos de discos precisem de agua diferente dos adultos. quando e que vamos passar o peixinhos pra agua de adultos?  

quais sao os parametros?

 

Tens toda a razão mas.....recorda que os oviparos antes de serem peixes são ovos. nyah

O salmão não é unico... e a lampreia, as enguias (ao inverso)... e alguns camarões de agua doce que precisam de agua salgada/salobra nos 1ºs dias de vida... e alguns caranguejos terrestres que precisam de agua do mar para desovar...enfim. :idea:

Será que os ovos sujeitos a aguas muito duras se estragam :?:

Será que os ovos sujeitos a aguas demasiado moles "explodem" :?:

Se os discus fossem assim tão faceis sera que não custavam o preço dos guppies :?:

Perguntas que ficam no ar. :lol:

Cumprimentos.

JPm

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK João, realmente tens toda a razão, mas foi a comichão nos dedos que me fez teclar tanta pergunta :lol: . Atenção que a minha intenção não é ter uma bateria de aquários, nada disso, é mais o querer aprender (acho que todos vocês já sentiram o síndrome da "peixodependencia :lol: ).

 

Juro que é a ultima pergunta :arrow: ....

 

...que livros me aconselham e onde os comprar (zona norte)???

 

Obrigado, e desculpem ser "chato" :arrow: .

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou responder a suas perguntas pois elas sao moleza!

 

Vamos por de fora aqueles peixes que sao considerados eurialinos e por isso podem se divertir aqui e ali sem problemas.

 

Cada especie com sua exigencia, essa e a base de tudo! Nao e a toa que aqui no forum as pessoas gastam seu tempo pensando como abaixar ou aumentar as propriedades da agua, e porque esse peixe nao se da com aquele.

 

A questao de preco dos discos e simplesmente uma questao de oferta e procura. Pode ser que ai eles custem caro, mas te garanto que no Brasil eles custam mais barato, inclusive, acredite se quiser, os importados!

 

Voce nao pode comparar a prole de um disco que chega na fase de comercializacao, com a prole de um guppy, e como comparar pintos de galinha com pintos de sei la , avestruz. (Sou do ramo por isso pus esse exemplo).

Pegue Ciprinus carpio e Carassius auratus como exemplo tb.

O mesmo peixe pode ter precos estoteantemente diferentes por causa de diferencas que so o amante pode ver. (Tal como os discos).

Tem que levar em consideracao a quantidade e o tempo.

Tem mais gente querendo comprar do que vender esse e o resumo da estoria.

 

Em suma vamos as respostas

Todos os carangueijos precisam de agua pra desovar. Os de agua doce, na doce e os de mar - salgada.

Ovos na agua dura? Pergunte aos criadores de ciclideos africanos o que eles acham

Agua mole? A maioria dos peixes amazonicos gostam de agua mole, e nem por isso eles deixam de reproduzir, nao e mesmo?

E o preco dos discos e diretamente proporcional a oferta, o que fazer ne?

 

Espero ter respondido as perguntas:

 

:arrow:

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoi cara.

De acordo a quase 100%.

Mas...

Os ovos dos discus sujeitos a uma agua dura não eclodem!

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com vc em genero e grau, e foi exatamente isto que eu quis dizer.

So estou muito curioso e com a medicao da dureza da agua com esse aparelho.

Nao tenho intencao de criar discos mas meus peixes sao todos de agua mole, e a agua daqui quando evapora, fica tudo branquinho do calcio, se nao sabe a desgraca que e, tudo por aqui entope com o tempo! No Brasil tudo enferrujava pois a agua era muito acida.

Um dia quero morar num lugar com agua neutra, sera que existe?

 

Bom voltando ao assunto da dureza, pus 5% de agua bidestilada no aquario e mantenho o filtro cheio de carvao ativado, fora os troncos.

 

Sera que eu preciso de mais do que isso?

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoi amigo.

Primeiro precisava de saber as caracteristicas da agua, ph, gh, kh.

Depois precisava de saber para que é a agua.

Só depois posso dar uma opinião.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como e que eu faco pra medir o gh e o Kh?

O ph e algo em torno dos 7,5 max

 

A turma aqui e composta de :Synodontis, Botias, Balantiocheilus e pangassius.

 

Essa semana vou ter que sair atras de uma bomba nova dai se vc tiver aguma opiniao sobre kits de medicao me da uma dica!

Valew

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.