Primeiro aquário água salgada


lisbeth

Recommended Posts

Boas!

 

Bem depois de muitos anos de aquas de água doce, e muitos anos a sonhar com um de água salgada estou decidida a arriscar, mas...pouco ou nada sei.

 

Tenho um aqua de água doce com 60cm e vou montar um de 1,20m de água doce. A ideia era aproveitar o de 60 para o salgado.

 

Acham suficiente um aqua de 60cm, ou sér muito pequeno?

Para já a minha ideia é uma áqua salgado simples, com nemos e uma ou outra especie compatível.

 

Que equipamentos é que são necessários? para um aqua de 60cm?

Queria começar a comprar o equipamento e fazer contas à vida... mas não sei por onde começar.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lisbeth

 

Parece-me perfeitamente possível que coloques num aquário de 60 cm um par de palhaços, dos que não crescem muito (p.ex os ocellaris). E ainda podes meter um góbio dos mais pequenos ou um escenius bicolor.

 

Para começares vou-te dar um link para ires dando uma vista de olhos

 

www.nano-reef.com

 

E já agora o meu anterior aquário

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=nano+reef

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tenho um aqua de 60cm salgado há 3 meses mas vou passar a bicharada para um aqua que tenho guardado de 1m. Se fores como eu começas a entrar neste "mundo" dos salgados e dás por ti a querer meter mais "bichinhos interessantes" no teu aqua salgado :lol:

Não podes trocar? ( 1,20m salgado, 60cm doce ) :)

 

Cumprimentos,

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Esse tópico do Duarte é muito fixe!

 

Apesar de ele não saber, foi nesse tópico que tirei grande parte das minhas dúvidas de iniciação aos nano-reefs ( aquas de recife pequenos ).

 

Nota: Duarte, não é para ficares babado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tenho um aqua de 60cm salgado há 3 meses mas vou passar a bicharada para um aqua que tenho guardado de 1m. Se fores como eu começas a entrar neste "mundo" dos salgados e dás por ti a querer meter mais "bichinhos interessantes" no teu aqua salgado  :lol:  

Não podes trocar? ( 1,20m salgado, 60cm doce )  :)  

 

Cumprimentos,

 

Miguel

 

Sim também pensei nessa hipoteses mas como de água salgada não sei nada tenho medo de arriscar muito em grande.

Mas eu já sei como é...depois do aqua estar estabiliazdo queremos sempre um maior....nos meus de água doce é igual...tenho dois mas quero 1 maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começei com o bicho dos salgados exactamente da mesma forma...um aquario vazio... uma bomba a mais... etc etc..

 

Já la vai um mes de planos e quanto mais me informo mais vejo como é complexo este meio, quanto mais e mais dinheiro vou gastar e quanto mais viciante ele é :lol:

 

E atenção... quanto mais pequeno for o aquário marinho mais complicado ele se torna de estabilizar. Disses-te que querias nemos (os palhaços...)

Creio que para estes se sentirem seguros num aquário (o que os torna mais saudaveis) necessitam de uma anemona compativél, esta algo dificil de manter num aquário em fase inicial

 

(corrijam-me se tiver errado :))

 

cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há motivos para ter medo de apostar "em grande" a princípio pois penso que só tens a ganhar com isso uma vez que com um aquário maior ganhas uma maior estabilidade nos parametros da água e no espaço para os peixes definirem território, caso seja necessário.

 

Quanto à manutenção do aqua é praticamente igual, mudando apenas as quantidades em questão.

 

Penso que os "pros" :lol: aqui do forúm serão da mesma opinião. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há motivos para ter medo de apostar "em grande" a princípio pois penso que só tens a ganhar com isso uma vez que com um aquário maior ganhas uma maior estabilidade nos parametros da água e no espaço para os peixes definirem território, caso seja necessário.

 

Quanto à manutenção do aqua é praticamente igual, mudando apenas as quantidades em questão.

 

Penso que os "pros"  :lol: aqui do forúm serão da mesma opinião.  :P

 

Pois mas além do risco, quanto maior...maior a despesa e também não posso de momento investir demais.

 

Já agora, depois de mais umas horas a vaguear aqui pelo forum, vi que há muitos aquas com sump.

Pelo que eprcebi a sump consiste num outro aqua.

Passando todos os meus peixes de agua doce para o aqua grande fico com 2 aquas disponíveis, um de 60cm e um de 50. Posso usar um para fazer um sump?

Como se faz?

 

Já agora e seguindo as dicas do pessoal....e como já sei que depois queremos sempre maior, sou capaz de trocar um desses que vai ficar disponível por um de 80cm que cabe no movel onde é suposto o aqua ficar, entre 80 e 90....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à questão da anémona que o Tiago falou acho que já li algures no forúm e noutros sites que os palhaços, na ausencia de anémona, costumam adoptar algumas espécies de corais como suas casas ( não sei ao certos quais :lol: , caloiro... )

Em relação ao tamanho do aqua para os palhaços, e por experiência própria com o peixe palhaço que tenho, eles apreciam aquas com algum espaço. O meu palhaço, sempre que a donzela se aproxima do seu território fica um pouquinho "irritado".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a sump, eu fiz um paralelepípedo em acrílico com as dimensões 15cm (comp) x 15cm (largura) x 30cm altura onde tenho o equipamento todo ( eu sei que não é lá muito bom mas é melhor que nada :lol: ), m qd meter o aqua de 1 m vou fazer do pequeno sump. :D

 

Há vários tópicos aqui no fórum ( utiliza o motor de pesquisa ) e páginas na net sobre como construir sumps. :P

 

Basicamente pegas no aqua que tens e divides em vários espaços com vidros ( ou acrílicos ) colados com cola de silicone própria para aquas.

 

Normalmente o 1º espaço da sump é para o escumador ( skimer ), o 2º para as matérias filtrantes, depois um refúgio ( onde podes por macro-algas ), e no final um espaço para colocar a bomba que te faz retornar a água para o aqua principal.

Há mais alguns pormenores que podes encontrar noutros tópicos mas isto já dá 1 ideia geral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas além do risco, quanto maior...maior a despesa e também não posso de momento investir demais.

 

Atenção! Quanto maior o aquario menor o risco.. quanto a despesa.. sim gastas menos num nano. Mas se brevemente pensas em mudar pa um maior acabas por gastar o mesmo ou atémais começando por um nano. Pouco é o material que irás aproveitar. (tirando o mircrosistema que criaste, esse sempre podes muda-lo pa um aquario maior :lol: )

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou completamente de acordo com o tiago.

 

Se começares com o nano garantidamente após algum tempo vais fazer a mudança para um maior e serás "obrigada" a comprar novo equipamento.

 

eu diria que o custo inical é o mais dificil e que por isso mesmo deve ser bem planeado para que possa """durar""" mais tempo. se fizeres um nano no de 60 é mais que certo que vais adquirir um maior no proximo ano e meio.

 

Em relação á Sump, conheço um membro deste forum que não a tem e tem o aquario cheio com todo o tipo de corais (sps; lps; moles). ele diz que a utilização da SUMP é um mito. eu digo que é bom pelo aumento do volume de agua e para não ver o Skimmer e outro equipamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.