Recommended Posts

Estou a desenhar o projecto para o meu no novo reef (que vou colocar num port mais tarde) e tenho uma dúvida em relação à solução Durso.

 

No site (http://www.dursostandpipes.com/) eles falam em captação e tubo de 1 1/4" e depois um passa muros de 1", ora convertendo para mm dá 1"=2,54mm (ou estou a converter isto mal?), mas nós temos tubos de 20mm e 35mm o que não corresponde directamente.

 

Alguém que esteja a utilizar o sistema Durso poderia dizer que medidas está a utilizar na captação e tubo e depois no passa muros?

 

Já agora este sistema funciona mesmo que o caudal seja baixo ? ou depende de um caudal médio/alto para ser silencioso ?

 

Obrigado desde já,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto muito do Durso porque o sistema não garante a ausência de ar que é o que provoca o ruído.

 

Eu montei um método um pouco mais complexo que envolve coluna seca, dois furos e uma válvula mas do ponto de vista de silêncio é inatacável.

 

Quanto às medidas posso dizer-te que 1 1/4 reduzida para 1 escoa perfeitamente a circulação da minha OR 3500 (com a altura deve estar a fazer 2500 l/h úteis).

 

Com a válvula a fechar mais ou menos metade do fluxo forma-se um sifão sem ar por isso diria que a capacidade de escoar com alguma segurança é na ordem de 4000 l/h úteis. Com a curva do durso introduzem-se mais elementos por isso provavelmente é menos.

 

Estes dados têm por base experiências com água doce mas o acréscimo de 2,5% de densidade da salgada não deve alterar muito o cenário.

 

Vais usar coluna seca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas estou aqui perdido com as conversões :lol: , 1 1/4" corresponde a tubo de 35mm e 1" a tubo de 20mm (é porque só conheço por 20mm, 35mm, 40mm etc.), se não te importares descreve as medidas dus tubos e passa muros em mm, pode ser?

 

Assim sendo aproveito e coloco já a minha solução para a coluna seca que por coincidência deve ser muito parecida com a que falas.

 

Tens muito diferente? como estás a recolher a água à superfície?

 

Pic_5633_1.jpg

 

 

O Cifão seria com tubo de 20 pois antes tinha uma OR 3500 e trabalhava com a torneira a 1/4 aberta. Escoava assim 60% pelo cifão, absolutamente silencioso, e 20% para cada um dos outros dois escoamentos (não tinha coluna seca eram furos no vidro de trás), mas com mangueira flexível fica tb muito silencioso.

Os outros dois escoamento têm de existir pois são eles que acertam o caudal com a bomba recolhando toda a água que sobra do cifão (não é possível acertar o caudal que desce com o retorno da bomba só com o cifão)

Os dois escoamentos recolhem água à superfície com tubo de 40, mas gostava que fosse 35, fazia furos mais pequenose fazia a colma seca mais pequena.

A questão do Durso surge porque queria ter a possibilidade de o utilizar se esta solução falhar e assim usava recolha à superfície ou Durso mais o cifão.

 

Nota: editei para acrescentar mais informação

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar em 2 coisas diferentes.

 

Uma coisa são polegadas e outra são milímetros.

Uma coisa são tubos de rosca outra coisa são tubos (sem rosca).

 

Os tubos de rosca são medidos em polegadas.

Já os tubos ditos sem rosca (de encaixe/colagem) são medidos em milímetros.

 

Agora, não existe ligação entre tudos de rosca e tubos de colar. O que acontece é que alguns diâmetros são +/- equivalentes. Contudo se estiveres a falar na passagem de rosca para tubo ou vice versa existem peças que fazem isso.

 

O problema coloca-se sobretudo na questão dos furos no vidro. Porque os furos são feitos em milímetros e o passa muros, como tem rosca, é medido em polegadas. Eu postei aqui hà uns tempos atrás uma coorelação entre ambos. Por isto é que é preciso ter algum cuidado antes de fazer o furo. Porque há muitos furos que não se consegue arranjar passa-muros para ele.

 

Assim e para finalisar, não existem tubos de rosca em milímetros, nem tubos de colar em polegadas. São coisas distintas! :wink::lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho um Durso a funcionar no meu aquário de 2m há quase 1 ano e não tenho nenhuma razão de queixa. É seguro, silencioso e praticamente não requer manutenção. Na minha opinião a coluna seca em conjunto com o Durso constituem o melhor sistema de saída de água para a sump.

 

Quanto às medidas do PVC utilizam-se polegadas quando falamos de PVC de roscar e milímetros quando se trata de PVC de colar (1" = 2,54mm). Ambos os PVC têm acessórios próprios no entanto existem acessórios que fazem a união dos dois - acessórios de transição. Normalmente em aquariofilia as medidas usadas são: PVC roscar 1" - 1 1/4" - 1 1/2" - 2", PVC colar 20mm - 25mm - 32mm - 40mm - 50mm. Estas medidas dizem respeito ao diâmetro exterior dos tubos.

 

Pedro, estive a ver o teu esquema e parece-me que vais complicar uma coisa que é simples. Para além de que esses 3 furos próximos uns dos outros constituem um ponto fraco no vidro de fundo do aquário. O meu conselho é fazeres apenas 1 furo de 50mm, colocares um passa-muros de dimensão apropriada e depois um Durso para reduzir o barulho provocado pela queda de água e o gorgulhar de água+ar nos interior do tubo.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões, vão de facto ajudar a definir a solução final para os furos no aqua que é o que me preocupa para já.

 

Apisto,

podes colocar as medidas que tens em termos de tubos e furos ? Cifão e Furo

 

Ricardo,

podes colocar as medidas que tens no teu Durso ? captação da água, stand pipe e furo no aqua.

Só tens um Durso certo?

 

abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ficará muito visível mas é isto.

 

Zero ruído 100% segurança. É claro que o retorno também pode ser pela coluna mas depois fica mais complicado meter lá a mão.

 

Concordo quando se disse que o teu sistema parece demasiado complexo.

 

Pic_4609_17.jpg

 

Há um tubo principal por onde sairá a água mas com a válvula semi-fechada até não haver água no tubo. Como a coluna seca tem uma área pequena face ao volume, se houver um ligeiro entupimento o nível na coluna seca sobe logo bastante e o efeito de gravidade fará com que a água depois corra com mais força estabelecendo-se um novo equilíbrio.

O outro tubo serve como segurança.

 

No meu caso já testei a coisa durante uns 8/10 dias e funcionou na perfeição visto que não tive de andar a ajustar a válvula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o apisto em que este é o melhor sistema. Já vi um sistema igual ao vivo e a cores a funcionar há bastante tempo e o ruído é zero. Na altura mandei furar o meu aquário virtual dessa maneira já a pensar na utilização de dois tubos de escoamento ficando um a seco como segurança.

A única coisa que me arrependo é não ter mandado fazer 3 furos para usar um para a bomba de retorno. De qualquer forma pode sempre fazer-se passar o tubo da bomba de retorno por dentro do tubo que está a seco principalmente se este for grandito como é o caso do meu aquário imaginário :lol:

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei no mesmo (3 furos) mas o meu aqua é pequenote para o tamanhão que a coluna seca teria de ter...

 

Quanto a usar o outro tubo está fora de questão porque é mais estreito e é o meu seguro de vida (inindação salgada = divórcio certo) :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que este sistema do Apisto é o melhor. embora nunca tenha visto nenhum a trabalhar ao vivo, faz todo o sentido e não vejo porque não possa resultar.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que este sistema do Apisto é o melhor. embora nunca tenha visto nenhum a trabalhar ao vivo, faz todo o sentido e não vejo porque não possa resultar.

 

Só não viste nenhum a trabalhar porque não queres!!!!!!!!!!!!!!!! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelas opiniões.

 

De facto este sistema grada-me, pois tinha já utilizado um cifão mais dois colectores no meu aqua e era bastante silencioso. O Cifão é o segredo pois é igual a silêncio absoluto. A questão que ficava era mesmo um mecanismo simples para equilibrar o caudal (retorno/escoamento) automaticamento, mas tu tens uma solução.

 

Apisto,

Uma questão, se o cifão por alguma razão entupir (tens alguma protecção) o segundo tubo, de segurança, terá de escoar toda a água de retorno, ou seja, tem de ser grande o furo/tubo, ou contas com o segundo tubo só para uma correcção de segurança ?

 

Pensando bem se a torneira do tubo de segurança estiver toda aberta ele forra e depois desforrar e assim sucessivamente mas escoa a água toda de certeza, não pode é estar é muito alto pois precisa de água um pouco por cima para ferrar.

 

Em relação ao cifão, eu tinha um tubo e furo de 20mm e se abrisse tudo escoava muito mais que o retorno da OR 3500. Pelo que percebi tens furo de 1" certo ?

 

:roll: Podes confirmar diametro dos teus furos ? Cifão e Segurança? não percebi se um é maior do que o outro.

 

conclusão: estava a pensar colocar 3 tubos:

- um de 32mm para o cifão,

- outro de 40mm para o escoamento de segurança (editado - alterei)

- um de 32mm, ou mesmo 20mm, para a bomba de retorno.

 

Tendo em conta a chamada de atenção do Ricardo Rodrigues sobre a diminuição da resistência do Vidro com os 3 furos vou colocar uma distância mínima de 5 ou 6 cm entre eles e entre eles e a face dos vidro (a formar o triângulo no canto). fico com com uma coluna seca maior mas mais descansado. Outra hipótese é colocar o retorno no canto oposto, mas não queria fazer isso.

 

Que acham? Apisto tu que és o mestre do cifão :cry: que achas?

 

Já agora o aqua vai ter 135x60x60 com vidro de 10mm. Pode ser de 12mm se fizer muita diferença em relação à segurança com os 3 furos, nem que seja só o fundo com 12mm.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimo peixe-graudo

 

Vejo que és de malveira-mafra e tanto eu como o Apisto estamos perto para que possas ver o sistema em funcionamento. Eu sou da Ericeira

 

no caso do meu sistema processa-se tudo pelo vidro lateral e no caso do apisto vai tudo pelos furos no vidro do fundo.

 

quando quiseres é só avisares para poderes ver o meu sistema a bulir. o do apisto .... bem esse tens que falar com ele. :roll:

Garantidamente quando vires a funcionar percebes no momento como funciona e como silencioso é!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Daniel,

aceito o convite mas vou ter de me ausentar para o estrangeiro amanhã à tarde por isso vai ficar para quando voltar (mais ou menos a 11 de Agosto), eu depois melgo para ver então o sistema a funcionar.

 

Apisto,

estás tramado que depois também te vou melgar para ver o teu sistema.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás à vontade.

 

Hoje em dia está desmontado porque a coisa continua "em obras" enquanto não tiver tudo pronto. Assim até é mais fácil.

 

Quanto a furos não sei a medida :shock:

 

Porquê? Porque usei dois passa-muros um de 1 1/4 e o outro de 1" e quanto a furar limitamo-nos a desenhar um círculo usando a junta do passa muros e furar por aí.

 

Quanto aos tubos o mais alto idealmente nunca irá funcionar :roll: Está lá para resolver um possível entupimento do outro. Quanto ao seu diâmetro uso uma polegada nos dois casos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais