Arrefecimento de água


Recommended Posts

Antes de tentar fazer algo para fazer descer a temperatura do meu aquario gostava de saber se ja alguem tentou algo do genero.

 

Estou a pensar em arranjar 2 dissipadores com um tamanho razoavel (com 15 ou 30cm de comprimento) em aluminio e fazer passar um tubo em zigzag no meio destes e por 1 ou 2 ventiladores agarrados aos dissipadores com 12cm.

 

Mais tarde se realmente resultar por um termostato para regular a temperatura.

 

Aguardo respostas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se precebi bem o sistema mas idealmente os tubos que vais fazer "serpentear" pelos dissipadores deverão ser num material que tenha uma capacidade de transferência térmica muito elevada o que só se consegue com segurança com titânio ou inox de elevada qualidade.

 

O material desses tubos vai ser determinante.

 

Entretanto não sei onde vais colocar o sistema mas acho que ganharia muitíssimo se os dissipadores fossem mantidos húmidos porque as ventoinhas "puxavam" pela evaporação e o consumo térmico seria muitíssimo maior.

 

Já vi algures na net um DIY em que o artista usava um dissipador tipo frigorífico em inox (arranjar isso deve ter sido o mais complicado de todo o sistema) e além da água do aqua que corria pelo interior, havia também água do aqua em pequena quantidade a ser largada em spray sobre essa peça. Depois tinha uma super ventoinhas que tratavam de promover uma elevada evaporação naquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes vejo montes de artimanhas e montes de DIY manhosos para arrefecer a água, mas nem percebo porquê?

 

Para quê tanta complicação?!...

 

Eu consigo baixar o meu aquário de 500L de 30º para 26º, com 2 ventoinhas de Computador. Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten.

 

Muitas vezes o problema não está na capacidade de ventilação está no local para onde aponta essa ventilação. Eu ao início tinha 2 ventoinhas daquelas grandes de pé e não consiga ter tão bom resultado como com ventoinhas de PC.

 

A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins... Até porque é um "problema" sazonal. Só em 3/4 meses é que temos esta questão, para quê gastar tempo, cabeça, dinheiro e outros? :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hugo, concordo contigo. No meu caso utilizo as ventoinhas junto da calha de iluminação de forma a dissipar o calor emitido pelas lâmpadas HQI sobre a água. Já experimentaram colocar a mão junto à água debaixo das HQI?

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ventoinhas que usava de pc, acho que tinham 8x8. usava 2.

 

Agora estou a usar como disse uma de 220v, mas daquelas bem pequenas que até se usam no carro. Comprei na worten. Ainda com a vantabem de não terem pé, têm antes um mola que podes prender onde queres! bem simples :lol:

 

Eu reponho água todos os... segundos!

 

Tenho kalk a pingar todo o dia! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiençia não é muita, mas por o que leio penso que um chiller se aplica a aquarios que necessitam de temperaturas realmente baixas. Como por exemplo um aquario da nossa costa, ou aqueles de lagostas que vemos nos restaurantes :lol:

 

As ventoinhas de refrigeração não são caras e penso que esteja provado que realmente baixem a temperatura a um nivel razoavel para a sobrevivençia do aquario.

 

Mas... o divertimento que se têm a "engrendar" e realizar um chiller a baixo custo pode ser tambem gratificante.. fica ao critério de cada um.

 

Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario e da costa, mas com temperaturas na ordem do 30/32º vai ser dificil de conseguir manter os especimes em condições e logo agora que consegui capturar 2 sargos veado.

 

Vou investigar mais um pouco a ver se arranjo uma solução aonde não necessite de repor agua, talvez tentar arrefecer o filtro e na passagem da agua esta arrefeça.

 

Aceito ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há dois princípios em Reef:

 

1 - o conceito de "luz a mais" não existe;

 

2 - se o aquário aquece demasiado basta colocar o número suficiente de ventoinhas de CPU :cry:

 

Atenção que o papel das ventoinhas, ao contrário do que muitos pensam, não é o de "atirar" com ar frio para cima de água quente arrefecendo-a no processo.

 

Eu consegui num determinado momento ter um aqua com tudo a funcionar a uma temperatura inferior à ambiente durante praticamente um dia só com ventoinhas de CPU (o meu aqua está numa dispensa :roll: e a minha mulher fechou a porta e aquilo não tem ventilação).

 

Porquê? Porque o que as ventoinas fazem quando incidem sibre a água é multiplicar por um factor bastante elevado o efeito de evaporação o que "consome" o calor do meio donde está. É exactamente o mesmo princípio que justifica os factos de se soprar para arrefecer a sopa, sentir frio quando colocamos um líquido volátil sobre a pele como o alcool ou o éter, ou ter frio quando saimos do banho e passamos por uma corrente de ar.

 

Sendo assim, com o número suficiente de ventoinhas consegue-se sempre baixar a temperatura dentro de limites de razoabilidade, obviamente.

 

Como o processo físico se baseia no potenciar da evaporação já se sabe que temos de contar com reposições massivas.

 

O meu aqua está à mesma temperatura que tinha no Inverno mas está a evaporar mais do dobro.

 

Cuidado porque nesse caso se não fizesse nada estaria a levar com mais do dobro da kalk o que deve ser devidamente analisado do ponto de vista de impactos no sistema (choques de pH, precipitação abiótica, etc...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos,

 

De facto nem todos conseguem resolver o problema da temperatura com ventoínhas! Neste momento tenho 7 ventoínhas ligadas e a apontar para zonas de grande circulação e não consigo baixar a temperatura dos 29ºC!

 

Uma das ventoínhas que está junto às HQI´s tem cerca de 40 cm de diâmetro!!! Vou ter mesmo que comprar um refrigerador, até porque estou com cerca de 15 litros de evaporação por dia e com o repositor automático ligado ao reactor de kalkwasser quereria dizer que estaria a adicionar 15 litros de kalkwasser por dia!!! Imaginem o que seria...

 

Tive que retirar praticamente todo o hidróxido de cálcio do reactor e fazer um líquido com uma concentração muito baixa.

 

Um refrigerador não é, hoje em dia um bicho de sete cabeças e há no mercado algumas soluções com preços bem mais simpáticos que aqueles que encontrávamos há uns anos atrás.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um pouco estranho Diogo... :shock:

 

Para o aquário com 7 ventoinhas estar a 29º, qual é a temperatura ambiente e que iluminação tens?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Essa pergunta é de quem não tem seguido o meu tópico - fico muito magoado com isso!!! :shock::roll:

 

De facto não só o móvel é praticamente todo fechado como tenho uma temperatura ambiente muito alta. Mesmo com o ar condicionado na sala sem as ventoínhas teria o aquário a 33/34ºC.

 

As lâmpadas são duas de 250W mas a calha tem todos os componentes lá dentro - mesmo com as ventax ligadas ela emana muito, mas muito calor!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, assim já faz mais sentido...

 

Está a conseguir baixar o aquário de 33 para 29º, que é mais ou menos o que ventoinhas conseguem. A questão das luzes foi só mesmo para confirmar que eram de 250W.

 

Em questões de arrefecimento há duas ideias principais:

 

- Quanto graus consigo diminuir a temperatura?

- Quanto graus consigo que a temperatura não suba?

 

Uma coisa é diminuir a temperatura e outra é fazer com que ela não suba.

Estamos aqui sempre a falar em relação à temperatura ambiente, claro está!

 

Ora no teu caso, tens de te preocupar com as 2, e sendo assim, realmente um aparelho próprio de arrefecimento deve ser não só a melhor, como mesmo a única solução.

 

Para resolver a primeira situação, consegue-se facilmente até com ventoinhas de PC, direccionadas para zonas de grande movimentação (e não circulação propriamente :wink: ). Aliás é o que estás a fazer porque estás a baixar 4º à temperatura o que é +/- o que as ventoinhas conseguem fazer.

 

Para resolver a segunda, consegue-se também com ventoinhas de PC, mas aqui colocadas por baixo das lampadas, para dissipar o calor antes de atingir a coluna de água (isto porque as lampadas são a maior fonte de calor).

 

No teu caso e com 33º de temperatura ambiente, só instalando uma sauna para a bicharada :wink::roll::shock:

 

Acho que um aparelho é mesmo a melhor solução!!!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos,

 

como alguns saberão estou em fase de projecto e, pelas minhas contas, já vou em 6 ventoinhas (fora os ventaxs):

 

duas para fazerem o que o diz o Hugo apontando para as HQIs (2x250w)

duas para promoverem circulação dentro do móvel

uma na coluna seca

uma na sump

 

Entretanto estou a mentalizar-me para comprar um chiller lá para Março :shock:

 

Para ajudar à festa, as reactâncias para estas lâmpadas não são eléctrónicas (não se fabricam) e o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos.  :shock:

 

Pois... esta é uma questão que eu também tenho e o meu sistema já faz muito barulho!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo

fiquei com uma duvida, como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas?

acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so nao desce mais pq o termoestato nao deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º.

isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele.

ou entao pode ser ainda que o AC nao tenha BTU´s suficientes para a tua sala.

penso eu de que....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas?

 

Pois é verdade! Com o Ar Condicionado ligado e regulado para 23/24ºC a temperatura da água atinge no seu máximo os 33ºC! Esta situação verificou-se quando ainda não tinha as ventoínhas ligadas. Com as ventoínhas ligadas consigo baixar para os 29ºC.

 

acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so não (palavra corrigida) desce mais porque (palavra corrigida) o termoestato não (palavra corrigida) deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º.

isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele.

ou entao pode ser ainda que o AC não (palavra corrigida) tenha BTU´s suficientes para a tua sala.

penso eu de que....

 

Pensas e pensas muito bem! De facto é um pouco a conjunção de todos os factores que apontas! Não só o móvel não tem respiração suficiente, como o Ar Condicionado é fraco (mas já lá estava quando comprei a casa e a cavalo dado não se olha o dente!)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diogo:

e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario pq é nessa altura que as luzes estao desligadas. e depois de dia é so controlares a subida, assim que notes que ja subiu 0,5º ligas o A/C, ou no caso de nao estares em casa durante o dia, deixas o aparelho ligado e aumentas o termoestato do AC para 23, isto para nao teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco.

podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que nao se veja o buraco da ventilaçao.

:shock:

eu regra geral regulo sempre o a/c entre 21º a 22º e resulta bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas sugestões!

 

e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario porque (palavra corrigida) é nessa altura que as luzes estao desligadas.

 

Pois... mas eu como tenho tarifa bi-horária, tenho as luzes ligadas desde as 20 horas até às 4 da manhã!

 

...isto para não (palavra corrigida) teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco.

 

Se me arranjares um AC que gaste pouco eu faço isso! Acho que o meu gasta bem mais que um chiller e o preço de um e de outro é muito semelhante - na minha óptica é sempre vantajoso optar por um chiller.

 

podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que não (palavra corrigida) se veja o buraco da ventilaçao.

:shock:

 

Uma solução sem dúvida viável, pelo menos para circular o ar dentro do móvel, não fosse a minha mulher arquitecta e eu não tivesse que fazer algumas cedências...

 

Abraço e obrigado pelas dicas (já encomendei o chiller!!!),

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten.

 

... A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins...

:( Hugo,

Testei com essas ditas ventoinhas e estou duplamente feliz. Depois de resolver o problema que tinha com silicatos e por consequencia com diatomaceas, agora resolvi o meu problema de temperatura com as ditas ventoinhas de 220V.

Obrigado,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais