Ajuda (os meus guppys morreram)


kipo

Recommended Posts

Preciso da vossa ajuda para me esclarecer umas duvidas.

Eu tenho um aqua de 60 cm onde tenho duas coridoras e tinha dois guppys machos e duas guppys femeas. Foram todos morrendo, um a um, devido (julgo eu) ao PH da minha água (7,5). Eu tentei utilizar cenas para baixar o PH mas não consegui nenhum resultado porque apesar de baixar durante umas horas, quando no outro dia volto a testar o PH continua 7.5. o que posso fazer para baixar para 7.0 e ficar assim?

Ah, tinha uma daquelas pedras decorativas e um pote com um buraco e já tirei isso do aquario. Poderá ser isso que faz subir o PH?

Obrigado pela vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o facto dos teus guppys morrerem não terá tido haver com o pH. O pH do meu aquario situa-se nos 7.4 normalmente, pois tal como no teu caso, penso que a água é um pouco alcalina, e nunca tive qualquer problema. Experimentaste medir o valor dos nitritos e amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dolphins_girl obrigado pela tua resposta mas desculpa a minha ignorância... como é que eu posso medir esses valores? :wink: o que devo comprar? existe um produto especifico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

 

A causa de morte, a meu ver, terá sido causada pela inconstancia do pH. Pior do que o pH estar desajustado é andar a alterar constantemente os parametros da água. A pedra pode causar essa subida ou o próprio areao mas 7.5 é bom para os guppies!

 

O aquário estava ciclado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ao que parece eu devo ter feito tudo mal...

Comprei o aquario, coloquei o areão (previamente lavado), e deixei tudo a trabalhar, passado uma semana, introduzi 3 plantas e coloquei o AQUASAFE (julgo que devia ter feito isso logo de inicio).

Passada outra semana introduzi os peixes. Se calhar foi tudo muito rápido. E agora? Existe alguma forma de poder colocar tudo em ordem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora? Existe alguma forma de poder colocar tudo em ordem?

Muda 50% da água do aquário e deixa tudo a trabalhar durante algum tempo (+ 1 semana, por exemplo). Depois começa a introduzir novos peixes.

Convém colocares 2 ou 3 de cada vez. O ideal era meteres uns 2 e deixares ficar uns dias para ver como reagem os peixes.

 

Não te preocupes com o pH e evita utilizar químicos no aquário. 7.5 não é muito mau para guppies. O ideal é manter sempre o pH com um valor constante.

 

Aproveita e dá também aqui uma vista de olhos pois tens de aprender algumas coisinhas se quiseres ter sucesso no hobbie: http://faq.thekrib.com/pt/. A parte da química da água e da ciclagem do aquário é importante.

Antes de meteres os peixes no aquário tens de verificar se não tens amônia e nitritos no aquário. Tens de comprar os testes...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião, deves comprar testes para medires pelo menos os Nitritos e os Nitratos.

Os nitritos devem estar a 0.

Os Nitratos podem estar mais elevados, mas pouco.Deves também fazer TPA's (trocas parciais de água), pelo meno 20% por semana.

Neste momento e antes de voltares a colocares peixes, faz as medições, e se estiver tudo bem, podes meter peixes.

Já agora se voltares a meter Guppys, mete na proporção de 1 Macho para pelo menos três ou quatro Fêmeas.

 

Não esqueças TPA's - TODAS AS SEMANAS.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos pelas respostas e pela atenção que dispensaram para este meu problema. Vou comprar os testes e vou fazer tudo como deve ser.

Obrigado uma vez mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Concordo plenamente com o Nuno e em parte com o Manuel mas...

 

Já agora se voltares a meter Guppys, mete na proporção de 1 Macho para pelo menos três ou quatro Fêmeas.

 

Este topico e alvo de discussao para muitos. Nao concordo com esta proporcao, penso que a proporcao pode ser ate 2 machos para 1 femea se esta tiver refugios! Ainda assim penso que o melhor e 1 macho para 2 femeas com refugios (que serviram para todos os peixes que se sentirem inseguros!). Ainda assim respeito a opiniao do Manuel e penso que deves informar-te e ler sites onde esta questao e abordada e decidires o que achas melhor.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais