Novo Aquário de água salgada - Ajuda!


Visitante

Recommended Posts

Olá!

 

Não sei já leram a minha má experiência com um aquário de água salgada (foi uma das primeiras mensagens deste forum) mas agora, e passados seis anos chegou a hora de voltar á água salgada.

 

Estive a mudar de posição os móveis do meu escritório para colocar uma árvore de Natal e há dias estava a olhar e vi que aquele local era perfeito para um novo aquário... :) por isso, depois do Natal, vai começar a aparecer o aquário.

Como tenho andado a ler umas coisas sobre água salgada e pelos aquários marinhos em tamanho mais pequeno que tenho visto ultimamente, decidi que vou fazer uma nova aposta, desta vez espero que com mais sucesso pois existe muito mais informação e contando com a ajuda da malta aqui do Forum.

 

Por isso é só para vos avisar que vou andar por aqui a melgar nos próximos tempos com dúvidas que me vão surgindo.

 

Para já só sei que de frente o aquário deverá ter 1 metro - é o máximo que consigo naquele espaço.

 

Primeira questão:

- Devo fazer um aquário em altura ou um aquário rectangular com medidas standard? Há inconveniente em ser um aquário alto?

 

Segunda questão:

- Pelo que tenho lido e visto, as opiniões dividem-se muito quanto ás bombas, filtros, lampadas, etc... Para um aquário com Rocha viva, uns peixitos e outros seres marinhos, o que é que me aconselham... o que é que me espera a nivel de material?

 

Eu sei que são perguntas um bocado vagas, mas agradeço qualquer ajuda... estou na fase de arranque e desta vez é para fazer tudo como deve de ser. :lol:

 

Os meus agradecimentos prévios,

 

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Primeira questão:

- Devo fazer um aquário em altura ou um aquário rectangular com medidas standard? Há inconveniente em ser um aquário alto?

 

O aquário pode ser em altura mas mais do que 70 cm torna a sua manutenção complicada. Na minha opinião o aquário poderia ter 100x70x60, pois os 60 cm de profundidade vão permitir que seja construída uma parede de rocha sem ser muito inclinada )ficas com um aquário com mais de 400 litros)

 

Quanto a mim deves pensar em furar o aquário e fazer uma ou mesmo duas colunas secas (uma em cada canto posterior)

 

Segunda questão:

- Pelo que tenho lido e visto, as opiniões dividem-se muito quanto ás bombas, filtros, lampadas, etc... Para um aquário com Rocha viva, uns peixitos e outros seres marinhos, o que é que me aconselham... o que é que me espera a nivel de material

 

Em termos de material básico, acho que o essencial é o seguinte:

 

- 1 Escumador

- Iluminação - que para peixes e alguns corais moles poderá passar por uma calha de T5 ou se quiseres colocar algo mais comlexo em termos de corais podes colocar umas HQI de 150W

- Muita Rocha Viva - quanto mais melhor

- Um bom substrato - Coral esmagado (3/4 cm) e Aragamax (7/8 cm)

- Filtração - aconselho pensares em colocar uma sump por baixo do aquário (o maior possível), onde podes construir um refugio e colocar o escumador.

- Movimentação - além da bomba de retorno que deverá ser acima de 3500 litros/hora (dependendo também do volume da sump), deverás ter bombas para movimentação interior (não esquecer que atrás da rocha viva deve haver movimentação) que perfaçam um total de 20x o volume do aquário, criando de preferência movimentação à superfície.

- Muita paciência

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim deves pensar em furar o aquário e fazer uma ou mesmo duas colunas secas (uma em cada canto posterior)

 

 

Colunas secas? Como assim?

:)

 

Eu avisei que ia ser um melga mas é que os meus conhecimentos de água salgada são abaixo do básico... :lol:

 

Têm que ter paciência comigo amigos! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina que fazes um furo num canto no fundo do aquário. Se colocares duas paredes de vidro ou plástico (até 3 ou 4cm abaixo do topo do aqua) de forma a isolares o furo em relação ao resto do aquário tens uma coluna seca. A água cai lá para dentro entrando pela superficie. Depois escoa pelo furo até à sump. Assim a superfície está sempre limpa.

 

A bomba que a tráz de volta para cima, deve ser na minha opinião do mesmo caudal do que passa pelo escumador. Se no escumador entrarem 1000L/h então a bomba de retorno também deve conseguir debitár esse caudal, efectivo!

 

Se precisares de um escumador diz alguma coisa.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm fotos de algum aquário assim...?

Não fica muito feio estéticamente?

 

Para um aquário com o tamanho indicado pelo dlopes, que tamanho teria a sump?? E o que se coloca lá dentro?

 

Tenho lido sobre sumps, refugios, aquarios para algas?

- Quais as funções e qual a vossa opinião sobre eles?

 

thanks! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

não te aconselho colyna seca.... rouba muito espaço... faz um furo no aquario e pronto !!

 

quanto ao resto das duvidas... dá uma olhada no tópico do Hugosfr que está bastante completo e assim apanhas um resumo de quase tudo.... depois volta a este tópico que já vens com uma ideia muito diferente e bem melhor !!...

entretanto pergunta o que quiseres, estamos aqui é para isso !! :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi..

 

Depois de alguma experiencia com aquarios de água doce, há uns meses a esta parte comecei a pensar em montar um aquario de agua salgada. Desde esse momento que tenho vindo a recolher muita informação, essencialmente na Net. Não há duvida que este forum é uma ajuda essencial fase de aprendizagem.

Desde então que tenho colocado toda a informação que vou recolhendo num documento.

Neste momento tenho um documento que tem um esquema de montagem de um aquario com as ligações á Sump, Sump, iluminação, movel, preços de componentes em varias lojas etc... etc.. etc...

Se tiveres interssado posso-te enviar por mail, que talvez ajude em alguma coisa... Tens é que me enviar o teu e-mail por MP.

 

Um abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Estive toda a tarde a ler as 8 :D :shock::shock: páginas do post do hugorsf sobre o montar (ou não) um aquário de água salgada e confesso que estou um bocado baralhado...

 

... é muita coisa e muita informação - muita dela contraditória - o que me deixou ainda mais confuso do que eu já estava.

 

Não consegui ver os esquemas dele nem as fotos, o que me ajudava muito.

Acho que tenho que falar com alguém "frente a frente" porque senão ainda desisto! :wink:

 

Cumprimentos,

 

José Santos

 

P.S. Nem me atrevo a postar lá porque aquilo já está enoooooooooorme! Eu vou descançar da maratona de leitura de hoje e depois volto! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Monta sim... não tem nada de mais e podes ficar com um aquario espetacular em casa !!

Nelson, já pareces o pessoal das lojas !!! :oops: :D :shock:

Não tem nada de mais... e se achas que é muito dificil, começa por um pequeno Zooexotico !! :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zooexotico se nao tiveres muita vontade n montes...

 

Obrigado pelo voto de confiança! :shock:

 

Se tentarem ler as 184 respostas do post do hugorsf de uma vez ficam de certeza como eu fiquei hoje á tarde... um bocado de olhos em bico... Mas são coisas passageiras... :D

 

De qualquer maneira vou encomendar amanhã o aquário:

- Vou aceitar a sugestão do dlopes e fazer um de 100cmx70cmx60cm...

É um tamanho que encaixa perfeitamente no local que pretendo.

 

Vou fazer as coisas com calma e com tempo... Conto com a vossa ajuda.

 

Algumas questões:

 

- O Furo do aquário que tem ligação á sump pode ser na parte traseira? Os que tenho visto são na lateral, há algum inconveniente em ser no vidro de trás?

 

- Continuo com as mesmas dúvidas quanto ao refúgio e sump. Quais as suas funções? Que tamanhos aconselham para o aquário que lhes disse(de cerca de 420 litros)?

 

Desculpem lá, mas ainda agora comecei!....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Sim pode ser na parte de trás...

 

Que duvidas é que tens com a sump...??

 

Fazes um furo no aquario a água desce... depois passa por umas divisões/compartimentos e volta a subir para o aquario.

Na sump podes por por exemplo uma divisão para a queda de água que vem do aquario...

depois passa por uma outra divisão onde está o escumador...

depois se puderes manda fazer umas duas ou três placas de vidro que fiquem de seguida logo após o compartimento do escumador de maneira que a água percorra um circuito até á outra divisão a seguir á do escumador.

Este circuito faz com que as bolhas de água que resultam do escumador desapareçam...

no outro compartimento, colocas um refugio e no ultimo compartimento colocas a bomba de retorno para o aquario...

a quem ponha montes de biobalss e ceramica e fibra de vidro e bla bla bla e mais bla bla bla mas não precisas de nada disso, aliás é só gastar dinheiro... coloca apenas um refugio e o escumador !!

o refugio é uma area da sump ou ainda um aquario á parte onde se dá a exportação de nutrintes através do cultivo e corte de macroalgas... é tipo um aquario plantado de água doce mas exclusivamente para a exportação de nutrientes maus para o sistema como nitrato, fosfato, silica, silicatos etc...

manda-me o teu mail que eu mando-te uma imagem de uma sump mais ou menos parecida com esta...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Monta sim... não tem nada de mais e podes ficar com um aquario espetacular em casa !!

Nelson, já pareces o pessoal das lojas !!!  :lol:  :shock:  :shock:  

Não tem nada de mais... e se achas que é muito dificil, começa por um pequeno Zooexotico !!  :oops:

 

Mas não defendem que um pequeno é de mais dificil manutenção que um grande???

O problema de um grande é o $$$ ! :lol::wink:

Mas como eu não quero o aquário para Fevereiro com peixes, as coisas vão ser feitas devagar...

 

Talvez até faça duas experiências em vez de uma só... Daqui a uns dias eu digo-vos o que me vai na cabeça!... 8):wink: :D

 

Obrigado Marco! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

não é bem assim...

A manutenção até é mais facil porque o volume de água é bem menor...

 

o problema chama-se instabilidade, mas isso é directamente proporcional com o rigor do aquariofilista e apenas no primeiro ano do aquario...

 

depois de estabilizado o aquario nunca mais dá problemas !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ainda bem que dizes isso.

 

O que eu não percebia sobre a sump era mesmo a sua concepção... Quando tive o meu "aquário marinho" há quinhentos mil anos, o escumador ficava dentro do próprio aquário! :shock::shock:

 

O que queria mesmo saber era sobre quantas divisões tinha e o que metia em cada uma... também me tinham dito para colocar bioballs e bioglass e afinal era dinheiro deitado fora.

 

Na conversa no post do hugorsf ele dizia que ia utilizar a sump ( ou era o refúgio ) :D :oops: como aquário de quarentena... Mas deu-me a sensação que o refúgio dele era separada da sump... ou estou enganado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O refúgio pode ser num compartimento na sump ou num aquário separado da sump. Idealmente acima do aquário principal de modo a que a água cai para este por gravidade.

 

Um aqua de 100x60x70 não é pequeno!! É bem maior que o meu que só tem 200L. Com uma sump ficas com uns 500L de água. É excelente. Eu no teu caso se tivesse espaço fazia-o com 1,5m de comprimento. O pior é a rocha necessária.

 

Para uma altura de 70cm o ideal será um projector de 250W ou até mesmo de 400W mas o primeiro já permite mantêr todos os corais.

 

Manda fazer o aquário já com o furo. Não compres primero o aquário sem furo.

 

Não concordo que não faças uma coluna seca a isolar o furo. Sem coluna as probabilidades de entupimento do furo são muito maiores resultando daí uma inundação. Além disso podes colocar o furo no fundo de maneira a que a tubagem de escoamento fica mais escondida.

 

 

mankllit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O refúgio pode ser num compartimento na sump ou num aquário separado da sump. Idealmente acima do aquário principal de modo a que a água cai para este por gravidade.

 

Acima??? É pá aí já me complica o esquema todo.... :cry:

 

Um aqua de 100x60x70 não é pequeno!! É bem maior que o meu que só tem 200L. Com uma sump ficas com uns 500L de água. É excelente. Eu no teu caso se tivesse espaço fazia-o com 1,5m de comprimento. O pior é a rocha necessária.

 

Então se de um metro não é pequeno ainda me aconselhas um de 1,5m!!! ;) Depois para evoluir tenho que me mudar para o oceanário, não? ;)

 

Com os meus fracos conhecimentos o de 1m chega perfeitamente para eu amadurecer por uns anos e depois mudo de casa e faço um gigante!!! :D

 

É já dá para gastar uns bons Euros, não é verdade?

 

Essa coluna seca pode ser por exemplo um canto do aquário?

- Alguém tem fotos de um aquario com coluna seca para eu ver???

 

Agradecimentos,

 

JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

www.rl180reef.com/pages/standpipe/images/standpipe.jpg

 

aqui podes ver uma coluna seca no canto do aquário com um furo no fundo. Não ligues por enquanto àquele tubo vertical mas se estiveres interessado ensino-te a fazer um.

 

 

Podes ter a(s) coluna(s) nos cantos ou no meio (atrás). Eu prefiro no canto e com um furo o maior possível.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zooexotico desculpa se fui impulsivo demais mas um aquario de recife exige uma certa dedicação e gosto pelo mundo marinho em si.

em relação a sump julgo que deves apostar numa sump bem grande com 3 divisorias, a primeira para reposiçao de agua doce,a segnda para o refugio que recebe agua por overflow em que o vidro de separação para o segiunte compartimento seja mais pequeno para agua cair por gravidade, e o 3 para esconder bomba/s de retorno e escumador.

julgo ser uma boa distribuição.

depois mando -te um desenho que fiz para a minha nova sump.

mais uma vez desculpa mas julgo que tenhas percebido.

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhm... ok parece-me bastante simples.

Fico á espera do desenho...

E medidas?

 

Tipo 80cmx40cmx50cm?

Com divisórias iguais?

 

O comprimento dos tubos têm influência?

É que toda a tubagem e fios vão ter que passar pelo lado direito do aquário.

Do lado direito do aquário vou ter que tapar tudo (tipo uma coluna) que vai ligar o movel de baixo ao superior onde vou esconder as lampadas.

 

A coluna de madeira do lado direito vai tapar o aquário da luminosidade pois este lado está virado para uma marquise que recebe muita luz do sol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar desculpem-me os outros Moderadores mas tomei a iniciativa de mudar este tópico pois realmente enquadra-se mais em Equipamentos e Manutenção (Miguel obrigado pela dica!!)

 

 

E a nível de potência dos motores / Filtros?

- O que é que vou precisar?

 

Essa questão vai depender não só da furação do aquário como também do tipo de corais que queiras manter.

 

Assim, a/as bombas de retorno deverão ter em conta o tamanho do furo do aquário, mas se fizeres 2 furos de 1 polegada estás à vontade e no meu entender deves colocar pelo menos uma bomba de 4500 litros/hora.

 

Quando falas em filtros penso que te referes à Sump e o caudal de passagem vai depender precisamente das bombas de retorno.

 

Quanto a movimentação da água no aquário dependerá também dos corais que queiras colocar mas pelo menos, mesmo para coisas mais básicas deverás ter 10x o volume do aquário e portanto se ele tiver

à volta de 500 litros deverás ter pelo menos 5000 litros/hora de movimentação. No entanto aconselho-te a ter 20x o volume do aquário e de preferência bombas que permitam ter correntes alternas ou seja que simulem as ondas (para o efeito existem diversos sistemas, uns mais simples outros mais complexos).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho logo 2 furos de 40mm. Não é por isso que vai encarecer e evita-te problemas mais tarde se quiseres aumentar a potência das bombas. É melhor prevenir porque mais tarde já não conseguirás alterar.

 

Com estes furos até podes pôr 2 bombas de 3500l/h. Vai depender também da capacidade da sump, principalmente na divisória das bombas.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais