Daniel Marques Publicado Julho 13, 2005 Publicado Julho 13, 2005 Apareceu no meu aqua umas algas que se alojaram no areão. Aqua: 50Litros Reais Iluminação: Jebo 2x36 Será demasiada iluminação ??
gmmartins Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Boas, Dás pouca informação sobre o teu aqua mas pelo que dá para ver pela foto tens CO2 e, ao que parece boa iluminação. Também não dizes há quanto tempo foi montado o aqua. A minha opinião é que terás pouca massa vegetal face às condições que tens. Tenta encher o aqua com mais plantas e entretanto vai fazendo TPAs. Espero ter ajudado. Gustavo Martins My nano Litopótamus
FILIPEALMEIDA Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 coloca um pouco de mais informação... há quanto tempo tens o aqua montado ? se possível, tenta medir nitratos, fosfatos e nitritos e coloca os valores aqui para ver se te podemos ajudar. Isso pode ter muitas causas... deduzo que a tua calha seja uma JEBO ou parecido, com 2 lampadas de 36W, certo ? parece igual à minha... tens, portanto, um pouco de luz a mais... adquiriste a calha à pouco tempo ? se sim, as algas apareceram após a troca de luz ? Filipe Almeida Abraço, Filipe Almeida APC #484
Nuno Prazeres Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Essas "algas" são cyanobactérias. Há quem jure a pés juntos que adoram ambientes com excesso de fosfatos quando comparados com os nitrogenados. Se estás a fertilizar o ideal será cortar com o KPN manter os traces e usar apenas KNO3 (nitrato de potássio). Comigo deu resultado, estabeleceu-se um novo equilíbrio e pude voltar a fertilizar. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Daniel Marques Publicado: Julho 14, 2005 Autor Publicado: Julho 14, 2005 As algas só apareceram desde que coloquei a calha Jebo 2x36. O aquário está montado á mais de um mês. Levou substrato por baixo do areão e vou colocando umas gotas de fertilizante liquido.
Nuno Prazeres Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 O aquário está montado á mais de um mês. Isto explica tudo! O aqua vai demorar alguns meses mais até encontrar o seu próprio equilíbrio. Deve ser difícil para ti mas eu não me preocuparia demasiado e iria fazendo as TPAs com alguma frequência tentando aspirar o máximo de cyanos em cada muda. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
FILIPEALMEIDA Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 concordo com o apisto... Se tivesse de dar um palpite, apostaria que tens o nível de fosfatos elevados... Eu tenho e tive sempre problemas com cianobactérias. Convinha medires, para tirares as teimas. aconselho TPA's com maior frequência e para com qualquer fertilização. No caso de teres fosfatos elevados, tenta medir como saem na água da torneira.Se esta contiver um nível acima do normal, terás que tentar reduzir os fosfatos, adquirindo daquelas resinas próprias. Mas mede o nível, para tentares tirar as dúvidas. Abraço, Filipe Almeida APC #484
Recommended Posts