Que bicharocos são estes?


Luis Delgado

Recommended Posts

olá,

 

Há cerca de três semanas apareceram-me estes bicharocos, mais pequeninos, na altura, agarrados às duas maxijet 1200 que tenho nos extremos do aquário.

 

Alguém sabe o que são? Até agora limitam-se a crescer e acho curioso só me terem aparecido nas bombas.

 

Pic_5201_4.jpg

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLa Luis

 

Isso sao esponjas... Costumam crescer nas zonas com menos iluminação e sao um sinal de que os teus parametros de aguas estao pelo menos razoáveis, o que é bom... Sao totalmente inofensivas...

Eu tenho aos milhares na minha sump e nas partes mais sombrias do aquario...

Espero ter ajudado...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Realmente são esponjas, mais precisamente do género Sycon.

 

São inofensivas, mas poderão indicar zonas com pouca circulação ou mesmo demasiada matéria orgânica em suspensão.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

A classificação taxonómica de esponjas é uma tarefa complexa, reservada apenas a alguns (muito poucos) investigadores com muuuitos anos...

Assim, é como muita reserva que avanço que essas esponjas talvez pertençam ao género Sycon.

 

Actualmente existem conceiros inovadores de refugios sombrios povoados por tunicados (ascídias) e esponjas, uma vez que estes organismos são extremamente eficientes na filtração da matéria orgânica.

 

Cumps

 

Ricardo

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente existem conceiros inovadores de refugios sombrios povoados por tunicados (ascídias) e esponjas, uma vez que estes organismos são extremamente eficientes na filtração da matéria orgânica.

 

E se forem da espécie certa, em número suficiente e com boas taxas de crescimento até poderão servir para alimentar peixes mais delicados (anjos, borboletas, etc...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

com base nas vossas indicações estive a ver uns links sobre as sycon.

 

Em http://www.wetwebmedia.com/spongefaq3.htm, no final da página apresentam uma foto, não muito diferente das esponjas que se vê na foto da primeira questão deste tópico e em que dizem:

 

"these critters are very common and commonly misidentified or "unknown" incidentals that develops in marine aquaria with live rock. They are Syconoid sponges of the genus Sycon. Filter-feeders... harmless, and even desirable. They can reach plague proportions if the tank is neglected or has other nutrient control issues. Else no worries... "

 

Já agora, encontrei uma página porreira sobre esponjas:

 

http://tolweb.org/tree?group=Porifera

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais