Acabar com as Caulerpas ou não: eis a questão!


Recommended Posts

olá, estou com dois tipos de caulerpas no aquário que começam a invadir-me o aqua (prolifera e sertulariodes).

 

têm um efeito muito bonito mas já estão a começar a ocupar uma área significativa sem pedir licença. tenho de estar sempre de olho nelas a cortá-las semanalmente e mesmo assim começam a tapar-me os corais.

 

Qual a vossa opinião, devo continuar pacientemente a podá-las ou pura e simplesmente acabar com elas? Ainda por cima não tenho sump.

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se descobrires uma maneira de acabar com elas definitavemente, acaba!

 

Isso é uma praga e, dizem os entendidos, algumas espécies "deslargam" :cry: substâncias tóxicas para a água prejudiciais ao crescimento dos corais.

Li não sei aonde que alguns cirurgiões quando alimentados frequentemente com determinadas espécies morrem. Já tive um flavescens que em poucos dias deu cabo de toda a porifera mas não morreu nem lhe aconteceu nada de mal beer .

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva lmd,

 

Tenho mantido sempre caulerpa nos meus aquários sem razão aparente para a retirar. Para além de ser um método natural de exportar nutrientes é também uma fonte de alimento constante para os peixes herbívoros. Poda-se facilmente (com excepção da C. racemosa) e dá até uma certa cor ao aquário. Serve também de refúgio natural para copépodes, isópodes e outros pequenos seres detritívoros que habitam no aquário.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu "voto" em livrares-te dela :lol:

 

Caulerpa na rocha viva é do pior que há porque acaba por dominar tudo.

 

Eu tenho uma rocha com uma colónia de Palythoas bem bonitas mas que estão sempre em grandes dificuldades com um problema com C. peltata (é parecida com a racemosa) e sertulariodes. Também tentei podá-las mas é remar contra a maré. Um colega ofereceu-me um P. hepatus e ele em dois dias deu uma valente razia naquilo tudo, mas agora já está mais desinteressado.

 

Ao que parece, o Lo vulpines (será que está bem escrito?) :wink: trata do assunto muito bem incluindo racemosas e peltatas que se partem facilmente impedindo podas eficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gosto muito de caulerpas, mas já tomei uma decisão. vou acabar com elas! :D

 

vou arranjar caulerpas de novo mais tarde: um dia que tenha um sump adequado para isso.

 

obrigado pelas vossas opiniões.

:D

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Mantenho, sem grande sucesso :? , caulerpa no meu aquário principal (não tenho mais nenhum :P ).

O crescimento das mesma é pouco notório, havendo pequenos "picos" de crescimento sem razão aparente - todos os parâmetros estão estáveis, com nitratos e fosfatos "zerados. Talvez tenha a ver com uma maior produção de nitratos durante alguma fase do aquário, provavelmente a alimentação dos invertebrados - 2-3 vezes por semana - e consequente desligar do escumador por breves períodos. Segundo me informaram, poderá ter também a ver com a ausência de ferro.

 

Para além de ser um método natural de exportar nutrientes é também uma fonte de alimento constante para os peixes herbívoros. Poda-se facilmente (com excepção da C. racemosa) e dá até uma certa cor ao aquário. Serve também de refúgio natural para copépodes, isópodes e outros pequenos seres detritívoros que habitam no aquário.

 

Continuo a manter caulerpa (taxifolia e prolifera...não me vou meter na racemosa) no meu aquário por três das razões já citadas:

- Exportação de nitratos/fosfatos

- Embelezamento de algumas zonas do aquário com menos luz ou mais vazias de corais

- Refúgio para alguns seres vivos, nomeadamente pequenos copépodes que alimentam o meu bodião.

 

Caulerpa na rocha viva é do pior que há porque acaba por dominar tudo.

 

As caulerpas aparentadas com Valonia (parecidas com pequenas uvas), tal como estas, são muito dificies de eliminar do aquário. Mesmo a taxifolia e prolifera, aquando da disseminação de "raízes" pelas rochas, se tornam dificeis de eliminar...senão mesmo impossíveis.

No entanto, podas regulares destas duas últimas, evitam que se tornem verdadeiras pragas...

 

Eu tenho uma rocha com uma colónia de Palythoas bem bonitas mas que estão sempre em grandes dificuldades com um problema com C. peltata (é parecida com a racemosa) e sertulariodes. Também tentei podá-las mas é remar contra a maré.

 

Tenho o mesmo problemas com as xénias :shock: , invadiram-me uma colónia de zooanthus e agora não querem sair.

Trata-se de um problema semelhante ao da utilização de caulerpa, alguns corais crescem a uma velocidade tão grande que acabam por dominar todo o aquário. A xénia é o melhor exemplo disso, tendo eu já visto aquários "minados" com xénia...e outros nos quais esta não se desenvolve.

 

eu gosto muito de caulerpas, mas já tomei uma decisão. vou acabar com elas!

vou arranjar caulerpas de novo mais tarde: um dia que tenha um sump adequado para isso.

 

Parece-me uma decisão precipitada.

Mesmo quem utiliza refúgios com caulerpa poderá vir a ter problemas com esta aquando da sua reprodução sexuada, havendo uma produção de esporos ciliados que invadem todo o aquário...matando quase tudo.

Pessoalmente vou continuar a utilizar caulerpa e outras macro-algas pelas razões citadas acima. Não te aconselho a utilização de racemosa e semelhantes, também pelas razões que já referi.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais