Quem usa agua da torneira: como tratam a agua antes da TPA?


Quem usa agua da torneira: como tratam a agua antes da TPA?  

74 votos

  1. 1.

    • Uso productos de marca para tratar a agua.
      33
    • Não trato com quimicos. Deixo a agua descansar em recipientes abertos durante algum tempo.
      27
    • Não trato. Sai directamente da torneira para o aquário.
      12
    • Uso um jacto de pressão para libertar o cloro antes da TPA.
      1
    • A agua da torneira tem cloro???? Pensava que só havia disso nas piscinas...
      1


Recommended Posts

Boas!

 

Esta é para quem usa agua da torneira nas TPAs. Como é que tratam a agua para tirar o cloro e substâncias nocivas?

 

Eu ando a tratar com produtos anti-cloro antes de encher o aquário. Mas cada vez mais ouço quem diga que deixa a àgua descansar dentro de um recipiente aberto. Já agora, quem usa este método, quanto tempo é necessário deixar a agua "descansar"?

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

nos, eu sei que se deixarmos a agua num recipiente com abertura larga (um balde como dizes) o cloro desaparece. Mas e se for num garrafão? Eu sei que quanto maior a superficie em contacto com o ar, melhor, mas mesmo com um garrafão apesar de ser menos eficiente, funciona na mesma, certo??

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Este assunto já foi mais que discutido.

 

Basta meteres a agua num balde ou outro recipiente aberto de um dia para o outro, que o cloro evapora e fica a agua livre deste.

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema desse método de deixar a água descansar é que só elimina o cloro e não elimina os metais pesados.

 

Eu não sou nenhum genio a quimica antes pelo contrário mas não estou a ver como e que com a adição de quimicos consegues eliminar os metais pesados, é uma das coisas que sempre me fez confusão, o cloro desaparece atraves da evaporação mas o que acontece aos metais pesados??para mim eles vão sempre estar presentes.

eu simplesmente deixo a agua a repousar, quantos menos quimicos melhor.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens razão Nuno não convem mesmo nada nós ingerirmos metais pesados, nem sequer pensei nisso ;)

mas de qualquer forma e SE tivessemos metais pesados na agua não percebo como é que esses produtos os iriam retirar

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não sou nenhum genio a quimica antes pelo contrário mas não estou a ver como e que com a adição de quimicos consegues eliminar os metais pesados, é uma das coisas que sempre me fez confusão, o cloro desaparece atraves da evaporação mas o que acontece aos metais pesados??para mim eles vão sempre estar presentes.

Nos metais pesados, o serem "pesados" apenas quer dizer que o seu número atómico é grande. Não é que são densos e ficam no fundo do copo ;)

Mas já agora, só para teres uma ideia, retirar certos metais da água nem é muito difícil. Existem vários métodos, desde electrodeposição em cátodos (reduzir o metal livre na água a metal sólido), sequestro de metais (usando ligandos que formem complexos muito estáveis), entre outros...

Por exemplo, já ouviste falar em ferrugem... (daaah...) Não é nada mais nada menos que Fe(OH)3 (umas das formas da ferrugem). Este complexo é muito estável, e tem um produto de solubilidade muitíssimo baixo. Se por acaso tivessemos uma água com muito ferro, bastava deitar um bocado de uma base forte, tipo NaOH ou KOH, e o Ferro que estava dissolvido, simplesmente precipitava sobre a forma de Fe(OH)3.

Outra coisa que se pode fazer facilmente, é pegar numa água que tenha muitos cloretos e deitar um nadinha de nitrato de prata (AgNO3). Forma-se logo um precipitado de AgCl (muito pouco insolúvel)... Aliás, este precipitado é tão insolúvel, que se usa AgNO3 para dosear Cloretos em águas. Pode-se considerar que o AgCl se dissolve muito pouco.

Um produto também muito conhecido é o EDTA (Etilene Diamine Tetra-acetic Acid). A pH alcalinos forma complexos de grande estabilidade com vários metais... quem diz EDTA, diz uma "catrefada" deles ;)

 

Por favor....

por norma a agua da torneira NÃO PODE TER metais pesados...

Não sejas mau Oinq... :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so para teres uma ideia, o mercurio por exemplo... ( é um metal pesado ), tem um valor parametrico ( ex- Valor maximo admissivél ) de cerca de 5 microgramas por litro na Agua da tua torneira... isso está fixo na lei que regulamenta os valores parametricos da agua... e se passar isso... além de dar prisão ao director delegado dos SMAS locais sobra pro presidente da camara e vereadores...

 

Ninguem quer metais pesados na agua... acredita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.