aquario prestes a arrancar ( informaçoes)


Recommended Posts

boas pessoal

 

queria fazer umas perguntas pa ver se alguem me poderia dar 1s dicas! para um aquario que estou a montar de um amigo meu num bar!!

 

é o seguinte estou a montar um aquario de 80C x 55L x 40A

sem sump

sem rocha viva

com seco humido

um escumador que agora não (palavra corrigida) me recordo a marca!

circulaçao de 2000 l/h sem contar com o seco-humido e com a bomba do escumador que por acaso é de 1200l/h

vai levar 2 flurescentes 1 de 10000k e outa actinica

 

é o seguinte o aquario encontra.-se agora so a funcionar com agua doce amanha vamos colocar o sal ! e para estabelizar mais rapido vamos por 30l de agua do meu aquario ja estabilizado! vou por tambem algum areao maturado do meu! e uma caixa de filtro para acoplar numa powerhead ja tambem estabelizado do meu aqurio!

 

agora as perguntas:

1º sera que o setup é o mais indicado?

2ª sera que ao por estes itens maturados do meu aqurio este novo aquario estabilizara mais depressa?

3º se os valores estiverem dentro dos parametros poderemos por 2 peixes palhaço para fazer a rodagem? a ideia era polos na proxima 4 feira?

4º sera isto possivel?

5º se for tem sugestao para tornar isto possivel?

 

é que como a inauguraçao do bar é na 4( sencivelmente existe um espaço de 6dias) gostariamos de ter algo que as pessoas podesem ver!

gostaria que me podesem orientar!

 

o objectivo deste aqurio é por la um cardume de palhacitos cerca de uns 6

e umas anemonas! nada mais!

 

agradecia que me podesem aconselhar

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que sim

desde que vás acompanhando os parametros

 

afinal desde que sejam 2 palhacitos pequenos a areia maturada será suficiente desde que os alimentes muito pouco, apenas o necessário.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1º sera que o setup é o mais indicado?
Não, é um setup retrógado, igual ao que se usava há 30 anos atrás.

 

2ª sera que ao por estes itens maturados do meu aqurio este novo aquario estabilizara mais depressa?

 

Sim, em principio irá ajudar. Tem muita atenção aos parâmetros, tens de testar frequentemente.

 

3º se os valores estiverem dentro dos parametros poderemos por 2 peixes palhaço para fazer a rodagem? a ideia era polos na proxima 4 feira?
Se os parâmetros estiverem estáveis, aconselho-te a colocar apenas macro-algas. O filtro biológico vai demorar algum tempo a estar pronto a receber 2 peixes palhaço...

 

4º sera isto possivel?

5º se for tem sugestao para tornar isto possivel?

 

Possível...sim.

Na minha opinião, estás a fazer um aquário como se fazia há 30 anos atrás: sem rocha viva, com filtragem mecânica, iluminação fraca...enfim, um aquário da costa portuguesa mas com espécies tropicais e um aquecedor.

O filtro mecânico (biológico) irá "concorrer" com o escumador, sendo que uma parte da matéria orgânica será eliminada...e a outra parte simplesmente transformada em almoço para as algas: nitratos e fosfatos.

 

Terás de fazer muitas mudanças de água, ou recorrer a uma "floresta" de caulerpa e resinas para manter as algas controladas. Espero que uses, pelo menos, água de osmose.

 

Uma DSB é capaz de ser uma boa "compra"...

 

Aconselho-te a colocar muita rocha (morta...já que não queres viva), nem que seja para dar uma ideia de segurança aos palhaços, e a introduzir bastantes macro-algas.

 

é que como a inauguraçao do bar é na 4( sencivelmente existe um espaço de 6dias) gostariamos de ter algo que as pessoas podesem ver!

gostaria que me podesem orientar!

Para além de estares a montar um aquário cuja manutenção é complicada, estás com pressa...o que não é nada bom.

6 dias para um aquário maturar é muito pouco, aliado ao facto de não teres rocha-viva...o que atrasa ainda mais o ciclo.

Começa com macro-algas e, quando houver um pico de nitratos, reza para que estas consigam consumir tudo. Só depois deves introduzir os palhaços.

 

o objectivo deste aqurio é por la um cardume de palhacitos cerca de uns 6

e umas anemonas! nada mais!

 

Essa do "anémonas e nada mais" parece ser a frase que todos dizem depois de verem o "Finding Nemo"...

As anémonas são muito dificeis de manter...e essa iluminação e falta de rocha viva não ajudam em nada.

Coloca os palhaços e não te metas nos invertebrados.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com os que dizem que é uma má ideia de uma forma geral. Um aaqu´rio não pode ser oensado assim - tal como já te disse, ou colocas toda ou quase toda a água já maturada ou esquece os palhaços.

 

Seco-húmido = fábrica de nitratos!

 

Se o Miguel optar por não colocar as anémonas (o que aconselho, pelo menos com essa iluminação) pode ter o seco-húmido.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

mais uma vez obrigado pelas dicas!!

 

de facto os palhaços apartida ja estariam postos de parte para esse dia!

foi uma questao que aconselhei!

 

tal como as anemonas sem rocha viva!!! nao da mesmo!!

 

mas como o ja ele ja tinha adquirido o seco-humido! para nao tar a fazer outro encargo financeiro na compra ja da rocha optamos por montar assim pondo inicialmente so peixes! indo depois adquirir cerca de 15kg de rv mais a rocha morta e tirar entao o seco humido!! mas isto a posteriori!!

 

senao era um grande entrave de dinheiro!

 

em relaçao a luz foi como tinha dito foi aconselhado so essa 2 flurescenetes!!

 

mas inicialmente pensei em 1 HQi de 150w de 10000k

que axam ja é sufecienet??

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

mas inicialmente pensei em 1 HQi de 150w de 10000k

que acham (palavra corrigida) ja é sufecienet??

 

Suficiente para quê?

 

Se fôr para anémonas, dá para manter, desde que acompanhado por um aquário MUITO estável -> com 6 meses a 1 ano, algumas espécies nomeadamente Entacmaea quadricolor, Stichodactyla haddoni e Condylactis passiflora (esta última não gosta muito de palhaços...nem os palhaços dela).

Há muitas outras espécies passíveis de serem mantidas com essa iluminação, mas estas três são uma boa escolha...embora escolher anémonas para povoar o nosso aquário seja sempre um pouco arriscado.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além do que já aqui foi referido, há uma coisa que parece escapar.

 

Qual será a localização do aquário no dito Bar?

 

Sendo os bares locais onde facilmente se acumulam fumos e outros odores :lol: e estando o aquário sujeito à curiosidade dos visitantes parece-me que a localização é um factor importante.

 

Isto partindo do princípio claro está que o aquário seja aberto e não encastrado numa parede p.ex.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

obrigado pelos voxox conselhos!!!

 

realmente a locolaziçao foi muito bem pensada!!

o aquario é um aquario aberto que esta com o vidro frontal colocado na parde que da aacesso ao bar!!!

mas o aquario enconytra-se todo numa arreacadaçao onde existe grande movimentaçao de ar devido ao ar condicionado!!!

 

por isso axo que nao havera grandes problemas

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 1 coisa: porque é que não trocam o seco-húmido por rocha-viva? Se o filtro for novo e foi comprado à pouco tempo a loja não se deve importar. Não custa tentar...

Eu não sei é se 1 aquário só com 2 palhaços fica muito giro (não quero ser melga só que tenho pena de o setup não ser o mais aconselhado), mas pronto, gostos não se deviam discutir só que o que revolta 1 pouco qualquer aquariofilista é a ideia de 1 aquário, que afinal não é assim tão grande, estar tão limitado pelo baixo orçamento disponibilizado.

 

Deixo só + 1 ideia: se 4ª acharem que o aquário não está tão bonito como vocês gostariam tapem, TEMPORARIAMENTE, o vidro da frente com 1 quadro qualquer (por ex.) e só destapem o vidro da frente quando o aquario já estiver de facto bonito, estável, etc...

 

De qualquer das formas boa sorte com o aquário e tenham paciêncioa com o aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!!

 

realmente tamos a pensear em trocar o seco-humido por rocha viva!!!!!!!!!!!!!!!

mas nao sei se a loja vai na conversa!??????

 

em relçao ao arranque vamos esperar! vamos cobrir o aquario e so vamos la colocar animais quando estiver realmente estabilizado!!!!

 

em relaçao a anemonas é algo que tamos a pensar ja nao colocar ou talvez num futuro proximo colocar!!

 

 

obrigado pelas voxax opinioes!!! foram realmente importantes!!

 

cumprimentos miguel!

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais