Vera Santos Publicado Outubro 1 Publicado Outubro 1 (editado) Boas, espero que se encontrem bem, após quase um ano de ausência, cá venho eu partilhar convosco a sétima edição deste desafio do fórum aquariofilia.net. , do qual, mais uma vez participo. Com entusiasmo, talvez com menos paciência, enveredei por um layout mais simples, mais fácil de manutenção, espero, compativel com o meu cansaço, no que se refere ao aquascaping de competição, sempre mais exigente, é um facto. E afinal já não vou para nova 😅😅😅 , ao lado dos outros participantes na verdade, sinto-me cota 🤣🤣🤣 Não tem sido fácil manter a mesma vontade, força e persistência ao longo destes sete anos de aquários plantados, o que é facto é que cansa, o tempo, a vontade, que são necessários para manter um aquário impecável. Para além disso, prevejo para breve uma possivel pausa forçada, mas não será nada de mais, apenas manutenção relevante para o meu bem estar fisico e espero que seja por um curto espaço de tempo. Mas vamos ao que interessa! 1 - Nome do Aquário No name yet Como me é habitual, eu para nomes de aquários, na generalidade sou um zero à esquerda, bem como, nomes dos amigos que vejo com menos frequência também 🤣🤣, é um problema recorrente que me preocupa às vezes, muito sinceramente!!!! 😅😇😇😇 Ninguém é perfeito, então peço aos meus amigos do fórum/desafio que me deem umas luzes sobre este tema delicado para mim, que é gostar de um nome para um aquário e que me faça algum sentido! Grata pela vossa colaboração!! Venham dai ideias! 💡💡💡 2 - Data da montagem 27/09/2026 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior, cortei as esponjas para deixar apenas um 1/4 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico e completei com lã filtrante. FILTRO - De fácil acesso, silencioso, plástico com boa qualidade de construção. O tamanho do tubos de do inflow ocupa espaço vertical no aquário. Assim, resolvi com parte de tubo de um hang-on, filtro utilizado num desafio anterior, acho que o primeiro de todos. 4.2 - Termostato Hygger 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EC 28 leds laranja e 52 RGB 37 W, 1850 lumen, 8300 K. Foto período de 6h de início. 4.4 - Sistema de CO2 Sim 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone Areia (Mistura de areias que tinha em casa, mais um pouco de uma da Sera, para haver um melhor contraste com a rocha) Gravilha Sera mix coarse (a adicionar mais tarde, só para favilitar a limpeza do aquário) 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT: 1, Fix, Yokuchi gen c 7 - Fauna Será Breviboras dorsiocellata Caridinas amano Otocinclus... 8 - Plantas Troquei um pote de Bucephalandra por um pote Eleocharis acicularis mini, com um vizinho, a quem agradeço, pois esqueci-me completamente, é uma planta sempre indespensavel para mim! Perdoa-me Tozé mas teve que ser. 1 Anubia barteri nana pangolino 1 Bucephalandra Theia 1 Cryptocoryne parva 1 Eleocharis mini 1 Hemianthus callitrichoides "cuba" 2 Micranthemum monte Carlo 1 Rotala rotundifolia orange juice 3 Rotala green 1 Vesicularia ferriei weeping 9 - Fotos A pedir ao mestre "supra sumo", 🤭🤭🤭 campeão nacional do hardscape uma opinião sobre o layout!!!!😇😇😇 Só por causa disso vou ganhar isto tudo!!!! 🤣🤣🤣 Já estou a dar graxa ao organizador, começo logo bem, para mais que ainda por cima ele que vai escolher os juizes, logo cuidado com ele...! 😇😇😇😅😅😅😅 Obrigada Tozé. Foto durante a montagem, eu não tirei nem uma...🤭 Foto final do layout tirada pelo João Branquinho, acho eu, obrigada. Em casa, chegou tudo bem, só tive que ajeitar um pouco a areia, e um toque ligeiro nas rochas do lado direito do layout que deslizaram muito ligeiramente para a frente, a sorte é que estava tudo colado com espuma de poliestereno, PU. Nada de mais desta vez. Foto frontal dia 27. As plantas estão a crescent bem, tudo a decorrer com normalidade, tpas de 90% todos os dias. Foto dia 1 de Outubro. O crescimento e podas da moita de rotalas do ponto focal para o lado direito, é que vão ditar ou não o sucesso da minha ideia para este layout. É o que eu acho, e defeniram em parte o ponto de fuga. Editado Outubro 2 por Vera Santos 5 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 2 Publicado: Outubro 2 11 hours ago, Vera Santos said: Boas, espero que se encontrem bem, após quase um ano de ausência, cá venho eu partilhar convosco a sétima edição deste desafio do fórum aquariofilia.net. , do qual, mais uma vez participo. Com entusiasmo, talvez com menos paciência, enveredei por um layout mais simples, mais fácil de manutenção, espero, compativel com o meu cansaço, no que se refere ao aquascaping de competição, sempre mais exigente, é um facto. E afinal já não vou para nova 😅😅😅 , ao lado dos outros participantes na verdade, sinto-me cota 🤣🤣🤣 Não tem sido fácil manter a mesma vontade, força e persistência ao longo destes sete anos de aquários plantados, o que é facto é que cansa, o tempo, a vontade, que são necessários para manter um aquário impecável. Para além disso, prevejo para breve uma possivel pausa forçada, mas não será nada de mais, apenas manutenção relevante para o meu bem estar fisico e espero que seja por um curto espaço de tempo. Mas vamos ao que interessa! É com muito agrado que te vejo novamente por cá, Vera. Estes dias estive quase para perguntar se tinhas participado no Desafio... a tua presença é sempre muito importante! Por outro lado, compreendo o que dizes em relação à paciência e ao cansaço. Quando isso acontece (e eu já experimentei uma fase parecida, noutra área) o melhor mesmo é dar algum tempo à coisa e esperar que a vontade volte. Se não voltar, também não há problema... a vida continua e não vai ser, com certeza, por isso que vais perder o valor que tens dentro do Hobby. Essa parte de teres que parar para manutenção é que já não gosto muito de ler... espero que passe rápido e que não seja nada de especial! Em relação ao tanque... ainda não tinha olhado para o nome por baixo da imagem e já me tinha apaixonado por ele. É o meu estilo 😄 . Gosto muito deste tipo de montagens só com rochas, assim a puxar para o lado mais zen. Estou, no entanto, curioso com o tratamento que vais dar às plantas. Vou seguir isto de perto para ver se aprendo alguma coisa sobre a relação entre plantas mais altas e pedras. Só estou habituado a usar plantas de carpete nos meus tanques, e está na altura de dar um passo mais em frente. Um grande abraço, Vera. Tudo de bom para ti! 1 Citar
Luis Ruivo Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Está um aquário à Vera. Vai certamente ficar bonito Citar
heyplanche Publicado: 1 hora Publicado: 1 hora Ora bem, tardou mas cá estou eu. No geral acho que está com muito bom aspecto. Não consigo perceber bem como vai ficar de plantas do lado esquerdo, mas como sei que tratas bem as plantas e a fotografia tb a fazes muito, no final certamente ficará mais um belo aquário. Tenho apenas ali uma coisa que me deixa “nervoso” aquela pedra com brancos do lado esquerdo, se fosse toda cor da restante e com a sombra que tens logo a seguir, ficaria melhor, mas isto é apenas gosto pessoal. Citar
Recommended Posts