Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, espero que se encontrem bem, após quase um ano de ausência, cá venho eu partilhar convosco a sétima edição deste desafio do fórum aquariofilia.net. , do qual, mais uma vez participo.

Com entusiasmo, talvez com menos paciência, enveredei por um layout mais simples, mais fácil de manutenção, espero, compativel com o meu cansaço, no que se refere ao aquascaping de competição, sempre mais exigente, é um facto. E afinal já não vou para nova 😅😅😅 , ao lado dos outros participantes na verdade, sinto-me cota 🤣🤣🤣

Não tem sido fácil manter a mesma vontade, força e persistência ao longo destes sete anos de aquários plantados, o que é facto é que cansa, o tempo, a vontade, que são necessários para manter um aquário impecável.  Para além disso, prevejo para breve uma possivel pausa forçada, mas não será nada de mais, apenas manutenção relevante para o meu bem estar fisico e espero que seja por um curto espaço de tempo. Mas vamos ao que interessa!

1 - Nome do Aquário

No name yet

Como me é habitual, eu para nomes de aquários, na generalidade sou um zero à esquerda, bem como, nomes dos amigos que vejo com menos frequência também 🤣🤣, é um problema recorrente que me preocupa às vezes, muito sinceramente!!!! 😅😇😇😇

Ninguém é perfeito, então peço aos meus amigos do fórum/desafio que me deem umas luzes sobre este tema delicado para mim, que é gostar de um nome para um aquário e que me faça algum sentido! Grata pela vossa colaboração!! Venham dai ideias! 💡💡💡

2 - Data da montagem

27/09/2026

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Aquael Versamax FZN1

Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas um 1/4 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico e completei com lã filtrante. 

FILTRO - De fácil acesso,  silencioso, plástico com boa qualidade de construção.  O tamanho do tubos de do inflow ocupa espaço vertical no aquário.

Assim, resolvi com parte de tubo de um hang-on, filtro utilizado num desafio anterior, acho que o primeiro de todos. 

4.2 - Termostato

Hygger

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC 28 leds laranja e 52 RGB 37 W, 1850 lumen, 8300 K. Foto período de 6h de início.

4.4 - Sistema de CO2

Sim

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

2Hr APT Feast Aquasoil

5.2 - Hardscape

Strideways Riouh stone

Areia

(Mistura de areias que tinha em casa, mais um pouco de uma da Sera, para haver um melhor contraste com a rocha)

Gravilha Sera mix coarse

(a adicionar mais tarde, só para favilitar a limpeza do aquário)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

APT: 1, Fix, 

Yokuchi gen c

7 - Fauna

Será

Breviboras dorsiocellata

Caridinas amano

Otocinclus...

8 - Plantas

Troquei um pote de Bucephalandra por um pote Eleocharis acicularis mini, com um vizinho, a quem agradeço, pois esqueci-me completamente, é uma planta sempre indespensavel para mim! Perdoa-me Tozé mas teve que ser.

1 Anubia barteri nana pangolino

1 Bucephalandra Theia

1 Cryptocoryne parva

1 Eleocharis mini

1 Hemianthus callitrichoides "cuba"

2 Micranthemum monte Carlo 

1 Rotala rotundifolia orange juice

3 Rotala green 

1 Vesicularia ferriei weeping 

9 - Fotos

A pedir ao mestre "supra sumo", 🤭🤭🤭 campeão nacional do hardscape uma opinião sobre o layout!!!!😇😇😇 Só por causa disso vou ganhar isto tudo!!!! 🤣🤣🤣 Já estou a dar graxa ao organizador, começo logo bem, para mais que ainda por cima ele que vai escolher os juizes, logo cuidado com ele...! 😇😇😇😅😅😅😅 Obrigada Tozé.

large.IMG_20261002_002034.jpg

Foto durante a montagem, eu não tirei nem uma...🤭

large.IMG_20261002_001909.jpg

Foto final do layout tirada pelo João Branquinho, acho eu, obrigada.

large.IMG_20261002_165204.jpg

Em casa, chegou tudo bem, só tive que ajeitar um pouco a areia, e um toque ligeiro nas rochas do lado direito do layout que deslizaram muito ligeiramente para a frente, a sorte é que estava tudo colado com espuma de poliestereno, PU. Nada de mais desta vez.

large.IMG_20261002_002450.jpg

Foto frontal dia 27.

large.IMG_20261002_002755.jpg

As plantas estão a crescent bem, tudo a decorrer com normalidade, tpas de 90% todos os dias. Foto dia 1 de Outubro.

large.IMG_20261002_003017.jpg

O crescimento e podas da moita de  rotalas do ponto focal para o lado direito, é que vão ditar ou não o sucesso da minha ideia para este layout. É o que eu acho, e defeniram em parte o ponto de fuga.

Editado por Vera Santos
  • Gosto 5
  • Vera Santos changed the title to No name yet!!! Help 😇 - VII Desafio Aquascaping
Publicado:
11 hours ago, Vera Santos said:

Boas, espero que se encontrem bem, após quase um ano de ausência, cá venho eu partilhar convosco a sétima edição deste desafio do fórum aquariofilia.net. , do qual, mais uma vez participo.

Com entusiasmo, talvez com menos paciência, enveredei por um layout mais simples, mais fácil de manutenção, espero, compativel com o meu cansaço, no que se refere ao aquascaping de competição, sempre mais exigente, é um facto. E afinal já não vou para nova 😅😅😅 , ao lado dos outros participantes na verdade, sinto-me cota 🤣🤣🤣

Não tem sido fácil manter a mesma vontade, força e persistência ao longo destes sete anos de aquários plantados, o que é facto é que cansa, o tempo, a vontade, que são necessários para manter um aquário impecável.  Para além disso, prevejo para breve uma possivel pausa forçada, mas não será nada de mais, apenas manutenção relevante para o meu bem estar fisico e espero que seja por um curto espaço de tempo. Mas vamos ao que interessa!

É com muito agrado que te vejo novamente por cá, Vera. Estes dias estive quase para perguntar se tinhas participado no Desafio... a tua presença é sempre muito importante! Por outro lado, compreendo o que dizes em relação à paciência e ao cansaço. Quando isso acontece (e eu já experimentei uma fase parecida, noutra área) o melhor mesmo é dar algum tempo à coisa e esperar que a vontade volte. Se não voltar, também não há problema... a vida continua e não vai ser, com certeza, por isso que vais perder o valor que tens dentro do Hobby. Essa parte de teres que parar para manutenção é que já não gosto muito de ler... espero que passe rápido e que não seja nada de especial!

Em relação ao tanque... ainda não tinha olhado para o nome por baixo da imagem e já me tinha apaixonado por ele. É o meu estilo 😄 . Gosto muito deste tipo de montagens só com rochas, assim a puxar para o lado mais zen. Estou, no entanto, curioso com o tratamento que vais dar às plantas. Vou seguir isto de perto para ver se aprendo alguma coisa sobre a relação entre plantas mais altas e pedras. Só estou habituado a usar plantas de carpete nos meus tanques, e está na altura de dar um passo mais em frente.

Um grande abraço, Vera. Tudo de bom para ti!

• Gosto 1