JoseCarlosMarques Publicado: Abril 22 Publicado: Abril 22 Esse filamento branco podes ir limpando com uma escova de dentes. É normal, e não é prejudicial. Quando colocares a tua "equipa de limpeza" dentro do tanque, eles tratam disso, mas podes ir ajudando. Em relação à água mais turva... pode ter haver com isso mas também com a limpeza dos vidros. Pela imagem (nota-se melhor nos vidros laterais, parecem-me não estar muito limpos. Tenta usar uma esponja daquelas de cozinha, verdes e amarelas, e podes mesmo usar o lado verde... com cuidado para não perturbar muito o fundo. Já em termos de valores dos testes... eu já te disse para evitares fazê-los 😄 . Citar
Zartax94 Publicado: Abril 22 Autor Publicado: Abril 22 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: Esse filamento branco podes ir limpando com uma escova de dentes. É normal, e não é prejudicial. Quando colocares a tua "equipa de limpeza" dentro do tanque, eles tratam disso, mas podes ir ajudando. Em relação à água mais turva... pode ter haver com isso mas também com a limpeza dos vidros. Pela imagem (nota-se melhor nos vidros laterais, parecem-me não estar muito limpos. Tenta usar uma esponja daquelas de cozinha, verdes e amarelas, e podes mesmo usar o lado verde... com cuidado para não perturbar muito o fundo. Já em termos de valores dos testes... eu já te disse para evitares fazê-los 😄 . É coisa que por acaso ainda não fiz, limpeza dos vidros. Vou apenas fazendo os TPA. E em relação aos TPA, nesta fase retiras a agua da parte de cima do aquário, ou do fundo para ir limpando? Já ouvi as duas versões. Uma que se deve ir limpando o substrato, e outra que não se deve mexer durante a ciclagem. Gostava de ter a tua calma 😂 A mim deixa-me ansioso (provavelmente por ser o primeiro aquário). Cá em casa estão sempre a "apertar" porque querem os peixes. Eu tento explicar o porquê de não dar, mas ao mesmo tempo é o receio de "e se estiver a correr alguma coisa mal?". Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 22 Publicado: Abril 22 2 hours ago, Zartax94 said: É coisa que por acaso ainda não fiz, limpeza dos vidros. Vou apenas fazendo os TPA. E em relação aos TPA, nesta fase retiras a agua da parte de cima do aquário, ou do fundo para ir limpando? Já ouvi as duas versões. Uma que se deve ir limpando o substrato, e outra que não se deve mexer durante a ciclagem. Só aspiras o fundo quando tiveres detritos, e isso só deve começar a acontecer com os dejetos dos peixes e os restos de comida. Mas se ainda não limpaste os vidros, então não é água turva... são vidros sujos 😄 . É verdade que já fui mais impaciente. Talvez dos mais impacientes aqui no Fórum, até... cheguei a mudar de hardscape umas 10 vezes no mesmo ano... claro que corria sempre mal... não deixava a coisa assentar. Mas com tempo hás de chegar lá. Citar
Zartax94 Publicado: ontem às 09:42 Autor Publicado: ontem às 09:42 Bem, e ao fim de mais de um mês, entraram finalmente os primeiros peixes. Deixo uma imagem de como está agora. Alterei algumas coisas. A começar pela tampa do aquário. Não só criava imensa humidade (coisa que eu já percebi tarde que me estava a estragar toda a Limnobium laevigatum que tinha), como achava que a iluminação não estava a ajudar no crescimento das plantas. Decidi então trocar por uma iluminação nova, o que fez muita diferença nas plantas. Se está o que idealizei? Longe disso. Está apresentável. Mas deu para aprender. Principalmente o que não fazer 😅 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 10:45 Publicado: ontem às 10:45 58 minutes ago, Zartax94 said: Bem, e ao fim de mais de um mês, entraram finalmente os primeiros peixes. Deixo uma imagem de como está agora. Alterei algumas coisas. A começar pela tampa do aquário. Não só criava imensa humidade (coisa que eu já percebi tarde que me estava a estragar toda a Limnobium laevigatum que tinha), como achava que a iluminação não estava a ajudar no crescimento das plantas. Decidi então trocar por uma iluminação nova, o que fez muita diferença nas plantas. Se está o que idealizei? Longe disso. Está apresentável. Mas deu para aprender. Principalmente o que não fazer 😅 Está no bom caminho, e estás a aprender com a observação do tanque... é isso que interessa por agora. Entretanto podes começar a "moldá-lo" àquilo que queres, porque as plantas parecem-me todas com óptimo aspecto, e o hardscape começa a ficar muito interessante, com o crescimento do verde em volta. Tenho "inveja" do teu Musgo... eheh... está colado? O meu está a passar por uma fase menos boa... ainda não consegui esse crescimento. Citar
Zartax94 Publicado: 12 horas Autor Publicado: 12 horas agora estão com bom aspecto, mas houve uma fase de pânico quando algumas das plantas começaram a “derreter”. Em boa hora troquei a iluminação. Pelo menos notei uma grande diferença a partir daí. E não comecei ainda a fertilização. Já comprei mas ainda não comecei. há 23 horas, JoseCarlosMarques disse: Tenho "inveja" do teu Musgo... eheh... está colado? O meu está a passar por uma fase menos boa... ainda não consegui esse crescimento. Tenho acompanhado o teu projeto (que está muito porreiro deixa que te diga), mas não te deixes iludir pelo meu musgo. Ainda é relativamente recente neste aquário. Lembrei-me da ideia do @C Mocho de acrescentar musgo, e acabou por ser a última adição. Por isso se correr mal, partilhamos a dor 😂 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 10 horas Publicado: 10 horas 1 hour ago, Zartax94 said: Tenho acompanhado o teu projeto (que está muito porreiro deixa que te diga), mas não te deixes iludir pelo meu musgo. Ainda é relativamente recente neste aquário. Lembrei-me da ideia do @C Mocho de acrescentar musgo, e acabou por ser a última adição. Por isso se correr mal, partilhamos a dor 😂 Obrigado pelas tuas palavras. Em relação ao musgo... se correr bem, conta-nos também o que fazes para o manter saudável 😄 . Citar
Recommended Posts