Recommended Posts

Olá

Como era de se prever o problema da pouca iluminação que vem habitualmente nos kits de aquário bateu-me à porta.

o meu aquário tem 80cm de comprimento (desconto 5, pois tem uma caixa grande para se colocar as cerâmicas e afins), mas usa 75; 30cm de largura e 35cm de altura.

Veio com uma lâmpada de 18 Watts. (Quero fazer um plantado, onde vai figurar por exemplo a riccia).

As lâmpadas que se encontram nos supermercados dão para aquários?

Agora uma dúvida ignorante: Existe alguma lâmpada de 80 Watts?

Peço imensa desculpa por este post tão ignorante.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião deverá fazer uma adaptação para colocar PCs ou T5, pois as T8 são muito grandes para a iluminação que pretendes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter que fazer outra calha ou então vê as compactas como o Regal disse, no espaço de uma fluorescente normal pões o dobro da potencia se tiveres mais espaco podes meter outra, ficas com o quadruplo :D

 

se conseguires pôr duas compactas de 36W cada ja fica fixe

 

uma flourescente de 80W se existir tem uns metros valentes :D

nas flourescentes para aumentar a potencia aumenta o tamanho...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que não estou a perceber grande coisa.

Não existe nenhuma lâmpada única que possa substituir a minha, mas com a potência desejada? 70/80W.

No caso de não haver como é que eu faço uma segunda calha?

Estou com um pouco de receio de fazer porcaria.

Se pudessem ajudar com a rapidez demonstrada anteriormente agradecia.

Desulpem a minha ignorância por favor.

 

Cumprimentos

João Pontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

O que podes fazer para "talvez" poupares umas "guitas" é colocares daqueles candeeiros extensiveis fixos na parede e que em cada um deles colocas uma Lâmpada fluorescente compacta (PC-power compact) com 40W cada uma.

 

Divides os candeeiros pelo comprimento do Aqua e colocas acima do Aqua cerca de 20cm de maneira que a luz se espalhe uniformemente.

 

As lâmpadas são daquelas economizadoras e que tem estar escrito 40W (não faças confusão porque por vezes elas dizem 15W com equivalência de 60W incadescentes).

 

Na Lâmpada deve também dizer 6500K (K=Kelvins), mas pode rondar entre os 4000K e os 7000K, por vezes na Lâmpada não diz os Kelvins ou então vem com uma referência que tinhas que saber lêr ( do estilo 40W 65( estes 65 significam 6500K)

 

Espero ter ajudado.

 

Ah, quanto ás lâmpadas tubulares, elas podem ser T8 ou T5 (entre outras mas isso é outra guerra)

T8 tem um diâmetro de x

T5 tem um diâmetro de Y (estas são mais finas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como achega, e porque perguntaste por lampadas de 80Watts...

as fluorescentes normais t8 não existe dessa potencia;

as fluorescentes t5 (mais finas) de 80 watts têm a simpática medida de 144,9 cms.... :twisted:

 

já agora, e já que te vais amandar para os plantados, porque não investes numa calha com HQI? (iodetos de metal), complementada com pc's ou actinias? a um investimento inicial maior correspondia o facto de, de aqui a uns meses, ou menos, estares de novo no mercado á procura de mais e mais potencia. Além disso é material que, normalmente, dura mais, tem uma esperança média de vida mais elevada. com as dimensoes do teu aqua, o minimo ideal seria 1X150HQI, ou 2X70HQi, sempre complementado com mais uns Watts de pc, t5 ou umas actinias.

é mais caro, mas se queres plantar, é o melhor...

ao teu dispor

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehhhh... Vicente :lol:

 

com as dimensoes do teu aqua, o minimo ideal seria 1X150HQI, ou 2X70HQi, sempre complementado com mais uns Watts de pc, t5 ou umas actinias.

 

O Aqua do João com 80x30x35=84L basta e é mais que suficiente 100W em fluorescentes pois em HQI 1 Projector com 75W já é muito bom.

 

Olha Que 150W de HQI não são 150W de Fluorescentes, pois os lumens emitidos por uma HQI da mesma potência(W), são sempre superiores aos da fluorescente.

 

Deixo Aqui um bom artigo para se ler com atenção, aconselho a imprimir para servir como base na escolha do assunto em questão.

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

 

Estuda bem pois vale a pena aquando os resultados finais

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

miguel, concordo contigo que os 75w hqi sejam suficientes....

só queria alertar o nosso amigo que um aqua de 80, rapidamente se transforma num de 120 (milagres :roll: que acontecem muitas vezes neste hobby) e as calhas de iluminação não se 'reproduzem' com a mesma facilidade, e por vezes lá ficam elas encalhadas, e com um valor de venda usado muito baixo. Dai ter aconselhado tambem a inserção de actinias, ou pc's, para poder gerir o tempo de exposição á luz, de modo a não ter, por exemplo, os 150 watts hqi ligados durante 10/12 horas, mas sim cunjugar as duas...

de qualquer modo, não sou fundamentalista das hqi, até um determinado setup, as t5/actinias/pc fazem perfeitamente o trabalho, podendo-se, com alguma facilidade, fazer um up-grade nas calhas.

O problema, miguel, e sabes perfeitamente disso , é que os litritos têm uma tendencia descomunal para aumentarem, aumentarem....

um abraço...

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.