Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estive activo neste fórum há cerca de 10 anos, entretanto estive desligado da aquariofilia mas agora o bichinho voltou a dar sinal. Quero montar um novo aquário, 30 litros com sump na traseira (Scalare), com camarões (Red Cherries ou CRS, ainda não decidi), mas o meu principal objectivo agora é conseguir criar um tapete. Estou indeciso entre a Eleocharis Parvula ou Eleocharis Pusilla. Se tiveram outra sugestão digam por favor. Não quero usar fertilizante líquido nem CO2, manter o mais low tech possível.

Ainda estou na fase de pesquisa dos restantes equipamentos. Também quero tratar um ramo de carvalho para usar na montagem. O meu principal problema nesta fase é qual substrato fértil usar. Numa montagem anterior usei o ADA Amazonia (1 ou 2 confesso que não me lembro), Normal (não powder) e correu tudo muito bem. Para fazer TPAs usei sempre água de garrafão (mole e ph perto de 6), e o substrato aguentou muito tempo e consegui sempre os parâmetros perfeitos para criar CRS. Nessa montagem não me foquei nas plantas mas sim na criação de CRS. Agora pela minha pesquisa vejo que é difícil arranjar ADA Amazónia. Desta forma gostaria de saber se aconselham outro substrato que seja equivalente.

Em resumo, duas questões:

1. Planta de tapete low tech, apenas com substrato fértil e boa luz, estou indeciso entre Eleocharis Parvula ou Eleocharis Pusilla, mas se tiverem outra sugestão agradeço
2. Qual substrato usar caso não consiga arranjar ADA Amazonia

Muito Obrigado

• 3 meses depois...
Publicado:

Olá @TSabino lamentavelmente o teu tópico não obteve resposta e se ainda for a tempo o que sugiro como substrato é que felizmente hoje em dia há muitas mais escolhas de solos férteis de qualidade nas lojas. Já usei os Ada Amazónia, Neo plant soil, Tropica, Apt Feast, Yokuchi etc etc e todos permitem um bom tapete. 

Quanto à questão da planta, que tal experimentar mais que uma opção? Eu adoro misturar elocharis com cuba  e monte carlo. Ou podes usar em separado, claro. Se já avançaste partilha quais foram as opções que escolheste. 

Publicado:

Com a resposta do Tozé o tópico voltou a aparecer e vou aproveitar para colocar aqui também a minha resposta. Se já não for a tempo, poderá servir mais alguém que a leia 🙂 . As duas Eleocharis que referes, a meu ver, são muito semelhantes. Mas julgo que a Pusilla tem um crescimento mais "selvagem" enquanto a Parvula é mais "certinha"... não sei se me fiz entender... a Pusilla assemelha-se a um cabelo mais despenteado, enquanto a outra parece um cabelo mais penteado. Tirando isso são muito semelhantes.

Em relação ao solo ADA, já existe uma loja onde a podes comprar... chama-se Aquariumlife e fica em Oeiras.

• Gosto 1