Recommended Posts

Publicado (editado)

Ora boas…

Tal como o título indica, estou a ponderar um regresso ao mundo da aquariofilia…

Depois de mais de meia dúzia de anos afastado dos Discus, com uma breve passagem pelos invertebrados, o bichinho voltou a picar, só estava adormecido.

Pondero fazer a montagem de um aquário com as medidas 120x60x60 com vista a voltar aos Discus. Ainda não sei se será “biótipo” ou não, mas independentemente disso, sei que no que toca a plantas não será nada de difícil manutenção, portanto quero evitar CO2, fertilizações e podas constantes, etc… Algo à base de anubias e bucephalandras…

Portanto o que tenho em mente (por agora) é algo deste género:

- Aquário sem tampa 120x60x60

- Móvel de acordo com as medidas

- Filtro Fluval FX6 com 4L de seachem Matrix

- Iluminação 2x weekaqua V1200 SE-K

- Aquecedores 2x 300w

- Bomba de circulação 

- 75L de substrato, aproximadamente. (provavelmente manado)

- Fauna (caso não seja biótipo):

6 Discus

Casal de Ramirezis

Cardume “grande” provavelmente de nariz de bebado.

Otocinclus

Sewellias

Ancistrus

Tylomelanias

Corydoras

Neritinas

- Flora:

Anubias, bucephalandras, echinodorus…

Troncos e pedras…

Aceito qualquer tipo de conselhos, desde onde comprar aquário e móvel, que iluminação utilizar ( a que coloquei é meramente uma possibilidade e aceito sugestões), etc…

Desde já agradeço a Vossa ajuda!

Editado por Guilhas_86
Publicado:

Olá Guilhas. Bem vindo de volta ao hobby. Quem gosta, gosta sempre. Eheh.

Quanto a sugestões de onde podes comprar o teu material... eu divido o país em 2 partes... A Norte, a Proaquarium e a Sul a Soluções Aquáticas. Dito isto, e como pareces saber muito bem o que queres, acho que o mais sensato seria fazer uma busca na Internet e ver onde o que tu queres está mais barato (tentar apanhar promoções, por exemplo). Hoje em dia os custos de transporte são quase nulos, portanto o sitio onde estiver mais barato é onde deves comprar.

Depois gostava de ver imagens dessa montagem. Um grande abraço, e boa sorte!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Desde já agradeço as tuas palavras José Carlos.
É verdade, o bichinho pode desvanecer mas não morre.

No que toca a sugestões para compra referi-me essencialmente ao aquário e móvel, visto que não conheço quem faça entregas e parto do pressuposto que terei de me deslocar para adquirir e transportar, o resto será maioritariamente on-line ou numa loja próxima de mim.

A montagem ainda vai demorar algum tempo.

Tenho em mente duas alterações face ao que descrevi no post inicial, a iluminação e o substrato. Vai encarecer consideravelmente mas estou inclinado para a calha week aqua L1200 e substituir o manado por aquasoil amazonia, ou pelo substrato da tropica.

Quaisquer apreciações, sugestões ou criticas serão bem-vindas e agradecidas.

Publicado:
9 hours ago, Guilhas_86 said:

estou inclinado para a calha week aqua L1200

É a calha que eu uso (tenho a L900), e recomendo. Mas é uma "bomba" em termos de intensidade de luz, pelo que vai demorar algum tempo até que te habitues. Eu, por exemplo, só à terceira montagem percebi que usar a potência a 30% é mais que suficiente para ter as plantas todas com crescimento saudável e o aquário sem algas. Portanto, começa com valores baixinhos! Se tiveres oportunidade de comprar os suportes que a deixam suspensa junto com a calha, aproveita, porque são difíceis de encontrar em loja. Tive que encomendar os meus no Ali Express e a qualidade não é a mesma. Fazem uma diferença enorme na hora da manutenção do tanque.

10 hours ago, Guilhas_86 said:

substituir o manado por aquasoil amazonia, ou pelo substrato da tropica

É uma óptima ideia... o Manado não é grande coisa. Mas não sei se terás sorte a encontrar o Amazonia... houveram uns problemas com o distribuidor da marca em Portugal e já há muito que não vejo esse substrato em loja. O da Tropica já usei mas não gostei, de qualquer forma já vi excelentes montagens com esse substrato. Recomendava-te o Neo, da Aquario. Já é a segunda vez que o uso e estou muito contente com ele.

Publicado: (editado)

Muito obrigado pela dica, tinha ideia que esse suporte vinha com a calha. Estás a falar do suporte que ficará no vidro detrás do aquário em vez de ser nos laterais, correto?

Eu usei o aqua gro soil para o aquário plantado com camarões e não desgostei, porém ao final de 2 anos estava todo em papa na camada mais superficial, esse é o meu receio deste tipo de substrato, visto que à partida a montagem seria para ser mantida por alguns anos.

Se conseguisse ter um feedback de qual dura mais seria interessante, mesmo que não fosse tão bom para as plantas, até pq serão plantas fáceis, talvez apenas uma ou duas de dificuldade média.

Tens algum feedback do yokuchi? 
A descrição é muito boa (será escrita pelo produtor, pois) mas não encontro grande feedback online. Fica consideravelmente mais barato do que os outros e pode ser mais do que suficiente para mim. 
Comecei a orientar as coisas mentalmente para 1500€ e já vi que dificilmente gastarei menos de 2.000€-2500€, mas há coisas em que prefiro não poupar porque sei que mais tarde me vou arrepender.

Editado por Guilhas_86
Publicado:
2 hours ago, Guilhas_86 said:

Estás a falar do suporte que ficará no vidro detrás do aquário em vez de ser nos laterais, correto?

Exactamente. Há um modelo que vem com os suportes, e é esse que te disse para comprar. Se comprares sem os suportes, depois é muito difícil encontra-los.

2 hours ago, Guilhas_86 said:

Eu usei o aqua gro soil para o aquário plantado com camarões e não desgostei, porém ao final de 2 anos estava todo em papa na camada mais superficial, esse é o meu receio deste tipo de substrato, visto que à partida a montagem seria para ser mantida por alguns anos.

Se conseguisse ter um feedback de qual dura mais seria interessante, mesmo que não fosse tão bom para as plantas, até pq serão plantas fáceis, talvez apenas uma ou duas de dificuldade média.

Tens algum feedback do yokuchi? 
A descrição é muito boa (será escrita pelo produtor, pois) mas não encontro grande feedback online. Fica consideravelmente mais barato do que os outros e pode ser mais do que suficiente para mim. 
Comecei a orientar as coisas mentalmente para 1500€ e já vi que dificilmente gastarei menos de 2.000€-2500€, mas há coisas em que prefiro não poupar porque sei que mais tarde me vou arrepender.

Não te sei responder a essa pergunta. Sei que o Amazonia se aguenta muito bem porque já o tive mais de 2 anos num aquário e quando desmontei ainda estava porreiro. Em termos de nutrientes, não sei... mas nada que umas Tabs não resolvam. O melhor talvez seja aconselhares-te junto da loja. Eu sei, por exemplo, que a Pro Aquarium tem essas marcas todas que falamos - Yokuchi, Amazonia, Neo, Tropica... e ainda têm um substrato próprio, que vem numa embalagem muito semelhante à Amazonia. Podes enviar-lhes uma mensagem ou ligar com eles e ficas com uma ideia do que te servirá melhor.