Luta de kribensis


Recommended Posts

Boas ppl!

Como já escrevi em tópicos anteriores estou a tentar reproduzir kribensis.

Comecei por colocar apenas um macho e uma fêmea num aqua com cerca de 100L, plantado, com muitas rochas, 2 troncos e 2 côcos. A minha ideia era tentar formar um casal com estes 2 kribensis k estão no aqua há cerca de uma semana.

A minha namorada resolveu fazer-me uma surpresa e deu-me outro macho e outra fêmea. Como foi oferta e n podia recusar introduzi os peixes no aqua. Não demorou um minuto para k as 2 fêmeas andassem à panacada e os 2 machos fizessem o mesmo.

A minha questão é a seguinte: eles vão entender-se e viver cada casal no seu cantinho? Eu tenho outro aqua plantado de 120L , comunitário, com colisas, tricogaster, corydoras, kullies e um platidora; será boa ideia transferir um dos casais para lá?

Qual a melhor opção se nenhuma destas for aconselhada?

Estou aberto asoluções...

Obrigado!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu objectivo é reproduzir é melhor selecionares um casal e isola-lo para se reproduzirem.

 

Na minha opinião tu tens 2 machos e 2 femeas e não casais, por isso...

Como escolher o casal?

Ou escolher tu fazendo uma selecção genetica ao teu gosto ou colocas todos os kribensis juntos e deixas serem eles a definir os casais.

 

Quando a saber se vão sobriviver todos juntos penso que sim. Mas podem morrer os mais fracos depende das suas dimensões, das reservas fisicas e de saude e da agressividade de cada um a definir seu território.

 

Experiência: tive 2 casais com 6 filhotes num aquário 80x30x40 durante 10 meses e só morreram porque não controlei a temperatura durante este mês de Novembro (aconteceu uma selecção natural :D ).

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho q um aqua de 100L é suf para dois casais de krib,mas o problema q surgiu, na minha opiniao, foi um dos casais já ter o aqua dominado como sendo td o seu territorio. Acho q tens 3soluções:

1ª separas um casal por aqua(tal como o homem peixe indicou)

2ª metes os dois casais no aqua de 120L(como é territorio novo os peixes devidir-se-ao para cada um encontrar o seu territorio formando depois os casai)

3ª tiras os 2casais do actual aqual fazes uma remodelação(de forma a ficar irreconhecivel...)e colocas novamente os dois casais, isto fará com q aconteça o mm q colocar os peixes num aqua novo.

 

Embora ache q qq umas das hipoteses resulta é melhor esperares por a opiniao de alguem um ouco mais expriente, principalmente c krib...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

Oi Xará(meu nome tambem e Jose)

o problema e que os kribs apesar de Africanos tem um comportamento muito proximo aos Ciclideos Sulamericanos, uma vez formado um casal , ele se mantera junto e a cada desova podera agredir ate peixes maiores que eles , os Ciclideos são peixes com muita personalidade e temperamento forte, a melhor maneira de reproduzi-los e manter apenas um casal por aquario, ja vi casos de kribs matarem outros da mesma especie que estavam no mesmo aquario ,qunado estavam com filhotes.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!

 

Juntar Kribensis com Colisas NAO!!! É uma combinação explosiva!! Acredita.. por experiência propria não o aconselho.. a menos que queiras sacrificar o Colisa em poucos dias.

Quanto à tua duvida, sublinho a a 3º hipotese do Paulo Lourenço:

 

3ª tiras os 2casais do actual aqual fazes uma remodelação(de forma a ficar irreconhecivel...)e colocas novamente os dois casais, isto fará com q aconteça o mm q colocar os peixes num aqua novo.

 

Penso que é o melhor que tens a fazer.

Separar os casais para outro aquario não te vai ajudar em nada.. só irás causar uma destabilização no aquario que queres por o casal de Kribensis. Relembro que tenho um amigo que faz reprodução de Kribensis num aquario com mais de 30 kribensis juntos.. A formula que ele usa parece resultar!!

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe!!

 

José Pedro.. o que disse foi uma forma de dizer.. ele não tem uma "formula" milagrosa! :D Não sei entrar em detalhes, mas do que conheço.. ele tem um aquario de uns 400 Lts com troncos, rochas, uns fetos e outras plantas.. notei que a agua é meio acastanhada.. talvez devido aos troncos.. mas ele tem muitos kribensis no aquario. Disse que eram uns 30, se nao for anda lá muito perto! Claro que fiquei admirado com a consistencia do aquario e perguntei-lhe o que fez ele.. Disse-me que não tinha feito nada de especial.. o importante é o aquario ser grande e com esconderijos suficientes para que todos os Kribensis delimitem o seu territorio. Algum deles devem ser crias, por isso provavelmente são protegidos pelos pais. Enfim.. como só tens 2 casais.. continuo a achar que devas mantê-los no mesma aquario.. mas o que eu digo está longe de ser regra... se vires que os casais continuam a dar-se mal.. entao muda-os para o outro aquario. Não há uma regra especifica que funcione para todos os exemplares da mesma especie. Cada aquario, sua sentença.. :wink:

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Mephis! :wink:

O meu aqua apesar de muito mais pekeno k o do teu amigo, tb tem muitas rochas vulcânicas, troncos e plantas - acho k tem esconderijos mais do k suficientes para 2 casais de kribs. Por isso... vou deixa-los ficar juntos mais uns tempos a ver o k dá!

Muito obrigado pelos comentários Mephis!

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais