Aquario plantado para Betta


Recommended Posts

On 5/21/2024 at 9:48 PM, Markinho01 said:

Acabei por tirar a planta toda. Nao havia uma folha que se aproveitasse. 

Ai rapaz!!! Ela ia acabar por rebentar outra vez! Não havia essa necessidade, e até me parecia uma planta bastante bonita. Espero que aprendas com o erro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Markinho01 said:

Erro anotado 😅.

Depois faço uma lista daqui a 1 meses com todos eles 😅

Neste hobby nunca sabemos tudo. Estamos constantemente a aprender!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão, tenho o aquario a trabalhar a um mes mais ou menos, antes de meter os camarões e o depois mais tarde o peixe tinha feito algumas tpa, mas desde que o camarão entrou ainda nao fiz nenhuma TPa e nem se quer mexi no filtro. Tenho feito testes a agua e tudo a zero, agua quando esta no tubo de ensaio esta transparente ( mesmo com as folhas para tingir ) devo fazer alguma tpa ? Tenho noção que a gravilha tem porcaria de ou camarões ou de caracóis, porque quando mexo no fundo levantasse sempre uns pó's. 

A unica coisa que noto é algas no vidro, ja encomendei um limpador de vidro mas fora isso parece me tudo bem. Resumindo faco Tpa ? Ou deixo mais uns tempos para as bacterias se assentarem ? 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, Markinho01 said:

Uma questão, tenho o aquario a trabalhar a um mes mais ou menos, antes de meter os camarões e o depois mais tarde o peixe tinha feito algumas tpa, mas desde que o camarão entrou ainda nao fiz nenhuma TPa e nem se quer mexi no filtro. Tenho feito testes a agua e tudo a zero, agua quando esta no tubo de ensaio esta transparente ( mesmo com as folhas para tingir ) devo fazer alguma tpa ? Tenho noção que a gravilha tem porcaria de ou camarões ou de caracóis, porque quando mexo no fundo levantasse sempre uns pó's. 

A unica coisa que noto é algas no vidro, ja encomendei um limpador de vidro mas fora isso parece me tudo bem. Resumindo faco Tpa ? Ou deixo mais uns tempos para as bacterias se assentarem ? 

Faz TPA! Pelo menos uma vez por semana. Há coisas que não se "vêem" nos testes, como a Amónia. E se dizes ter muita porcaria no substrato, a qualquer momento podes ter um pico de Amónia que vai fazer mossa. Tira da cabeça a ideia de que o teu aquário pode ser diferente dos outros... acontece o mesmo em todos, logo, as TPA's são OBRIGATÓRIAS! Mais uma coisa... não sei qual limpador de vidros compraste, mas a melhor coisinha para limpar as algas é uma daquelas escovas de cozinha que tem o lado verde e o amarelo. Isso e uma escova de dentes (para os cantos). No teu lugar passava hoje por uma Loja China e comprava um sifão de fundo porque mais importante que limpar as algas dos vidros é tirares essa porcaria toda que tens no substrato de dentro do aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Faz TPA! Pelo menos uma vez por semana. Há coisas que não se "vêem" nos testes, como a Amónia. E se dizes ter muita porcaria no substrato, a qualquer momento podes ter um pico de Amónia que vai fazer mossa. Tira da cabeça a ideia de que o teu aquário pode ser diferente dos outros... acontece o mesmo em todos, logo, as TPA's são OBRIGATÓRIAS! Mais uma coisa... não sei qual limpador de vidros compraste, mas a melhor coisinha para limpar as algas é uma daquelas escovas de cozinha que tem o lado verde e o amarelo. Isso e uma escova de dentes (para os cantos). No teu lugar passava hoje por uma Loja China e comprava um sifão de fundo porque mais importante que limpar as algas dos vidros é tirares essa porcaria toda que tens no substrato de dentro do aquário!

Ok...

 

Bem escova de dentes tenho, o cifao nao sei é a isto que te referes? Se for tenho este e ja mandei vir um da china a motor. O limpa vidros é aqueles de íman que certamente sera para uso constante e nao para efeitos de Grandes manutenção, estava a pensar usar a esponjas dos filtros para raspar o vidros ( acho que tenho ali alguma ) 

E daqui a nada vou meter as mãos a obra. Mas este cifao nao aspira quase nada. Vou tentar .. Obrigado large.IMG-20240523-WA0003.jpg

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é a isso que me refiro. Devia aspirar bem... é um desses que eu uso e funciona. A motor nunca vi, mas depois tens que mostrar imagens disso a trabalhar. Esponja de filtro também nunca usei... uso essas verdes e amarelas de cozinha e funcionam perfeitamente. O lado verde é o que uso mais, até, e até hoje nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarKinho

O sifão para aspirares bem tens que bombar primeiro a água,depois com um dedo na ponta do tubo que sai a água controlas mais ou menos a água sem deixares que entre alguma coisa que possa entupir o sifão,e a sim vais aspirando o substrato.

Eu não sei se ai na Inglaterra nos super mercados há umas esponjas pequenas brancas de um lado ,e do outro verde,aqui chama-se esponja magica,é muito boa para limpar algas sem riscar os vidros.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

depois com um dedo na ponta do tubo que sai a água controlas mais ou menos a água sem deixares que entre alguma coisa que possa entupir o sifão

🙂 é exactamente isso que eu faço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa feita, mas este cifao, chupa muita agua, entao quando dei por mim ja tinha 2.5 de fora. Depois foi tirar o resto. Entretanto o meu vizinho deu me o dele elétrico que amanha vou meter as cenas que poder em lixívia passar bem por agua para a ver se segunda volto atacar uma tpa. 

Comprei uma esponja nova e que cabe na palma da mao e traz um cabozinho. Agora so amanhã é que dou conta com a luz ligada. 

Limpei tambem a espoja do fitro nada de especial por la, agora a camada que tem carvao ( ou carbono) nao me lembro quando abanei na agua sujou me a agua do alguidar toda😅.

Resumindo deu para tirar algumas caganitas presumo de camarão ou de caracóis. Mas na proxima ja vou mais direto ao fundo da questão.

Amanhã faco mais um teste a agua. O que me deixou mais desconfortável foi a variação de temperatura numa teve abaixou dos 24.8 mas tive sempre medo que baixasse muito dos 25.3 que custuma estar. 

 

Um abraco 

E depois mostro como funciona o cifao electrico 

 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh. Aprende com todas essas experiências. E não te esqueças da TPA semanal! Eu faço as minhas de 5 em 5 dias e já acho pouco... se tivesse tempo, fazia de 3 em 3. Noto que 5 dias já é muito. De qualquer maneira, cada aquário tem as suas necessidades, e com a passagem do tempo vais perceber as do teu.

Não devia dizer isto, mas não deves preocupar-te muito com a descida de temperatura quando fazes TPA's. É normal. O meu costuma manter-se entre os 23 e os 24 graus, mas depois de uma TPA baixa bastante. Por vezes, no Inverno, até ligo a água quente para que a diferença não seja muito grande. Mesmo assim é normal que baixe aos 20 ou abaixo disso. As plantas não se queixam e os vivos aguentam bem.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.