Aquario plantado para Betta


Recommended Posts

Obrigado, pela ajuda, confesso que apesar. De poder adiar o peixe dentro de água, ja é um pouco consolador ver movimento la dentro 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Markinho01 said:

Obrigado, pela ajuda, confesso que apesar. De poder adiar o peixe dentro de água, ja é um pouco consolador ver movimento la dentro 

Relaxa! Isso não é nada. Este hobby é feito de muitos obstáculos. Pensa neles como um caminho de aprendizagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito comer,muitos caracóis,pouco comer muitas cascas de caracóis mortos.  :my_wink:

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas. 🫣

 

Fiz testes do dia

14

pH 7

Nh¾ 0 ppm 

No² 0 ppm  

No³ 0 Ppm

Tirei os 2 caracois que andavam por lá 

Dia 15

pH: 7

Nh¾: 0 ppm 

No²: 0 ppm  

No³: 0 Ppm

Fiz uma TPA e então o que é que decidi fazer ?!?!?!? 😅

fui comprar 5 novos habitantes  

² neocaridina blue

³ neocaridina red 

Passei o dia a observar e tiveram bastante ocupados Presumo a comer algas e essas cenas, estao a revirar pedra por pedra .

Como acho que estao a alimentar se, nao estou a pensar deitar comer pelo menos ate amanha ao fim do dia, acho que o meu aquario esta rico em comida para eles . 

Tenho uma duvida, reparei que tenho umas pequenas larvaszinhas brancas prai 0.05 Mm.  Tive a ler e pode ser planária? Mas o betta come isso acho eu. Mas o problema é que so vou meter o peixe em Junho. 

Uma nota para futuros projetos é desinfectar as plantas antes de meter no aquario. 😅

Fica aqui as ultimas fotos dos 3 red falta os azuis e como esta o aquário. 

Irei tirar umas fotos mais zonais para partilhar .large.20240510_111602.jpglarge.20240509_085735.jpg

 

 

 

 

  • Gosto 1

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas  Markinho

O que tu vistes no teu aquário é image.jpegigual a isto ,isto são Planarias.

 

Saudações

Bom dia, ora terei esta foto é o melhor que consigo focar.

No círculo vermelho esta a tal larva.

E no circulo azul tenho isto nas folhas?!?!? 

large.20240511_074947.jpg

 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passou 16 dias.

tenho visto que nao se deve tocar no filtro. A questao é devo na proxima tpa lavar a esponja azul ? Tenho as entradas do filtro a notar se que esta sujo. 

 

 

 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Markinho01 said:

Como acho que estao a alimentar se, nao estou a pensar deitar comer pelo menos ate amanha ao fim do dia, acho que o meu aquario esta rico em comida para eles . 

Eu tenho os meus há cerca de um mês e nunca os alimentei 🙂 . Estão lá para comer as algas... têm que se habituar a sobreviver disso. Não sei é se fizeste bem em comprar camarões de duas cores... eventualmente vão cruzar-se e a hipótese de teres camarões com cores esquisitas, ou sem cor nenhuma, é enorme. Se tivesses todos vermelhos ou todos azuis, seria mais fácil manter a "linhagem". É apenas uma questão estética... em termos práticos, os que virão farão exactamente o mesmo trabalho que esses.

Os teus valores estão bons, e o aquário com óptimo aspecto! Na teoria, não há qualquer problema em colocares já o Betta.

Em relação a essa peste... e caso não queiras colocar já o peixe, aposto que existe no mercado alguma espécie de caracol que te pode ajudar a livrar dela.

1 hour ago, Markinho01 said:

tenho visto que nao se deve tocar no filtro. A questao é devo na proxima tpa lavar a esponja azul ? Tenho as entradas do filtro a notar se que esta sujo. 

Sim... as esponjas podes passar por água, quando vires que estão a ficar cheias de porcaria e comecem a prejudicar a circulação de água. A melhor maneira é, durante a TPA, as passares pela água que tiras do aquário e voltares a colocar no lugar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu tenho os meus há cerca de um mês e nunca os alimentei 🙂 . Estão lá para comer as algas... têm que se habituar a sobreviver disso.

Como é que vais saber se eles precisam ou nao de comida extra? 

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não sei é se fizeste bem em comprar camarões de duas cores... eventualmente vão cruzar-se e a hipótese de teres camarões com cores esquisitas, ou sem cor nenhuma, é enorme. Se tivesses todos vermelhos ou todos azuis, seria mais fácil manter a "linhagem". É apenas uma questão estética.

So depois de os meter no aquario, é que vi que isso poderia acontecer, mas ha coisas piores 😅

 

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Os teus valores estão bons, e o aquário com óptimo aspecto! Na teoria, não há qualquer problema em colocares já o Betta.

Em relação a essa peste... e caso não queiras colocar já o peixe, aposto que existe no mercado alguma espécie de caracol que te pode ajudar a livrar dela.

Nao puxes por mim, eu tou a tentar controlar me em relação ao peixe🥶.

Mas se ajuda a livrar me dessas larvas, amanha depois de mais um teste de água, vou procurar lo😅.

Quanto ao que está no circulo Azul sera bicho? Sera caganitas do Camarao? Sera ovos de caracois ? 

large.20240511_074947.jpg

Ps: o que aprendi desta aventura é que proxima vez, tenho de arranjar um bom método de limpar as plantas antes de as colocar num aquario 

 

Obrigado pelas dicas 😉

 

 

 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, Markinho01 said:

Como é que vais saber se eles precisam ou nao de comida extra?

Quando vir as pedras e os vidros limpos. O que nunca vai acontecer. E olha que gastei bom dinheiro em comida para camarões e Otocinclus!

49 minutes ago, Markinho01 said:

Quanto ao que está no circulo Azul sera bicho? Sera caganitas do Camarao? Sera ovos de caracois ? 

Não faço ideia. Mas são muitas. Os dejetos de camarão geralmente caem no solo com a movimentação da água. Isso é outra coisa qualquer. Mas também não me parecem ovos. Mexem-se?

51 minutes ago, Markinho01 said:

Ps: o que aprendi desta aventura é que proxima vez, tenho de arranjar um bom método de limpar as plantas antes de as colocar num aquario 

Acontece a qualquer um. O segredo está em procurar, na loja, a presença de parasitas no aquário onde estão as plantas. Uma vez ia comprar uns peixes e notei que os aquários estavam cheios de ervilha de água. Nem hesitei... vim logo embora. Mas também já tive camarões, como te disse. Por vezes até podem vir ovos dentro de um peixe qualquer e depois dele defecar, esquece. Ficará no teu tanque para sempre. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarKinho

Não dá para ver se é planária ou não.

O que esta em cima das plantas parece-me as fezes dos camarões.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado: (editado)

Bem ja passou 19 dias desde o início da aventura e no 17° dia: introduzi o Ares ( nome dado pelo meu mais velho, referente ao deus Grego ) 

Ate agora adaptação parece estar a correr bem. 

Estou a espera de uma resposta sobre exatamente da rotina do senhor da loja em termos de alimentação para manter a rotina da origem. No primeiro dia não o alimentei e a luz foi desligada, ontem dei lhe 3 paletes e hoje tambem lhe dei outras 3 . Tenho a agua a 25.4° e hoje sem querer desliguei o Termóstato as 7:30 da manha e quando voltei as 17:30 é que reparei. Tive sorte hoje ate teve um clima bom para o pais em que estou e agua manteu se nos 25 . 

Por isso correu tudo bem duplamente, ainda vejo alguns camarões por la portanto nao me parece que esteja a correr mal. 

Sempre que me chego ao aquario ele parece que comeca a dancar ( deve ser a mostrar se ) tambem lhe dei a comida a boca ele ja sabe onde é o spot da comida. 

 

Tava a pensar colocar folha de amêndoa para escurecer a agua, sera que as plantas vao sofrer com isso? 

Aqui fica a foto de hoje e vou continuando atualizar.

 

Obrigado pelas vossas dicas 

large.VideoCapture_20240514-191422.jpglarge.VideoCapture_20240514-191555.jpglarge.20240514_065216.jpg

Editado por Markinho01
  • Gosto 1

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarKinho01

Podes colocar as folhas,não faz mal algum ás plantas.

17 dias para fazeres o ciclo do azoto não foi pouco tempo?

Saudações

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei,tenho 3 resultados a zero de nos  testes dia 15 dia 16 e dia 17 antes de colocar o peixe. Amanhã sera o 4 dia do peixe dentro de agua e se conseguir  faço mais um teste para ver os valores. 

Obrigado

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, o aquário. E o peixe é muito bonito.

Folhas de amendoeira só fazem bem. Se morasses cá enviava-te algumas que comprei mas acho que não vou usar. Também eram para montar um aquário para Bettas 🙂 . Mas elas são baratas. Provavelmente não compensaria sequer os portes de correio. Vá... continuação de bom trabalho. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/05/2024 at 22:54, JoseCarlosMarques disse:

Está porreiro, o aquário. E o peixe é muito bonito.

Folhas de amendoeira só fazem bem. Se morasses cá enviava-te algumas que comprei mas acho que não vou usar. Também eram para montar um aquário para Bettas 🙂 . Mas elas são baratas. Provavelmente não compensaria sequer os portes de correio. Vá... continuação de bom trabalho. Um abraço.

Obrigado, sim isto arranjasse por aqui aos pontapes e aqui em Inglaterra é 95% das lohas online nao se paga os portes e eu uso muito amazon tipo entregas de um dia para o outro. Obrigado 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado: (editado)

Bem, vim aqui deixar o feedback de quase um mes. 

large.IMG-20240521-WA0001.jpg

Último teste no último domingo, tudo a zero.

 

Bem em termos de novidades, um dos camarões trocou a casca, deixei la por 1 dia nao foi comido tirei no dia a seguir 

 

Tenho la uma planta que nao me parece muito boa, nao sei se a tire ou deixe?large.IMG-20240521-WA0002.jpg

Ainda nao toquei no filtro, ainda nao aspirei a gravilha, e so fiz um pouco de poda e replantacão. Quinta talvez faça mais um pouco de replantacao e se me for sugerido tirar aquela planta tiro também.

 

Um obrigado, 

Editado por Markinho01
  • Gosto 1

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a correr muito bem. Parabéns.

Em relação à planta que está a apodrecer, eu tiraria. Apenas porque, pelo que percebo, quando as plantas têm alguma folha "doente", vão gastar energia a recuperá-la... energia essa que poderia ser utilizada para criar folhas novas. Mas essa é a minha opinião... não sei se mais alguém terá um ponto de vista diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que tenho lido, mas sempre pensei que ela iria recuperar e mesmo que nao acontecesse iria servir de comida para os camarões. 

Se conseguir hoje dou lhe uma volta. 

 

Outra duvida, Alface no aquário e pepino, para apanhar caracois altera alguma coisa na agua Ou é seguro deixar uma horita  e tirar? 

 

Um abraço 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MarKinho

Podes cortar só as folhas que estão a apodrecer e deixar o resto da planta,logo rebentam navas folhas.

Dás uma pequena cozedura no pepino ou na alface e colocas no aquário,uma hora não vai fazer mal algum.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas MarKinho

Podes cortar só as folhas que estão a apodrecer e deixar o resto da planta,logo rebentam navas folhas.

Dás uma pequena cozedura no pepino ou na alface e colocas no aquário,uma hora não vai fazer mal algum.

 

Saudações

Acabei por tirar a planta toda. Nao havia uma folha que se aproveitasse. 

Uma pequena cozedura sera o que deixar ferver por 5 minutos? 

Pareces um KIM!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim 5 minutos chega.

Sobre a planta mesmos sendo todas as folhas ela ia tornar a rebentar as folhas.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, Markinho01 said:

Outra duvida, Alface no aquário e pepino, para apanhar caracois altera alguma coisa na agua Ou é seguro deixar uma horita  e tirar?

Já tentei. Não funcionou assim muito bem 🙂 . Mas podes experimentar sem problema nenhum. Até podes deixar durante a noite e logo vês no dia seguinte se apanhaste algum caracol. Depois é só retirar da água, deitar fora e repetir o processo quantas vezes te apetecer. Mas têm aparecido muitos caracóis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.