Oase biomaster thermo 250


Recommended Posts

Estou pensando em adquirir um aquário da Aquatlantis SPLENDID 80. Tem cerca de 146L ao todo. O filtro estava a pensar no Oase biomaster thermo 250.
Será este um bom filtro para este aquário? E este filtro vem com filtro UV imbutido?
E o aquário será uma boa compra?

Sugestões?

Obrigado 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal.

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Já reparei que este filtro não tem esterilizador UV embutido. Opções para contornar este problema? Eu tenho o SPLENDID 60 e assim que coloquei um Aquael à parte UV nunca mais tive problemas com o aspeto da água, agora está sempre limpa. Neste aquário tenho a Biobox 2 que um dia mais tarde pretendo trocar por um externo. Mas o esterilizador da Aquael apesar de fazer um excelente trabalho fica feio no aquário. É um mono que ali fica... Pesquisei e vi que o ICA Turbojet Plus tem UV embutido mas não tem aquecedor ... Será este um bom filtro ou o da Oase mesmo muito mais caro compensa? Thanks 🙂

Editado por Tozé Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca usei filtros UV e, tanto quanto sei, nenhum filtro externo desta gama que te falei prevê essa função. Poderá haver um filtro no mercado que o tenha, mas nunca sequer pensei nessa questão porque acho que esses filtros UV são coisa do passado e já não fazem muito sentido. Se o objectivo é ter a água mais límpida, um saco de purigen dentro do filtro resolve o assunto. De qualquer forma, e como são questões mais técnicas, dou-te um conselho... manda uma mensagem ao pessoal da Soluções Aquáticas, ou liga para lá, explica o que pretendes e tenho a certeza que te vão responder com a máxima sinceridade. De todas as lojas onde compro equipamento, é aquela que nunca me falhou (e já perderam de me vender algumas coisas que eu pensava querer e não iam nada ao encontro dos objectivos que tinha).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom saber, gosto desse tipo de lojas.

Que peixes tens ou vais ter no aquário? 10x a litragem do aquário não é um mau conselho principalmente para aquários longos plantados, mas se tiveres 1 Betta por exemplo pode não ser a melhor opção, se o aquário fôr pouco plantado e tiver poucas barreiras pode ser caudal a mais para muitos peixes era bom que explicasses melhor a tua situação para receber uma ajuda melhor

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Brunomcc2000 said:

Bom saber, gosto desse tipo de lojas.

Que peixes tens ou vais ter no aquário? 10x a litragem do aquário não é um mau conselho principalmente para aquários longos plantados, mas se tiveres 1 Betta por exemplo pode não ser a melhor opção, se o aquário fôr pouco plantado e tiver poucas barreiras pode ser caudal a mais para muitos peixes era bom que explicasses melhor a tua situação para receber uma ajuda melhor

Atenção... eu falei nas 10x porque é o "valor recomendado" para aquários com mais tecnologia, já com muitos peixes e plantas, com introdução de CO2, substratos férteis, fertilização, mudanças de água semanais (no mínimo)... aquários que, na gíria, são mantidos a asteróides 🙂 . Estou a preparar um aquário para Bettas e vou usar um filtro de mochila muito modesto da Loja China... só para cumprir. E isto porque quero manter o mínimo de equipamento fora do aquário... caso contrário até poderia ir para um de esponja. De qualquer forma, tendo em conta a questão, achei por bem dar a opinião que dei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/05/2024 at 22:52, JoseCarlosMarques disse:

Atenção... eu falei nas 10x porque é o "valor recomendado" para aquários com mais tecnologia, já com muitos peixes e plantas, com introdução de CO2, substratos férteis, fertilização, mudanças de água semanais (no mínimo)... aquários que, na gíria, são mantidos a asteróides 🙂 . Estou a preparar um aquário para Bettas e vou usar um filtro de mochila muito modesto da Loja China... só para cumprir. E isto porque quero manter o mínimo de equipamento fora do aquário... caso contrário até poderia ir para um de esponja. De qualquer forma, tendo em conta a questão, achei por bem dar a opinião que dei.

Bons conselhos 🙂 Purigen já ouvi falar disso. Serve para eliminar as algas? Estou a pensar num aquário de 140L com uns 12 neons, uns 30 Guppys, 3/4 limpa fundos, 3/4 limpa vidros e uns 15 camarões. Quanto as plantas pretendo colocar 5/6  tipos diferentes e colocar uns 3 troncos 1 grande e 2 pequenos e claro algo para os camarões.  Obrigado 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/04/2024 at 23:33, JoseCarlosMarques disse:

Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal.

Sim já pensei nisso e estou a pensar no Oase 600. €€€ é sempre um problema mas o barato sai caro, prefiro gastar um pouco mais mas ter algo que não venha a trazer problemas no futuro. Estou a pensar colocar um filtro UV entre o Oase 600 e o Aquário. Ou seja algo externo. Tive muitos problemas com algas no outro aquário que tenho de 110L e depois de colocar um filtro UV(Interno) foi da noite para o dia. Agora fico na dúvida se o Purigen apenas ajuda a limpar Amonia e afins ou se vai também as algas. Nunca experimentei tal coisa mas ouço falar disso frequentemente. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

46 minutes ago, rbarcia said:

Bons conselhos 🙂 Purigen já ouvi falar disso. Serve para eliminar as algas? Estou a pensar num aquário de 140L com uns 12 neons, uns 30 Guppys, 3/4 limpa fundos, 3/4 limpa vidros e uns 15 camarões. Quanto as plantas pretendo colocar 5/6  tipos diferentes e colocar uns 3 troncos 1 grande e 2 pequenos e claro algo para os camarões.  Obrigado 🙂

O Purigen, sem te explicar cientificamente, retém basicamente aquelas partículas minúsculas que passam por todos os outros materiais do filtro e mesmo assim voltam à coluna de água. Antigamente usava-se o carvão activado, mas esse, depois de saturado, começa a libertar essas partículas de novo para a água, e tens que o substituir. O Purigen, quando saturado, retém aquilo que "apanhou" da água. Deixa de conseguir reter mais, mas também não liberta. Depois pode ser limpo com lixívia, passado por água, e volta ao filtro para fazer novamente o seu trabalho.

Eu não gosto muito de Guppys porque estão sempre a reproduzir-se. Às tantas podes ter uma colónia de 100 peixes num aquário do tamanho que idealizaste para 30. Se não tiveres cuidados (usar maternidades e coisas do género), as crias acabam por não sobreviver, mas há sempre alguns que vão chegar ao tamanho adulto de cada vez que uma fêmea ovular, portanto, a longo prazo, acaba por acontecer o que falei. De qualquer forma, é uma óptima maneira, se tiveres filhos, de lhes explicar como funciona o ciclo da vida 🙂 . Plantas... quantas mais, melhor.

42 minutes ago, rbarcia said:

Sim já pensei nisso e estou a pensar no Oase 600. €€€ é sempre um problema mas o barato sai caro, prefiro gastar um pouco mais mas ter algo que não venha a trazer problemas no futuro. Estou a pensar colocar um filtro UV entre o Oase 600 e o Aquário. Ou seja algo externo. Tive muitos problemas com algas no outro aquário que tenho de 110L e depois de colocar um filtro UV(Interno) foi da noite para o dia. Agora fico na dúvida se o Purigen apenas ajuda a limpar Amonia e afins ou se vai também as algas. Nunca experimentei tal coisa mas ouço falar disso frequentemente. Obrigado

É o melhor filtro que podes comprar. No teu caso, optava até pelo Thermo, porque tem o termostato incluido e é mais uma coisa que tens que colocar dentro do tanque. Mas há alternativas de outras marcas, mais baratas, que também cumprem! Um Ferrari é um Ferrari, mas um Wolkswagen topo de gama também cumpre! Se achas que o UV ajuda, tudo bem. Mas a melhor maneira de controlar as algas (controlar, porque algas vais ter sempre em maior ou menor quantidade) é acertar os parâmetros do teu aquário. E uma quantidade grande de plantas ajuda. Pensa assim... as algas alimentam-se se nutrientes que a água tem e que não são consumidos pelas plantas... se as plantas os consumirem, as algas não tem como se alimentar. Resta saber limitar a quantidade de nutrientes que colocas na água... nomeadamente racionando a comida dos peixes, etc., etc. etc.

A Aquariofilia é um hobby muito engraçado para quem quer levar a coisa mais a sério, e compreender a fundo aquilo que acontece dentro daqueles 4 vidros. Recriar a natureza não é fácil. Só para te dar um exemplo... eu fui há pouco tempo a uma fábrica de aquacultura e a maneira que eles usam para controlar as algas é não haver luz na área dos tanques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais