Ajuda a identificar rocha


Recommended Posts

Olá a todos, vou voltar a encher o meu velho aquário e tenho umas rochas que apanhei aqui ao pé de casa mas não sei se serão adequadas para o aquário, isto é, se irão alterar as condições da água e futuramente prejudicar os peixes. Ainda estou em fase de estudo e não escolhi a fauna que irei introduzir. 

Obrigado a quem puder ajudar. 

https://ibb.co/RByJ5gD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também apostaria em Rocha Vulcânica. Já tive algumas que comprei num horto e que tinham essa cor. Outra rocha que pode ser é Xisto, que por vezes pode ter um aspecto parecido, quando é mais barrento. É muito fácil tirar a dúvida... se debaixo de água se desfizer facilmente, é esse Xisto mais barrento, e nesse caso não deve ser utilizado em aquários, porque vai sujar a água toda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Luis Rebelo disse:

Boa tarde... Parece-me rocha vulcânica avermelhada... Mas apanhou perto de casa?

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
 

Sim, aqui em Barcelos. Parece ser barrenta e desfaz com alguma facilidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Também apostaria em Rocha Vulcânica. Já tive algumas que comprei num horto e que tinham essa cor. Outra rocha que pode ser é Xisto, que por vezes pode ter um aspecto parecido, quando é mais barrento. É muito fácil tirar a dúvida... se debaixo de água se desfizer facilmente, é esse Xisto mais barrento, e nesse caso não deve ser utilizado em aquários, porque vai sujar a água toda.

De facto desfaz facilmente parece barrenta, mas já lavei as com máquina de pressão e médias em água por uns dias e não alterou a cor da água.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já as coloquei novamente em água e observando melhor realmente dão uma coloração amarelada à água, vou ter que repensar o layout. É uma pena são muito bonitas e já tinha idealizado o layout. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, Joseman said:

Parece ser barrenta e desfaz com alguma facilidade.

Sendo esse o caso, deve ser Xisto. Podes usar essa pedra na mesma... há por aí muitos bons exemplos de montagens feitas com Xisto... mas existe um Xisto mais duro e outro mais mole. Com o mais mole (que parece ser o teu) é mais difícil trabalhar, porque esfregar essas rochas durante uma TPA é uma dor de cabeça... desfazem-se todas, o que te obriga a fazer mudanças de água maiores para limpar o tanque.

Outra coisa... dependendo da luminária que utilizes, o Xisto, debaixo de luzes mais avermelhadas - como as Twinstar por exemplo, ganha uma tonalidade que não parece nada natural. Até podes gostar do resultado... aí já é uma questão de gosto pessoal. Se já tiveres o tanque e a luz que vais utilizar, aconselho-te a colocar a rocha debaixo de água com essa luz ligada para ver como fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Sendo esse o caso, deve ser Xisto. Podes usar essa pedra na mesma... há por aí muitos bons exemplos de montagens feitas com Xisto... mas existe um Xisto mais duro e outro mais mole. Com o mais mole (que parece ser o teu) é mais difícil trabalhar, porque esfregar essas rochas durante uma TPA é uma dor de cabeça... desfazem-se todas, o que te obriga a fazer mudanças de água maiores para limpar o tanque.

Outra coisa... dependendo da luminária que utilizes, o Xisto, debaixo de luzes mais avermelhadas - como as Twinstar por exemplo, ganha uma tonalidade que não parece nada natural. Até podes gostar do resultado... aí já é uma questão de gosto pessoal. Se já tiveres o tanque e a luz que vais utilizar, aconselho-te a colocar a rocha debaixo de água com essa luz ligada para ver como fica.

 

Obrigado pelas dicas, acho que vou arriscar, já as esfreguei bem a ponto de já não se desfazer muito, a não ser que com o tempo de baixo de água elas fiquem mais moles e se desfaçam, vamos lá ver.

A calha que tenho apenas tem leds azuis e brancos, é uma daquelas só de uma barra, e não realça os vermelhos mas estava a pensar trocar para poder meter umas plantas como Monte Carlo, Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e umas Anubias. 

Como o aquário já é antigo e os vidros já têm alguns riscos, não queria estar a insvestir muito,estava a pensar comprar uma HL-3080F LED RGB SeaBillion 77-95cm.

Neste momento a coisa está assim - https://ibb.co/Jkwj925

A ideia será fazer tipo uma praia na frente com areia e por trás das rochas colocar substrato e meter Monte Carlo a descer da direita para a esquerda e do lado esquerdo meter a Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e uma ou outra Anubia presa nas rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Joseman... podes dizer-me onde, em Barcelos, apanhaste essas rochas? Estou tentado a dar lá um salto.

Claro, fica em Vilar do Monte mesmo ao chegar ao stand Benjamim Araújo, Citroen. É fácil encontrar mas se quiseres podemos combinar e levo-te lá. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

A estrutura está muito bonita... quase pede um tapete que o transforme num Iwagumi. Mas essas rochas fazem-me confusão. Com esta nova imagem parecem-me vulcânicas novamente.

Acho que são mesmo xisto barrento, mas lavando com a máquina de pressão fica praticamente só a parte mais sólida e também ajuda a dar aquela estrutura. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Joseman said:

Acho que são mesmo xisto barrento, mas lavando com a máquina de pressão fica praticamente só a parte mais sólida e também ajuda a dar aquela estrutura. 

A serem Xisto, já não me interessam tanto. Xisto tenho muito aqui na minha terra, e até já tentei por mais que uma vez fazer montagens com essa pedra, mas nem cheguei a po-las dentro de água. Exactamente pela dificuldade que previ de manutenção. Mas agradeço a partilha do local. Fica aqui registado... pode ser que apareçam mais interessados.

Agora o teu aquário... o que sugeri foi que fizesses qualquer coisa parecida com isto:

https://imgur.com/UCbtdcw

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

A serem Xisto, já não me interessam tanto. Xisto tenho muito aqui na minha terra, e até já tentei por mais que uma vez fazer montagens com essa pedra, mas nem cheguei a po-las dentro de água. Exactamente pela dificuldade que previ de manutenção. Mas agradeço a partilha do local. Fica aqui registado... pode ser que apareçam mais interessados.

Agora o teu aquário... o que sugeri foi que fizesses qualquer coisa parecida com isto:

https://imgur.com/UCbtdcw

 

Agrada-me bastante o estilo Iwagumi, tenho acompanhado as tuas montagens e gosto muito, mas pelo que tenho lido são difíceis.

Quando decidi voltar a encher o aquário voltei aqui ao forum e foram as tuas montagens que me atraíram mais, mas neste momento estava a pensar comprar só uma iluminação melhor e voltar a fazer o co2 à moda antiga, não sei se conseguiria fazer um tapete fechado e manter a Monte Carlo em condições.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Joseman said:

Agrada-me bastante o estilo Iwagumi, tenho acompanhado as tuas montagens e gosto muito, mas pelo que tenho lido são difíceis.

Quando decidi voltar a encher o aquário voltei aqui ao forum e foram as tuas montagens que me atraíram mais, mas neste momento estava a pensar comprar só uma iluminação melhor e voltar a fazer o co2 à moda antiga, não sei se conseguiria fazer um tapete fechado e manter a Monte Carlo em condições.

Agradeço o teu comentário, claro. É muito bom ler coisas dessas!

O Iwagumi não é um estilo muito fácil, realmente, principalmente pela pouca massa verde que tens para compensar a intensidade de luz que precisas para fazer crescer a carpete. O resultado é quase sempre algas verdes nas rochas e vidros, que te obriga a estar sempre de escova na mão e a mudanças de água muito grandes. Na prática, dá mais trabalho e (pelo menos até agora) ainda não consegui encontrar uma fórmula para contrariar essa "desvantagem". O estilo Brasileiro consegue ser um bocadinho mais fácil de trabalhar porque recorre muitas vezes a plantas de caule, de crescimento rápido, que consomem os nutrientes na água e evitam o aparecimento fácil de algas. Mas também requer outro tipo de construção com as pedras, geralmente muito complexo e um pouco difícil de dominar. No teu caso, aquilo que pareces querer é uma coisa que dê pouco trabalho, só para apreciar o hobby. Acho que podes pensar numas plantas de caule para o fundo, e a Monte Carlo como carpete. Funciona bem, e na prática vais ficar com um aquário agradável, que é isso que interessa.

Ah... esse exemplo que te mostrei foi feito com 4 Flood Lights de 10€ cada, e com CO2 feito em casa, portanto não tens que ter medo de conseguir ou não os resultados que pretendes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Agradeço o teu comentário, claro. É muito bom ler coisas dessas!

O Iwagumi não é um estilo muito fácil, realmente, principalmente pela pouca massa verde que tens para compensar a intensidade de luz que precisas para fazer crescer a carpete. O resultado é quase sempre algas verdes nas rochas e vidros, que te obriga a estar sempre de escova na mão e a mudanças de água muito grandes. Na prática, dá mais trabalho e (pelo menos até agora) ainda não consegui encontrar uma fórmula para contrariar essa "desvantagem". O estilo Brasileiro consegue ser um bocadinho mais fácil de trabalhar porque recorre muitas vezes a plantas de caule, de crescimento rápido, que consomem os nutrientes na água e evitam o aparecimento fácil de algas. Mas também requer outro tipo de construção com as pedras, geralmente muito complexo e um pouco difícil de dominar. No teu caso, aquilo que pareces querer é uma coisa que dê pouco trabalho, só para apreciar o hobby. Acho que podes pensar numas plantas de caule para o fundo, e a Monte Carlo como carpete. Funciona bem, e na prática vais ficar com um aquário agradável, que é isso que interessa.

Ah... esse exemplo que te mostrei foi feito com 4 Flood Lights de 10€ cada, e com CO2 feito em casa, portanto não tens que ter medo de conseguir ou não os resultados que pretendes.

Obrigado pelo incentivo, depois mostro o resultado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas 

Desculpa mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui,ora vejam 

Saudações

Conheço o sistema, e aparentemente a Fluval até está a desenvolver um produto muito semelhante a este (penso que já terá saído para o mercado... mas aqui em Portugal ainda não o encontrei à venda). Acaba por ser o melhor de dois mundos 🙂 . Garrafa pressurizada, com possibilidade de regulação e de ligação a um temporizador, e facilidade na altura de voltar a encher. Não sei é o preço... as únicas que encontrei à venda eram do AliExpress... nunca vi em loja... mas qualquer dia devem aparecer por cá no mercado. É uma boa alternativa Joseman. Procura!

Obrigado, mais uma vez, pela dica, Álvaro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Alvaro Silva disse:

Boas 

Desculpa mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui,ora vejam 

Saudações

Muito bom. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Conheço o sistema, e aparentemente a Fluval até está a desenvolver um produto muito semelhante a este (penso que já terá saído para o mercado... mas aqui em Portugal ainda não o encontrei à venda). Acaba por ser o melhor de dois mundos 🙂 . Garrafa pressurizada, com possibilidade de regulação e de ligação a um temporizador, e facilidade na altura de voltar a encher. Não sei é o preço... as únicas que encontrei à venda eram do AliExpress... nunca vi em loja... mas qualquer dia devem aparecer por cá no mercado. É uma boa alternativa Joseman. Procura!

Obrigado, mais uma vez, pela dica, Álvaro.

Sim, vou ver. Por enquanto fiz um layout com areia de sílica que ficou muito fixe, a minha mulher diz para não meter mais nada. Acho que vou começar a ciclar assim e depois logo vejo os parâmetros da água e que peixes se adequam. 

Editado por Joseman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres uma opinião sincera? Isto vai parecer absurdo, mas vou dizer na mesma... não aceites opiniões de ninguém... segue apenas a tua visão. Só assim ficarás alguma vez satisfeito. Dito isto, é sempre bom saber que os outros concordam com a nossa opinião 🙂 . Desculpa a sinceridade. Eheh. E mostra lá a imagem com a areia, para podermos ver e opinar 😁 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Desculpa-me mas eu acho que devemos houvir todas as opiniões,na recolha de todas as opiniões fazermos nós uma junção das melhores opiniões que se aproximam mais da nossa maneira de ver e gosto.

Não é absurdo o que dissestes,eu até compreendi-te,mas isso é um pouco radical,desculpa José Carlos não te estou a criticar muito longe disso,é só uma opinião.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais