Dúvidas de Filtragem


Recommended Posts

Boa noite a todos. Tenho o meu aquário com filtro externo Eheim Pro 4+. Pensava que era de 1250L/h mas afinal é 1050L/h.  O aquário é de 150x50x60

O filtro tem 5 litros de capacidade na filtragem e está tudo cheio. Neste momento tenho na base Biohome Ultimate, no seguintes estagio tenho bio cerâmicas (não sei dizer a marca) e no ultimo novamente bio cerâmicas juntamente com um bag de carvão ativado e lã filtrante. No pré filtro só tem aquela esponja que já vem com o filtro. Todo este material já estava no aquário quando o comprei. O antigo dono sempre teve assim, mas com menos fauna do que eu. Tenho escalares(10), Discus (4), neons(14), tetra limão(11), ancistrus sp(4), corydoras(4), plecos(4), Ramirezi(3) e guppies(4). Plantas tenho cerca de 5 plantas.

A minha questão é, qual o filtro adequado para o meu aquário ? Ou bastaria mudar a mídia do filtro ? Para Matrix e manter a Biohome ? Terei que mudar de filtro e qual que não tenha caudal exagerado para os Escalares e os Discus ?

Estou no escuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que modelo? Isso é um aquário de 450 litros. Tens feito testes à água? E os peixes, parecem-te bem?

Pro4+ 350 (1050L/h)

Relativamente a testes somente tenho efetuado teste de PH...sempre dentro de 6.7; 6.8. Nitritos e Nitratos e afins não porque ainda não os tenho. O que noto é a agua um bocadinho esbranquiçada, já fiz TPA mas mesmo assim sempre que coloco comida fica assim meio esbranquiçada.

Os peixes aparentemente andam bem, tudo bastante ativo, andam para cima e para baixo normalmente 😅, os que andam mais no fundo sempre muito ativos (o que me indica que está bem oxigenada)

Antigamente cheguei a ter aquarios e hoje em dia tem muita coisa que é completamente diferente, coisas que antigamente não fazia e tinha peixes a durar sempre muito tempo, hoje em dia tem n coisas diferentes (por exemplo os TPA's, antes eu deixava passar meses e meses a fio sem fazer TPA e nunca tive problemas). Hoje em dia só me dizem que o filtro que tenho não é suficiente que devia ter mais potente e com mais capacidade de litragem filtrante. São estas as minhas duvidas (CO2 vou ligar agora)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... esse filtro é recomendado para aquários de 150 a 200 litros. Tu tens mais do dobro. Não sei o que te dizer porque nem sequer sei se existirá um filtro que consiga suportar um aquário com a capacidade do teu. Talvez adicionar um segundo com a mesma capacidade, ou até maior. Deixa ver se mais alguém te responde. Isso é aquário para merecer uma SUMP.

Realmente é verdade que o hobby mudou bastante. Eu também sou do tempo em que "limpar o aquário" significava passar tudo por água quente, para limpar as algas 🙂 . Mas realmente as coisas tem mudado. Não sei se terá haver com o lado comercial ou não, mas a verdade é que ainda encontras por aí muita gente (incluindo aqui no fórum) que faz as coisas exactamente como antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Pois... esse filtro é recomendado para aquários de 150 a 200 litros. Tu tens mais do dobro. Não sei o que te dizer porque nem sequer sei se existirá um filtro que consiga suportar um aquário com a capacidade do teu. Talvez adicionar um segundo com a mesma capacidade, ou até maior. Deixa ver se mais alguém te responde. Isso é aquário para merecer uma SUMP.

Realmente é verdade que o hobby mudou bastante. Eu também sou do tempo em que "limpar o aquário" significava passar tudo por água quente, para limpar as algas 🙂 . Mas realmente as coisas tem mudado. Não sei se terá haver com o lado comercial ou não, mas a verdade é que ainda encontras por aí muita gente (incluindo aqui no fórum) que faz as coisas exactamente como antes.

Eu estou a fazer as coisas como antes (sou casmurro) e creio que exista muito comércio em muita info que anda por aí. Mas de fato o filtro tenho que mudar, principalmente para ter mais capacidade de mídia de filtração que é o mais importante e não tanto a litragem por hora. O importante mesmo é criar um ciclo completo, não é fácil mas é possível e com este filtro nunca o vou conseguir. Se conseguir...qual TPA's semanais e afins... contudo, Sump não dá. Tenho o bicho em cima de um móvel (pinho maciço) feito á antiga, quando se faziam móveis de jeito e serve para guardar outras coisas, não dá para Sump e caso desse não seria nada fácil. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  RC

Se de facto estas preocupado com o filtro que tens não dár conta do recado,sempre podes comprar um (EHEIM professionel 4+ 600) faz 1.250 L/H e colocares os dois a trabalhar em conjunto e ficas com 2.300 L/H.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas  RC

Se de facto estas preocupado com o filtro que tens não dár conta do recado,sempre podes comprar um (EHEIM professionel 4+ 600) faz 1.250 L/H e colocares os dois a trabalhar em conjunto e ficas com 2.300 L/H.

 

Saudações

Álvaro... só por curiosidade... qual a marca de filtros que utiliza?

A dica que deu parece-me a melhor. Ter dois filtros no mesmo aquário nunca é coisa bonita de se ver, mas no caso acho que é a única alternativa viável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos 

Tenho um (EHEIM classic 600) o que antigamente se chamava EHEIM 2217,para um aquário como o meu de 120 litros, mas com plantas rochas e troncos uns 100 litros,este este filtro faz mil litros por ora,é claro que cheio de midias faz menos,mas dá para este aquário.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas  RC

Se de facto estas preocupado com o filtro que tens não dár conta do recado,sempre podes comprar um (EHEIM professionel 4+ 600) faz 1.250 L/H e colocares os dois a trabalhar em conjunto e ficas com 2.300 L/H.

 

Saudações

Boa noite. Pensei nessa situação mas não é exequível para mim. O meu aquário está a fazer divisão entre a sala de jantar e a sala de estar porque tenho openspace. Tenho tudo do lado da parede, tudo o resto á volta é passagem, ou seja, ter ali cenas á volta não é exequivel. Por isso as minhas questões e creio que vá mudar para um Fluval FX6

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos 

Tenho um (EHEIM classic 600) o que antigamente se chamava EHEIM 2217,para um aquário como o meu de 120 litros, mas com plantas rochas e troncos uns 100 litros,este este filtro faz mil litros por ora,é claro que cheio de midias faz menos,mas dá para este aquário.

Abraços

Peço desculpa pela pergunta. E peço desculpa ao RC por estar a desviar-me do tópico. Eu é que estou a pensar comprar um filtro um bocadinho maior para o meu aquário, e ando a consultar opiniões. Esse Classic 600 era uma das minhas opções. As outras eram o Pro4+ 350 e o Fluval 307. Estou inclinado para o 307 porque, sendo o mais barato, é aquele que anuncia maior circulação por hora. Ao mesmo tempo, tenho a certeza que cabe no meu móvel (porque tenho limitação de altura, e o 307 tem a mesma altura do 207 que tenho actualmente). Mas tem alguma opinião em relação a isso, Álvaro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Se já estas familiarizado com os Fluval e é só uma mudança 207 para o 307 acho que sim vai por ai,sim este filtro que eu tenho eheim Classic 600 é um bom filtro,mas não há bela sem senão,na minha opinião este meu filtro são muito fracos nos fechos e um pouco trabalhoso para ferrar depois de levar uma limpeza,de resto são filtros para durar.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Se já estas familiarizado com os Fluval e é só uma mudança 207 para o 307 acho que sim vai por ai,sim este filtro que eu tenho eheim Classic 600 é um bom filtro,mas não há bela sem senão,na minha opinião este meu filtro são muito fracos nos fechos e um pouco trabalhoso para ferrar depois de levar uma limpeza,de resto são filtros para durar.

Abraços

Acho que me vou manter na Fluval, então. Até porque tenho peças que poderão servir do 207 para o 307, e o investimento é o mais barato de todos. Ainda tentei oferecer o 207, que está a funcionar, mas ninguém o quis 🙂 . Obrigado pela opinião, Álvaro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Há muito tempo que não vinha aqui ao fórum...
Relativamente à água esbranquiçada: as bactérias alimentam-se do excesso de comida e reproduzem-se mais, sobrecarregando o aquário. Dado que o aquário é um ecossistema que está fechado num espaço pequeno, as algas e bactérias consomem o oxigênio da água, que não se renova rapidamente. Este processo faz com que a água adquira um aspeto leitoso.
Esta explicação poderá estar relacionada diretamente ao assunto da filtragem...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/01/2024 at 18:53, Luis Rebelo disse:

Boa noite. Há muito tempo que não vinha aqui ao fórum...
Relativamente à água esbranquiçada: as bactérias alimentam-se do excesso de comida e reproduzem-se mais, sobrecarregando o aquário. Dado que o aquário é um ecossistema que está fechado num espaço pequeno, as algas e bactérias consomem o oxigênio da água, que não se renova rapidamente. Este processo faz com que a água adquira um aspeto leitoso.
Esta explicação poderá estar relacionada diretamente ao assunto da filtragem...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk


 

Sim, tem a ver com a filtragem. Entretanto ao fim de 2 dias já não tinha a agua esbranquiçada. Contudo vou mudar de filtro, agora a minha duvida, para o meu aquario qual será o melhor...Fluval FX6 ou Aquael Hypermax 4500...arranjo pelo mesmo valor quer um ou o outro...estou na duvida agora porque toda a gente diz que o melhor do mercado é o Aquael mas estou a achar 2 ins e 2 out como vou colocar no meu aquario dado que tem que estar tudo de um lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, RC Productions Flying Channel said:

mas estou a achar 2 ins e 2 out como vou colocar no meu aquario dado que tem que estar tudo de um lado

O Aquael parece ser um bocadinho mais avançado, realmente, e tenho ouvido falar muito bem da marca. Já a Fluval é uma marca com mais anos de experiência. Acho que ficas bem servido com qualquer um dos dois. Não deve ser difícil colocar todas as entradas e saídas do mesmo lado do aquário... aliás, no vídeo de apresentação do filtro, pelo fabricante, é isso que eles fazem. Mas se queres uma opinião mais técnica, fala com o pessoal das Soluções Aquáticas... eles vendem os dois modelos e geralmente são muito atenciosos no atendimento.

Já agora... a tua ideia é usar as entradas e saídas que vêm com o filtro? Porque se a tua ideia for usar Lily pipes, deves ter em conta que no Fluval só precisa de metade do investimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JoseCarlosMarques disse:

O Aquael parece ser um bocadinho mais avançado, realmente, e tenho ouvido falar muito bem da marca. Já a Fluval é uma marca com mais anos de experiência. Acho que ficas bem servido com qualquer um dos dois. Não deve ser difícil colocar todas as entradas e saídas do mesmo lado do aquário... aliás, no vídeo de apresentação do filtro, pelo fabricante, é isso que eles fazem. Mas se queres uma opinião mais técnica, fala com o pessoal das Soluções Aquáticas... eles vendem os dois modelos e geralmente são muito atenciosos no atendimento.

Já agora... a tua ideia é usar as entradas e saídas que vêm com o filtro? Porque se a tua ideia for usar Lily pipes, deves ter em conta que no Fluval só precisa de metade do investimento.

Estou mais inclinado para o Fluval (prestigio da marca) e sim vou usar as entradas e saídas que vêm com o filtro. Além do mais arranjo a bom preço já com o aspirador de fundo, o que dá um jeitaço no Fluval. Agora deparei-me com um problema..ora bolas...o meu difusor inliner de CO2 não dá para colocar no Fluval e pelo que tenho visto não existe nada no mercado para fazer igual com o Fluval (Não sei se o da JBL que existe a medida 19/25 dá). Se calhar terei que arranjar um difusor tipo Bazooka e colocar abaixo do Out. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, RC Productions Flying Channel said:

Estou mais inclinado para o Fluval (prestigio da marca) e sim vou usar as entradas e saídas que vêm com o filtro. Além do mais arranjo a bom preço já com o aspirador de fundo, o que dá um jeitaço no Fluval. Agora deparei-me com um problema..ora bolas...o meu difusor inliner de CO2 não dá para colocar no Fluval e pelo que tenho visto não existe nada no mercado para fazer igual com o Fluval (Não sei se o da JBL que existe a medida 19/25 dá). Se calhar terei que arranjar um difusor tipo Bazooka e colocar abaixo do Out. 

Na minha opinião, não ficas mal servido. Eu uso Fluval desde que me iniciei no hobby e apesar de existirem alguns componentes de plástico que me parecem mais frágeis (estou a falar de filtros de uma gama mais baixa!) continuo contente com o desempenho. Se tivesse uma carteira mais funda, era capaz de mudar para a OASE, mas dentro das marcas que existem no mercado, acho que a melhor relação de preço/qualidade é mesmo a da Fluval. 

O FX6 tem mangueiras de quanto? Se for 19-25mm, existe um difusor da JBL (https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/jbldirect19), mas custa quase 50€. Podes sempre optar por um difusor convencional, dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Na minha opinião, não ficas mal servido. Eu uso Fluval desde que me iniciei no hobby e apesar de existirem alguns componentes de plástico que me parecem mais frágeis (estou a falar de filtros de uma gama mais baixa!) continuo contente com o desempenho. Se tivesse uma carteira mais funda, era capaz de mudar para a OASE, mas dentro das marcas que existem no mercado, acho que a melhor relação de preço/qualidade é mesmo a da Fluval. 

O FX6 tem mangueiras de quanto? Se for 19-25mm, existe um difusor da JBL (https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/jbldirect19), mas custa quase 50€. Podes sempre optar por um difusor convencional, dentro do aquário.

Já vi esse da JBL. Dizem que dá. Mas nessa loja que mostras-te está demasiado caro. Aqui no Porto numa loja fica por 33€. Eu pelo difusor que tenho paguei 26€. Vou aprofundar sobre este JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, RC Productions Flying Channel said:

Já vi esse da JBL. Dizem que dá. Mas nessa loja que mostras-te está demasiado caro. Aqui no Porto numa loja fica por 33€. Eu pelo difusor que tenho paguei 26€. Vou aprofundar sobre este JBL.

No Porto, em que loja!? Tens que partilhar essas informações... também moro cá em cima 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

No Porto, em que loja!? Tens que partilhar essas informações... também moro cá em cima 🙂 .

Paulo Vieira e na Proaquarium.

https://www.proaquarium.net/product-page/jbl-proflora-direct-19-25

https://paulovieiraaquarios.com/produto/jbl-proflora-direct-19-25/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, RC Productions Flying Channel said:

São as duas lojas que frequento 🙂 . Eu gosto muito da Soluções Aquáticas pelo atendimento, mas se souberes exactamente o que queres, essas duas que apontaste são muito boas em termos de preços. Pena que não vendam a marca de fertilizantes que eu uso... rendi-me à Masterline depois de uma conversa com o pessoal da Soluções Aquáticas e não quero voltar atrás.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou aqui com uma duvida final. Amanhã vou buscar o FX6. A minha questão, vou colocar as mídias que tenho no filtro atual dentro do FX6. Se eu misturar mídias novas às antigas neste novo filtro tem problema? Posso perder as bactérias já criadas nas antigas? Posso misturar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Alvaro Silva disse:

Sim podes misturar não há problema nelhum. 

 

Saudações

Ok. Vou colocar Matrix num compartimento, noutro os cilindros que tenho (não sei a marca que são) e no de baixo de tudo as Biohome Ultimate. Deve dar então. E obg pela info

Editado por RC Productions Flying Channel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais