Bateria para Neocaridinas


Recommended Posts

Bom dia caros companheiros deste maravilhoso hobby do aquarismo 😍

há um ano que tenho neocaridinas e o vicio apoderou-se de mim e quero montar uma bateria de 5 aquarios de com medidas mais ou menos 30x30x30cm.
Tenho algumas duvidas em relação a filtragem e termostato.

Neste topico procuro algumas dicas de como montar a bateria.
     Sistema de filtragem
            Uma opção talvez seja aqueles filtros com uma bomba de ar, os chamados filtros air pump, mas nao sei até que ponto é eficiente(o que acham?)
            A opção dos filtros air pump é vantajosa porque posso ter um unico compressor a alimentar os 5 aquarios (5 ou 10 W não consome nada) e nao tenho que ter um sistema de repor a agua e valvular (tipo autoclismo) para nenhum dos aquario sencher de mais.
             Desvantagem a agua nao sendo misturada tenho que usar um termostato para cada aquario.

       Aquecimento de agua

               É a coisa que mais consome energia no aquario e queria uma forma eficiente de aquecer, acham que a unica maneira é meter um termostado de 25w em cada aquario?
               Se tiver um sump consigo meter um termostato potente e aquecer agua para todos em simultaneo?

        Iluminação
               
Estou a pensar meter uma luminária comum aos 3 aquarios, vão ter tampa de vidro, tem alguma sugestão de marca e modelo?

          Aquarios
                 Já que estou numa de perguntar aqui vai mais uma questão, sabem de sitios com confiança que façam aquarios perto de aveiro ou que enviei para aveiro?


Desde já quero agradecer-vos muito a atenção
bjsss 😗

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rita, sei bem o que se passa contigo, também entrei no vício de ter mais um e mais outro e mais outro aquário por causa dos belos camarões! Ao ponto de a minha sala se ter tornado numa "loja de aquários" palavras da minha esposa que teve que me enfiar juízo na cabeça e reduzir drasticamente a presença de aquas em casa!

Filtragem: de longe o sistema mais económico e eficaz para aquários de camarões é os filtros de esponja! É o que usam os criadores nas suas baterias.  Mas não batem nunca a eficiência bacteriológica de uns filtros externos. O ideal era ter ambos, pensa nisso.

Aquecimento: o ideal era teres um ar condicionado no espaço que pretendes colocar a bateria. Tanto para manter o calor mínimo no inverno como para impedir altas temperaturas  no verão. Os neocaridinas aguentam bem água acima dos 18° (podem é não andar muito activos e crescerem mais devagar), já temperaturas acima dos 26° no verão podem ser letais. Solução mais em conta a curto prazo é usar os termóstatos de inverno e ventoinhas no verão. 

Iluminação: para este caso qq Iluminação serve. A não ser que pretendas usar plantas mais exigentes... os camarões não são grandes fãs de Iluminação forte.

Aquários: aqui não te posso ajudar, não sou dessa região 🤷‍♂️ eu apostava era em aquários mais rasos em altura,  para os camarões é mais importante ter área de solo que altura.  Mais vale teres 45x30x20 o que dá brutos 27 L (mesma litragem que os cubos de 30 cm ) por exemplo. Para os camarões é melhor ter mais área para "andar" 

O mais importante é a qualidade da água.  Se possível arranja um sistema de osmose para que uma tpa não deite tudo a perder.

Espero não te ter assustado! Força com isso, queremos ver fotos depois dos teus camarões!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.