Ajuda a montar um aquário


DiogoWixy

Recommended Posts

Boa tarde, comecei a pesquisar por aquários e ganhei um bichinho por este assunto. Decidi então que ia começar a montar o meu aquário. 

Comprei um aquário 62x36x36 e precisava de dicas para o resto dos componentes. Ainda não sei que peixes quero, mas sei que gostava de ter plantas também.

Estive a pensar no filtro EHEIM liberty 130, em relação a termóstato pelo que percebi um de 100W era suficiente mas ainda não percebi quais os melhores. Precisava de ajuda na escolha dos outros componentes e também algumas sugestões de produtos consumíveis que deva adquirir para começar o ciclo de azoto e testar os parâmetros do aquário.

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

Bem vindo ao hobby 🙂

Cabe-me desde já informar-te que é um hobby onde irás cultivar a tua paciência e aprender a nunca colocares a carroça à frente dos bois eheh

Pelo menos uma coisa já estás a fazer bem: Tomar decisões informadas!

 

Antes de mais, e para te conseguirmos ajudar da melhor forma diz-nos: Qual é o teu budget para esta brincadeira? Sem que provavelmente vais dizer-me "o mínimo possível" mas isso é vago e depende de cada carteira. Ninguém melhor que tu para conhecer a tua 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JoãogaFernandes disse:

Olá Diogo!

Bem vindo ao hobby 🙂

Cabe-me desde já informar-te que é um hobby onde irás cultivar a tua paciência e aprender a nunca colocares a carroça à frente dos bois eheh

Pelo menos uma coisa já estás a fazer bem: Tomar decisões informadas!

 

Antes de mais, e para te conseguirmos ajudar da melhor forma diz-nos: Qual é o teu budget para esta brincadeira? Sem que provavelmente vais dizer-me "o mínimo possível" mas isso é vago e depende de cada carteira. Ninguém melhor que tu para conhecer a tua 😄

Ainda não sei que budget tenho. Secalhar até 200 euros sem contar com o aquário pois já o tenho 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, DiogoWixy disse:

Ainda não sei que budget tenho. Secalhar até 200 euros sem contar com o aquário pois já o tenho 

Boa!

Em termos de espaço, tens muito? Ou seja, conseguias acomodar um filtro externo (sem ser os de mochila como mencionaste)?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DiogoWixy

Bem vindo ao Fórum.

Não penses ainda nos peixes,ainda tens muito caminho pela frente.

Porque não vais para um filtro extrior?  ficas melhor servido para agora,por exemplo um filtro Ecco pro Eheim 130, termostatos vê aqui,https://www.ecoarium.pt/pt/360-aquecedores-internos ,este da Eheim são bons e duraveis,para plantas vê aqui  https://tropica.com/fr/plantes/ as plantas que tem a folha há frente verde claro são as plantas de baixa manutenção.

  Antes de comprares aguma coisa pergunta aqui se é boa compra,e se val a pena comprares.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, JoãogaFernandes disse:

Boa!

Em termos de espaço, tens muito? Ou seja, conseguias acomodar um filtro externo (sem ser os de mochila como mencionaste)?

Boas não tenho espaço para um externo, sei que são os melhores mas o espaço é limitativo, quem sabe no futuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos filtros já vi: Filtro AquaNova NF-600 https://basalto.net/c/produtos/aquarios-e-equipamentos/filtros/filtros-de-mochila

EHEIM liberty 130 https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1358&controller=product

Tidal 75 tive a ver mas é um preço muito superior aos outros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoãogaFernandes disse:

Sendo assim recomendo o Tidal.

O preço é superior mas também compensa. não só pela qualidade mas também pelo skimmer.

E em relação à iluminação? É o que me está a fazer mais confusão com os leds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo...

Eu vou discordar com o João... ninguém poem em questão a qualidade do Tidal mas para mim n se justifica dar quase o dobro do dinheiro.

Consegues o Eheim liberty 200 (maior capacidade que o 130) por metade do preço. É um filtro que tem um defeito, é feio.

Quanto a iluminação tens as twinstar ou as chihiros que tem várias gamas e vários preços, mas que para um plantado "normal" até as gamas de entrada servem perfeitamente.

Quanto ao termostato, vais bem servido com um de qualquer marca conhecida. Diferem no tamanho e formato. Quanto mais discreto geralmente mais caro. 

Esses 35 a 40€ de diferença servem para ajudar a uma calha de iluminação ou a comprar substrato.

exemplo:

EHEIM LIBERTY 200 | FILTROS DE CASCATA | FILTRAGEM | PEIXES | Pet4you

 

Vai dando noticias

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Viva Diogo...

Eu vou discordar com o João... ninguém poem em questão a qualidade do Tidal mas para mim n se justifica dar quase o dobro do dinheiro.

Consegues o Eheim liberty 200 (maior capacidade que o 130) por metade do preço. É um filtro que tem um defeito, é feio.

Quanto a iluminação tens as twinstar ou as chihiros que tem várias gamas e vários preços, mas que para um plantado "normal" até as gamas de entrada servem perfeitamente.

Quanto ao termostato, vais bem servido com um de qualquer marca conhecida. Diferem no tamanho e formato. Quanto mais discreto geralmente mais caro. 

Esses 35 a 40€ de diferença servem para ajudar a uma calha de iluminação ou a comprar substrato.

exemplo:

EHEIM LIBERTY 200 | FILTROS DE CASCATA | FILTRAGEM | PEIXES | Pet4you

 

Vai dando noticias

 

Boas, Obrigado pelo feedback.

Hoje vou andar pelas lojas, ver ambos os componentes ao vivo, ver tambem preços e tomar uma decisão. Para ver se hoje começo já a por o circuito a funcionar.

Em relação a produtos para ajudar na qualidade da água, vi o prime e o stability para ajudar a purificar a água, estou correto?

Que outros produtos aconselhariam para melhorar a qualidade e testar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa o prime como condicionador da água sempre que realizas uma TPA.

Fora isso irás necessitar de fertilizantes caso seja um plantado.

há montes de informação aqui no fórum...perde um tempinho por aqui e vais ver que te vai ajudar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Vasco Ferreira disse:

Usa o prime como condicionador da água sempre que realizas uma TPA.

Fora isso irás necessitar de fertilizantes caso seja um plantado.

há montes de informação aqui no fórum...perde um tempinho por aqui e vais ver que te vai ajudar.

Abraço

Muito obrigado vou pesquisar mais.

Comprei já EHEIM THERMOCONTROL ELETR.REG. e100W

Aproveitei uma promoção também e comprei um aqua nova 50 por 30 euros que dá para aquários até 190 litros e até 750l/h, agora para otimizar vou também adicionar esponja, cerâmica e carvao 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a foto de como ficou por enquanto o aquário, adicionei as seguintes plantas 1 Anubia, 1 echinorus,  1 musgo e outra que não me recordo o nome. Foram sugeridas pela senhora da loja que disse que eram de baixa manutenção. Como não tenho solo fértil aconselhou a usar umas cápsulas que coloquei no solo e 1 fertilizante para colocar na água

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

Quem dera a muitos montarem um aquário assim como primeiro aquário 🙂

Neste momento o que importa é gostares! Poderia dissertar sobre algumas alterações sobre mudanças no layout mas não o vou fazer, pelo menos para já 😄

No entanto dou-te algumas dicas:

1- Enche o aquário até a cima ou mais próximo do cimo.

2 - certifica-te que o rizoma da anubia não está enterrada mas sim agarrada ao tronco ou pedra.

Deduzo que já tenhas conhecimento sobre o ciclo de azoto, certo?

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoãogaFernandes disse:

Olá Diogo!

Quem dera a muitos montarem um aquário assim como primeiro aquário 🙂

Neste momento o que importa é gostares! Poderia dissertar sobre algumas alterações sobre mudanças no layout mas não o vou fazer, pelo menos para já 😄

No entanto dou-te algumas dicas:

1- Enche o aquário até a cima ou mais próximo do cimo.

2 - certifica-te que o rizoma da anubia não está enterrada mas sim agarrada ao tronco ou pedra.

Deduzo que já tenhas conhecimento sobre o ciclo de azoto, certo?

 

Boa noite, aceito opiniões para melhorar o layout

algumas plantas foram coladas ao tronco pela senhora da loja. 

Sim estou a fazer o ciclo do azoto também com a ajuda do stabily 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Um conselho, não saltes etapas no ciclo ,pois se o fizeres lá mais há frente vais pagar a fatura,e olha que muitas das vezes é alta.

Aqui neste hobby a preça não dá,ter calma ai sim é o melhor remédio,a isto se chama prevenir,para depois não andar a remediar,deixar a natureza fazer as coisa dentro do tempo dela,que não é bem o nosso,nós queremos tudo para onte,a natureza não trabalha a sim.

 Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Diogo

Um conselho, não saltes etapas no ciclo ,pois se o fizeres lá mais há frente vais pagar a fatura,e olha que muitas das vezes é alta.

Aqui neste hobby a preça não dá,ter calma ai sim é o melhor remédio,a isto se chama prevenir,para depois não andar a remediar,deixar a natureza fazer as coisa dentro do tempo dela,que não é bem o nosso,nós queremos tudo para onte,a natureza não trabalha a sim.

 Saudações

Boa noite Álvaro, Quando fala em saltar a etapa do ciclo ao que se refere neste caso. 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por exemplo,há vou por este produto ,e depois aquele,e em duas semanas estou a colocar peixes,isto quando um cico do azoto leva em media 30 dias e ás vezes mais.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Alvaro Silva disse:

É por exemplo,há vou por este produto ,e depois aquele,e em duas semanas estou a colocar peixes,isto quando um cico do azoto leva em media 30 dias e ás vezes mais.

 

Saudaçõe

Boas Alvaro!

Vou fazer o ciclo do azoto direitinho! Só considero meter os peixes quando tiver os parâmetros todos zerados 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.