Primeiro Aquário


Recommended Posts

Boas pessoal, 

Iniciei-me em Janeiro deste ano no mundo da aquariofilia, montando um aquario de 50x25x28 herdado de um tio meu.

Neste momento tenho um filtro de cascata com capacidade de 600L/H, no entanto acabei por desistir das esponjas que trazia no interior e adicionei umas ceramicas no fundo, seguido de carvao ativo e no topo a lã. 

Tem uma lampada Led ligada cerca de 8h/dia. O fundo é todo feito com jbl manado, pois na altura pensei que fosse um substrato fertil, no entanto com as pesquisas percebi que não era, mas visto as plantas serem de fácil manuntenção achei melhor não mexer.

Tenho 9 Guppys + alevinos, 6 Neon, 6 Tetra ember. A equipa de limpeza é constituída por 5 Corydoras, 3 Cobras Khuli, cerca de 10 Camarões + crias, 2 Planorbis + crias e 1 Limpa vidros chinês.

Não costumo efetuar TPA's , apenas faço reposições de água.
 
large.1688558735112.jpg                      3 Meses
large.1688558735092.jpg                         6 Meses
 
Agora estou com a ideia de avançar para outro patamar, e gostava de adquirir um aquário superior ou igual a 80cm, mas para isso também preciso de um móvel adequado para aguentar o peso.
Alguma sugestão de aquário + móvel e todos os acessórios (termostato, filtro e iluminação) em que não ultrapasse os 300€ ?
 
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado, o aquário. Parece-me limpo e com muito bom aspecto.

Passar para um aquário de 80cm ou mais, como dizes, acarreta outro tipo de custos, que são substancialmente maiores do que aqueles a que estás habituado. E se até o móvel tens que comprar, acho que os 300€ não serão suficientes... a não ser que encontres um bom negócio no mercado de usados. Na altura em que quis avançar para uma coisa mais a sério(https://www.aquariofilia.net/forum/topic/263221-já-é-um-sr-iwagumi/), o que fiz foi definir muito bem o sitio onde queria chegar e depois comecei a juntar, mês após mês, as "peças" todas que ia precisar. Demorei um ano, e acabei por ser eu a construir o meu móvel (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/263055-móvel-90x40x90/). Aconselho-te a fazer a mesma coisa... o segredo deste hobby está na paciência 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JoseCarlosMarques muito obrigado pelo feedback. O único problema que tenho tido neste aquário é com algas filamentosas no musgo de Java, tenho tirado bastantes todas as semanas, já cheguei a desligar a luz durante 2 dias mas pareceu-me que elas se desenvolveram ainda mais. Já pesquisei e vou experimentar meter carbono líquido e ver se faz algum resultado. Tenho também uma propagação enorme de caracóis, mas sinceramente é uma coisa que não me incomoda visto que desde que apareceram que o verdete que me aparecia diariamente nos riscos dos vidros deste aquário usado desapareceu completamente.

Tenho procurado por móveis e até aquários usados, no entanto o maior problema é mesmo o transporte, além dos preços relativamente elevados, visto que ainda teria que adquirir todos os acessórios e também tudo para fazer um novo layout e isso parece-me que vou ultrapassar bem o valor que tinha estipulado.🧐

Neste aquário que já tenho, mesmo sem ter qualquer custo no próprio aquário e no móvel tenho noção que já ultrapassei e bem os 100€… por isso também tenho noção que vai ser praticamente impossível dar um upgrade tão grande e conseguir manter os 300€ que tinha estipulado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem,só quero-te dizer que devias de tirar o carvão activo do filtro,não esta lá a fazer nada,e colocava mais serâmicas, e que devias fazer pelo menos uma TPA semanal,não leva muito tempo e ajuda as plantas e os peixes a viverem um pouco melhor.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, pxowannabe95 said:

@JoseCarlosMarques muito obrigado pelo feedback. O único problema que tenho tido neste aquário é com algas filamentosas no musgo de Java, tenho tirado bastantes todas as semanas, já cheguei a desligar a luz durante 2 dias mas pareceu-me que elas se desenvolveram ainda mais. Já pesquisei e vou experimentar meter carbono líquido e ver se faz algum resultado. Tenho também uma propagação enorme de caracóis, mas sinceramente é uma coisa que não me incomoda visto que desde que apareceram que o verdete que me aparecia diariamente nos riscos dos vidros deste aquário usado desapareceu completamente.

Sim, o carbono liquido ajuda bastante contra a maior parte das algas. Eu uso diariamente no meu, quase desde a minha entrada no hobby. Não dispenso. Comecei por usar o Seachem Excel e entretanto mudei para o da Masterline. Existem outras marcas no mercado, que também já experimentei, mas não se comparam com essas duas. Outra coisa que podes equacionar é colocar alguns camarões no teu aquário. Os Amano são os que fazem o melhor trabalho, mas são também os mais caros e não se reproduzem (no meu caso, é uma vantagem, porque assim controlas a população que queres ter). Os caracóis de que falas devem ser aqueles pequenitos, que podem entrar no aquário com as plantas que compramos, com o hardscape, ou até com os peixes (já vi casos de peixes que comem ovos de caracóis e depois os expelem dentro da "nova casa"). Uma vez dentro do aquário - e falo por experiência própria, são muito difíceis de extinguir. Mas deves controla-los. No tópico do meu aquário, que coloquei o link em cima, tens lá uma série de medidas que tomei para controlar os meus... a principal de todas é controlar a comida que dás aos peixes - comida em demasia e é quase certo que vais ter um boom de caracóis. Não é grave, como dizes... ajudam bastante na limpeza. Só pode ser inestético.

15 hours ago, pxowannabe95 said:

Tenho procurado por móveis e até aquários usados, no entanto o maior problema é mesmo o transporte, além dos preços relativamente elevados, visto que ainda teria que adquirir todos os acessórios e também tudo para fazer um novo layout e isso parece-me que vou ultrapassar bem o valor que tinha estipulado.🧐

Neste aquário que já tenho, mesmo sem ter qualquer custo no próprio aquário e no móvel tenho noção que já ultrapassei e bem os 100€… por isso também tenho noção que vai ser praticamente impossível dar um upgrade tão grande e conseguir manter os 300€ que tinha estipulado.

Um aquário mais simples desse tamanho que queres, onde até podes construir algumas coisas (se tiveres jeito para isso), como a calha, o móvel, etc., e onde podes comprar algumas coisas de marca branca, como termostatos, bombas de circulação..., a coisa pode ficar por um preço mais barato. Mas se quiseres uma coisa com mas qualidade e que dure mais tempo, eu diria que a brincadeira não ficará por menos de 1000€ (por baixo).

14 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas

Bem,só quero-te dizer que devias de tirar o carvão activo do filtro,não esta lá a fazer nada,e colocava mais serâmicas, e que devias fazer pelo menos uma TPA semanal,não leva muito tempo e ajuda as plantas e os peixes a viverem um pouco melhor.

Saudações

Ia referir isso, mas esqueci-me. Eheh. A alternativa é usares Masterline Purity, por exemplo. Faz o mesmo efeito e dura muito mais tempo. Para além de poder ser reutilizado depois de limpo (há montes de vídeos no Youtube que te ensinam como o fazer).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida.

Assim que adquira um aquario maior como é que devo fazer a transição dos peixes para esse mesmo?

É que gostava de manter um layout parecido e aproveitar os troncos e as plantas que tenho neste mais pequeno. Posso aproveitar a mesma àgua e o mesmo filtro ou devo recomeçar de novo e adicionar as plantas e os troncos depois da ciclagem estar feita?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, pxowannabe95 said:

Tenho uma dúvida.

Assim que adquira um aquario maior como é que devo fazer a transição dos peixes para esse mesmo?

É que gostava de manter um layout parecido e aproveitar os troncos e as plantas que tenho neste mais pequeno. Posso aproveitar a mesma àgua e o mesmo filtro ou devo recomeçar de novo e adicionar as plantas e os troncos depois da ciclagem estar feita?

Podes colocar a decoração no novo, fazer a ciclagem, e depois colocar os peixes. Mantendo o aquário actual com o mesmo filtro, e tentando não mexer muito no substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para um aquário maior esse filtro de mochila que tens não vai dár,tens que pensar num filtro externo que te faça pelo menos seis fezes o caudal do aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.